Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Força de atrito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Força de atrito

Mensagem por JulianaGon em Sab Set 21 2013, 11:36

(AMAN) Um bloco de 1,0kg está sobre outro de 4,0kg que repousa sobre uma mesa lisa. Os coeficientes de atrito estático e cinemático entre os blocos valem 0,60 e 0,40. A força F aplicada ao bloco de 4,0kg é de 25N e a aceleração da gravidade no local é aproximadamente igual a 10 m/s2. A aceleração da gravidade é aproximadamente igual a 10 m/s2. A força de atrito que atua sobre o bloco de 4,0kg tem intensidade de:  

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
      a) 5,0N
      b) 4,0N
      c) 3,0N
      d) 2,0N
      e) 1,0N   
 O gabarito é a letra C, não consigo fazer o cálculo que corresponda a essa alternativa e gostaria de vê-lo detalhadamente.

JulianaGon
iniciante
iniciante

Re: Força de atrito

Mensagem por Euclides em Sab Set 21 2013, 15:35

A força de atrito estático que atua sobre o bloco apoiado no chão é

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

como essa força é maior que os 25N aplicados, não há movimento e, portanto é essa a força de atrito procurada. São 30 e não 3 N.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.

Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por harrisonwow em Sab Set 21 2013, 17:03

Euclides, como ficaria se tivesse que achar a força de atrito que atua no bloco de cima? e pq estaria errado essa resolução ? http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20101122145620AA9VKxi

harrisonwow
Jedi
Jedi

Mensagem por Euclides em Sab Set 21 2013, 17:34

Antes de mais nada, perdão. Quando eu resolvi a questão (lá em cima) eu considerei que havia atrito entre o chão e o bloco de baixo, mas  na verdade agora vejo que a superfície é lisa. Preciso refazer:

Se houver movimento duas coisas podem ocorrer:

1) os dois blocos se movem com a mesma aceleração sem movimento relativo, isto é, o de cima não escorrega sobre o de baixo. Neste caso o atrito estático entre os dois blocos é que arrasta o de cima

2) os blocos se movem com acelerações diferentes, há movimento relativo entre os blocos, isto é, o de cima agora escorrega para trás. Neste caso é o atrito cinético entre os blocos que arrasta o bloco de cima.

Essa é uma questão diferente e mais complicada. Para resolvê-la as prováveis forças de atrito no bloco de cima devem ser examinadas antecipadamente.

força de atrito estático máxima entre os blocos: FE=0,6 x 1 x 10 --> 6N

assim a aceleração máxima que o bloco de cima pode receber, sem deslizar, será de  6=1.a --> a=6m/s². O conjunto teria de receber uma força máxima de F=(1+4) x 6 --> 30N. A força aplicada é de 25N, dentro dessas condições, portanto, o que garante que não haverá deslizamento relativo. A aceleração é igual para ambos:

25=(1+4)a
a=5m/s²

logo, a força transmitida para o bloco de cima, que é a força de atrito entre ambos será: F=1 x 5 --> 5N, como na alternativa a)

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.

Euclides
Fundador
 Fundador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: