PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FEI) Pilha de Daniell

5 participantes

Ir para baixo

(FEI) Pilha de Daniell Empty (FEI) Pilha de Daniell

Mensagem por 88sude Sáb 19 Out 2013, 13:53

A vida de uma pilha, na qual as duas semi-reações são Znº/Zn²+ e Cu²+/Cuº, pode ser aumentada, usando-se:

a) um eletrodo maior de zinco
b) um eletrodo maior de cobre
c) uma solução de sulfato de cobre (II) concentrada
d) uma solução de sulfato de zinco diluída
e) uma ponte salina entre as soluções
gabarito :



Minha pergunta é a seguinte :  Na reação global temos  Zn(s) + CuSo4(aq) ↔ ZnSo4(aq) + Cu(s)
É facil entender o porque da alternativa C estar correta, já que de acordo com Le chatelier um aumento na concentração de um dos reagentes que participa efetivamente da reação desloca essa no sentido de consumir o mesmo, mas agora o que me deixa confuso é o porquê da alternativa A estar correta, apesar, aumentando a quantidade de Zinco no mesmo não irá deslocar o equilíbrio, pois este é sólido.


Obrigado a todos desde já !
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FEI) Pilha de Daniell Empty Re: (FEI) Pilha de Daniell

Mensagem por Matheus Bertolino Dom 20 Out 2013, 21:48

Não é uma questão de descolamento de equilíbrio, mas sim de duração da reação. Ao aumentar o eletrodo de zinco, aumenta-se a quantidade de zinco que pode ser oxidada para formar ZnSO4. Mesmo raciocínio ao aumentar a quantidade de CuSO4. Ou seja, as alternativas certas só estão aumentando a quantidade de reagente.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FEI) Pilha de Daniell Empty Re: (FEI) Pilha de Daniell

Mensagem por Almeida. Seg 19 maio 2014, 17:42

Desculpe retomar essa questão após tanto tempo, mas me restou uma dúvida. Entendi o porquê das alternativas A e C estarem corretas. Porém, seguindo o raciocínio de Matheus Bertolino, por que a D não poderia estar correta também? Afinal, aumentando a concentração de sulfato de zinco, mais cátions de zinco poderão passar para o outro lado..

grato desde já.

Almeida.
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/05/2014
Idade : 27
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FEI) Pilha de Daniell Empty Re: (FEI) Pilha de Daniell

Mensagem por mlabc Seg 24 Out 2016, 15:21

Almeida. escreveu:Desculpe retomar essa questão após tanto tempo, mas me restou uma dúvida. Entendi o porquê das alternativas A e C estarem corretas. Porém, seguindo o raciocínio de Matheus Bertolino, por que a D não poderia estar correta também? Afinal, aumentando a concentração de sulfato de zinco, mais cátions de zinco poderão passar para o outro lado..

grato desde já.
Amigo, hoje fiz essa questão e pra quem está vendo, se não estou enganado, deve reparar que:

Na reação Zn(s) + CuSo4(aq) ↔ ZnSo4(aq) + Cu(s

A reação inversa praticamente não ocorre, não é espontânea, pelo que achei no livro do Feltre

Logo, nos resta mecher nos reagentes (pelo meu entendimento)

Alguém me corrija se estiver enganado

mlabc
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/02/2015
Idade : 35
Localização : Maringá

Ir para o topo Ir para baixo

(FEI) Pilha de Daniell Empty Re: (FEI) Pilha de Daniell

Mensagem por matheus__borges Qua 11 Abr 2018, 01:00

Que estranho, e porque a letra e) está incorreta?
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FEI) Pilha de Daniell Empty Re: (FEI) Pilha de Daniell

Mensagem por matheus__borges Qua 11 Abr 2018, 15:21

É isso mesmo, sem a ponte há um acúmulo de íons zinco no lado do ânodo e uma maior concentração de íons sulfato no lado do cátodo, visto que o ferro reduziu. Assim se não houver a ponte salina ou uma parede de porcelana porosa, o excesso de íons impedi o funcionamento da pilha, pois os íons zinco atraí os elétrons e os íons sulfato o repelem logo a lâmpada cessa imediatamente!
Eu vi isso hoje no Tito e Canto, logo a ponte salina não aumenta a duração de vida pilha mas permite que a mesma pelo menos comece a funcionar!
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FEI) Pilha de Daniell Empty Re: (FEI) Pilha de Daniell

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos