PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leis piadas e trabalhador europeu

2 participantes

Ir para baixo

Leis piadas e trabalhador europeu Empty Leis piadas e trabalhador europeu

Mensagem por harrisonwow Qua 30 Out 2013, 01:14

a)Apresente uma razão para a escolha do trabalhador europeu(e não do asiático ou do nacional) no processo de substituição do escravo.
b)Explique o questionamento existente ao termo "abolicionista" para caracterizar leis como a do Ventre Livre ou dos Sexagenários.

harrisonwow
Jedi
Jedi

Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/05/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Leis piadas e trabalhador europeu Empty Re: Leis piadas e trabalhador europeu

Mensagem por maico33LP Dom 03 Nov 2013, 08:55

harrisonwow escreveu:a)Apresente uma razão para a escolha do trabalhador europeu(e não do asiático ou do nacional) no processo de substituição do escravo.
b)Explique o questionamento existente ao termo "abolicionista" para caracterizar leis como a do Ventre Livre ou dos Sexagenários.
a) O processo de imigração no Brasil se intensificou bastante no século XIX. Isso aconteceu em decorrência da expansão, principalmente, da cultura cafeeira. Portanto, era necessário mão de obra. Contudo, os escravos e os povos nacionais não possuíam mão de obra qualificada para realizar este tipo de trabalho. Foi exatamente neste sentido que o governo buscou prioritariamente imigrantes europeus para cá, para que possam realizar estes trabalhos, pois possuem mão de obra qualificada em detrimento dos aqui presentes. Sobre os povos asiáticos, este também vieram. Um exemplo são os Japoneses, com o Kasato Maru em 1908. Porém o de maior peso e relevância foram os imigrantes europeus.

b)As leis "abolicionistas", como a do Ventre Livre e Sexagenários, são praticamente leis-piadas, mesmo que demonstrem um relativo e brando processo de abertura contra a escravidão. Estas leis não libertavam de fato a maioria escrava, apenas limitava-se a casos raros e específicos, como por exemplo os filhos de escravas, por meio da lei ventre livre. Outros ainda nem se quer conseguiam a liberdade, haja visto que a vida média de um escravo não passava nunca de 60 anos de idade. Portanto eram apenas reformas na constituição para tentar aliviar os opositores ao sistema escravista, já que na realidade, estas mudanças não eram nem um pouco efetivas.
maico33LP
maico33LP
Matador
Matador

Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos