Conjunto Complementar

Ir em baixo

Conjunto Complementar Empty Conjunto Complementar

Mensagem por PC Lopes em Qui 09 Jan 2014, 20:34

Parceiros, preciso de um empurrãozinho aqui para abrir minha mente. Não sei se o meu pensamento está errado ou houve um erro de digitação no livro.

Segue abaixo a minha duvida: 

Em um exercício do livro Fundamentos da Matemática Elementar Volume 1 é dito que Conjunto Complementar Gif. Ok. A minha duvida é que na definição de representação do complemento de um conjunto diz-se que Conjunto Complementar Gif.

Usando como exemplo conjuntos A={1, 2, 3, 4, 5} e B = {1, 2, 4, 6, 8} não consegui provar que a equivalência é verdadeira. Pois vejam bem. Se utilizarmos os conjuntos que propus Conjunto Complementar Gif={6, 8} -> A - {6, 8} = A. Isso não é equivalente a interseção de A e B. O conjunto interseção de A e B é 1, 2 e 4. Agora vejam bem se eu digo que Conjunto Complementar Gif a proposição Conjunto Complementar Gif vira verdadeira. Vejam só: Conjunto Complementar Gif = A-B={3, 5}. A - {3, 5} = {1, 2, 4}. {1, 2, 4} é o conjunto da interseção entre A e B. 


Parceiros, na minha opinião Conjunto Complementar Gif, mas não tenho certeza pois a definição do livro diz Conjunto Complementar Gif.


Afinal, qual é a representação correta?


Obrigado desde já, parceiros!                                                

PC Lopes
iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Conjunto Complementar Empty Re: Conjunto Complementar

Mensagem por PC Lopes em Sex 10 Jan 2014, 18:11

Pois bem, parceiros. Hoje, ainda em busca da solução para minha duvida fui procurar no livro didático da minha escola alguma coisa que me levasse a sanar a duvida. Pra minha surpresa descobri que o livro é de autoria do Iezzi com outros professores e lá sanei a minha duvida. 

Conjunto Complementar Gif. Ou seja, é o complementar do universo em relação ao conjunto B. Houve erro de digitação do livro e falha minha pois se tivesse usado outro exemplo veria que a minha ideia também estaria errada. Como o livro que achei na web é de edição desatualizada creio eu que na nova edição o erro já tenho sido corrigido.

Bem, acho que minha duvida foi sanada.

PC Lopes
iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum