PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Constante de equilíbrio

2 participantes

Ir para baixo

Constante de equilíbrio Empty Constante de equilíbrio

Mensagem por Valeska Rodrigues Qui 10 Out 2013, 15:06

(FUC-MT) No equilíbrio 2NOCl(g) ⇄ 2NO(g) + Cl2(g) o valor da constante Kc é 4,7 . 104 mol/L. 
Com o aumento da concentração de NO: 
a) o valor de Kc aumenta. 
b) o valor de Kc diminui. 
c) o equilíbrio se desloca para o sentido da formação dos produtos. 
d) não há deslocamento de equilíbrio. 
e) o valor de Kc não se altera. 


Gabarito E
Minha dúvida é a seguinte: Quando ocorre a perturbação do equilíbrio com a adição de NO, não há uma alteração da constante do equilíbrio por haver uma maior concentração de produto do que reagente? então o kc não deveria ficar maior? Eu entendo que o kc é uma constante e no equilíbrio ele vai ser esse valor dado, mas no enunciado não está querendo saber no momento da adição de NO? Alguém poderia me explicar?

Valeska Rodrigues
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 01/06/2012
Idade : 31
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Constante de equilíbrio Empty Re: Constante de equilíbrio

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qui 10 Out 2013, 16:33

Valeska, a constante de equilíbrio relaciona proporções.
Pelo princípio de Le Chatelier, se for imposta uma perturbação a um equilíbrio químico, o sistema vai se deslocar no sentido de contrariar essa perturbação, reestabelecendo o equilíbrio.
Nesse caso, temos um aumento na concentração dos produtos, o que aumenta o quociente da reação. Consequentemente, o equilíbrio produz mais reagentes, para fazer Q se igualar a K.

Resumindo: se há aumento na concentração de produtos, o equilíbrio produz mais reagentes até que a proporção entre eles volte a ser igual a Kc.
Concluindo, Kc não varia, porque o aumento de produtos leva a aumento de reagentes.


PS: A constante só varia na variação de temperatura.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos