PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abolicionismo

2 participantes

Ir para baixo

Abolicionismo Empty Abolicionismo

Mensagem por Vanessa Farias Ter 19 Nov 2013, 18:29

Escravos
Vende uma pessoa chegada há pouco do Norte bonitos e moços, entre elles notão-se um official de ouvires, uma bonita crioula, uma parda de 18 a 20 annos com habilidades, um preto padeiro e forneiro, um bonito pardo de 17 annos, optimo para pagem e mais pretos moleques na rua Alfandega n. 278.
O anúncio anterior, publicado num jornal do Rio de Janeiro, indica que os referidos escravos eram oriundos de uma província do Norte, classificação onde inseria o Ceará, que participou do comércio negreiro interprovincial, em virtude:
a) da promulgação da Lei do Ventre Livre, que proibia a permanência da mão de obra escrava nas atividades agrárias algodoeiras.
b) da qualificação dos escravos, garantida através da educação ministrada pela igreja e apoiada pelos abolicionistas locais.
c) do fracasso da campanha desenvolvida por Francisco Nascimento, o Dragão do Mar, contra o comércio de escravos.
d) da proibição do tráfico negreiro internacional e da ausência de atividade produtiva que dependesse sobretudo do trabalho escravo.
e) do declínio da Sociedade Cearense Libertadora, considerada prejudicial aos interesses do intenso tráfico negreiro existente.

Vanessa Farias
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 10/11/2013
Idade : 27
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Abolicionismo Empty Re: Abolicionismo

Mensagem por maico33LP Qua 20 Nov 2013, 20:33

Esta questão poderia ter um recorte histórico, para poder melhor fundamentar a resposta. Mas a letra a) e b) já são eliminadas, pois a lei do ventre livre não está definida corretamente, e os escravos não tinham mão de obra qualificada pela igreja. O dragão do mar foi um dos mártires contra a escravidão se negando a fazer o transporte de navios negreiros, mas creio que este anúncio não decorre do fracasso nem dele nem da sociedade cearense libertadora. Portanto, creio que a resposta seja letra d). Se houvesse um recorte temporal, poderia afirmar com mais certeza. Espero estar certo Wink
maico33LP
maico33LP
Matador
Matador

Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos