PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar Para o Ime

+3
Fernanda Brasil
denisrocha
Felipe Costa Silva Leite
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Estudar Para o Ime

Mensagem por Felipe Costa Silva Leite Qui 12 Set 2013, 20:16

Olá Galera !


Estou preocupado irei prestar o vestibular do IME no próximo dia 15/10/2013, e estarei estudando em dobro após ter feito a prova para me preparar para o próximo ano, então se puderem me ajudar no que estudar se existe algum cursinho pé militar aqui em são paulo eu gostaria muito mesmo de poder estar entrando no IME então quem poder me ajudar terá minha gratidão eterna

Felipe Costa Silva Leite
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 27
Localização : Itapevi-Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por denisrocha Qui 12 Set 2013, 21:35

Voce já terminou o ensino médio ou ainda tá nele?

Bom, eu estudo pro ITA e não pro IME, mas vou dizer o que fiz no meu embasamento. O embasamento pra ambos vestibulares (IME e ITA) é praticamente o mesmo.

Comecei a estudar no meio do ano passado. Comecei zerado, sem saber direito o que era seno/cosseno... No máximo um pitágoras e bháskara hahah. Era muito curioso ver as questões do ITA e do IME e nem conseguir ler o que elas pediam ;p...
Decidi então começar a estudar pra tentar resolver algumas questões. Comecei pesquisando sobre "com o que estudar" e "como estudar". Isso foi fundamental pra eu conseguir engrenar nos estudos e não precisar parar tão cedo pra saber com o que continuar estudando. Desde antes de começar a estudar eu já havia planejado estudar sequencias de livros que me trouxessem uma bagagem suficiente pro vestibular do ITA. Vou citar os livros que usei, cronologicamente.

Em química, comecei pela coleção do Ricardo Feltre. Comprei a 4ª edição (o volume 1 é amarelo com um esportista na capa, o volume 2 é verde com uma menina na capa e o volume 3 é azul com um olho e uma lente na capa) e acredito que ela seja a melhor já produzida dessa coleção. Digo isso por que eu tinha visto algumas páginas de edições novas e vi que o autor omitiu alguns tópicos e reduziu teoria. Minha dica (haters gonna hate) é que não compre outra edição além da 4ª.
Após terminar o volume 1 e 2, comecei o 3 e parei após ter feito uns 80% do livro. Achei incrivelmente ruim esse volume 3, então decidi comprar o Completamente Química - Química Orgânica, da Martha Reis (é um livro marrom com algumas balinhas coloridas na capa). É um dos meus livros preferidos de química, muito agradável de se ler. Fiz todos exercícios desses 4 livros (todos, sem pular por não gostar da matéria ou não ter entendido a teoria). Acredito q isso seja fundamental.

Depois desses livros eu comecei meu aprofundamento lendo o Princípios de Química do Atkins. É um livro maravilhoso, com formalismo e rigor matemático muito legal, e é sem dúvidas meu livro preferido dessa matéria. Mas minha dica é q NÃO compre ele pra começar, pq não vai aproveitar tanto quanto poderia se já tivesse uma bagagem anterior das matérias de química. Só li a parte teórica desse livro e fiz alguns exercícios de alguns capítulos.
Depois do Atkins eu fiz li a teoria dos dois volumes do Brady e Humiston. É uma coleção com uma das melhores didáticas q eu vi em livros de química, por que os autores tratam os assuntos sem tanto formalismo e com uma linguagem mais informal. Refinei bastante alguns tópicos com esses dois volumes.
Por fim, fiz o Treinamento em Química do Nelson Santos e uns 50% do Problemas de Físico-Química, do mesmo autor. Não tive saco pra continuar o segundo livro, pq achei as questões (na sua maioria) muito simples e sem organização no grau de dificuldade. Acredito que eu tenha me arrependido de ter comprado esses dois livros, por que meu plano era ter eles como fonte de [questões + resoluções] e as resoluções são horríveis (muito simples e sem conteúdo). Acho q uma boa vasculhada pela net, pra formar listas de exercícios (ou mesmo encontrar algumas prontas) vale muito mais a pena e você ainda economiza um dinheirão.
Depois desses livrinhos ai em cima eu comecei o que faço atualmente: provas e simulados de química ;P

Em suma, siga uma sequencia de livros e não saia pulando exercícios e teoria. Em média eu levei 2~3 meses pra cada volume do Feltre e o da Martha Reis. Os outros eu não sei dizer.


Pra matemática eu comecei pelo volume 1 da coleção do Aref (Noções de Matemática). É uma coleção bem gradual. Fiz todos exercícios de cada livro (obviamente, sempre existem exceções, como por exemplo alguns que apresentam ambiguidade e má formatação no texto) e li toda a teoria, sem ficar de gracinha e pular partes, hehe. É a coleção que eu tenho aqui, de todos meus livros, que mais gosto. Acredito que não vale a pena usar a coleção do Fundamentos de Matemática Elementar (haters gonna hate again) se voce puder comprar essa coleção. Digo isso por que tenho a coleção do FME aqui acho a teoria deles um pouco menos agradável que a do Aref. Talvez seja por que me acostumei com o Aref, mas enfim...
Fiz o volume 1, 2, 3 e 4 e depois fui pra Geometria com os dois livrinhos do Morgado. Foram suficientes pra eu me sentir seguro e pular o volume 5 do Aref (é um livro q falam um pouco mal, até pq ele tem teoria reduzida e uma quantidade [muito] grande de exercícios fáceis). Não me arrependo de ter pulado ele. Depois desses dois livros de geometria eu voltei pro volume 6 do Aref e o fiz por completo, assim como o volume 7. O volume 8 eu li só algumas partes, já q é de Cálculo e isso não é tão importante pras provas do ITA.
Em seguida, peguei o livrinho de Combinatória do Morgado e fiz até praticamente a metade. Já tava bastante sugado, é um livro um pouco difícil pra quem tenta ir fazendo todos os exercícios sem pular, e então na hora q comecei a perceber q tinham alguns tópicos desnecessários nesse livro, decidi parar por lá e começar com outro. Esse outro foi o de Complexos/Polinômios do Caio Guimarães. É um livro muito bom, te prepara e te dá segurança nas questões de complexos. A parte de polinômios é legal também, mas a de complexos eu gosto mais. Não deixe de fazer esse livro.
Depois desses livros ai eu comecei a fazer as provas do ITA. Fiz só as de 1987 até as de 2000, por que as outras eu vou deixar pro final de novembro. Atualmente eu imprimi o livro do Sergio L. N. de questões do IME (livro publicado gratuitamente) e faço os exercícios de lá, com exceção dos de geometria, que são um pouco distantes da realidade das provas do ITA.

Em física, comecei pela coleção Tópicos de Física. São três volumes da edição de 1998 pra frente (o volume 1 é azul com um astronauta na capa, o volume 2 é vermelho com um deserto na capa e o volume 3 é verde, com uma cidade e uns raios na capa). Comecei pelo volume 1, fiz ele até finalizar a parte de lançamentos oblíquos e comecei o volume 1 da coleção Fundamentos de Mecânica, do Renato Brito. É meu livro preferido de mecânica, muito dahora. Não deixe de fazer ele, por que apesar de que no começo possa parecer um livro difícil, ele vai te ajudar bastante a continuar com uma maior segurança os outros livros de física que virão na tua sequência de estudo. Fiz todas as questões que não vinham com resolução e as outras eu apenas lia o modo do autor resolver elas. Não me arrependo, e aliás, é o que o autor recomenda.
Depois desse livro eu dei continuidade por onde tinha parado no tópicos de física e o fiz até o final, sempre fazendo todos os exercícios e na medida do necessário, recorrendo ao manual de resoluções (tem por ai no Google, basta procurar). Na sequência fiz o volume 2 e o volume 3 da coleção.
Após a coleção do tópicos de física, comecei o volume 2 da coleção Fundamentos de Mecânica do Renato Brito. É um livro meio fácil em comparação com o volume 1, mas esse acompanha teoria, que é bem didática e agradável. Sobre os exercícios desse volume, fiz de maneira análoga ao volume 1. Na sequência desse livro, comecei a refinar minha teoria lendo alguns outros livros (sem fazer os exercícios deles), que vou citar (por ordem) sem dar detalhes: Eletricidade - Física Clássica, Óptica Geométrica - Robortella, Eletricidade - Robortella, Termologia - Física Clássica e, por fim, Óptica - Física Clássica.

Atualmente eu faço listas de exercícios pra reforçar a prática na resolução de problemas. Daqui alguns dias vou começar as provas de física do IME ou do ITA (ainda não sei por qual das duas começas).



Dicas aleatórias: 
Faça todos os exercícios propostos em cada livro. Todos os exercícios que eu fiz dos livros de embasamento (em química, matemática e física) estão em alguns cadernos e bem organizados. Isso foi muito bom pra ter organização na hora de embasar.
Não subestime muito algumas matérias, achando que elas não vão cair ou que são muito fáceis... É bem chato travar no meio de uma prova por esquecer algum detalhe que poderia ter sido corrigido nisso.

Se puder, compre livros. Vi que voce tem interesse em fazer cursinho, então provavelmente deve dispor de algum dinheiro. Eu não aguentaria pagar cursinho, então fui comprando livros. Foram muito poucos que comprei novos (na verdade, acho que no máximo uns 6). Todos os outros eu comprei usados, mas em bom estado. Não suporto ler livro por pdf, apesar de ter lido o de Óptica Geométrica do Robortella. Fora que é bastante compromissante você comprar um livro pra estudar por ele (mais agradável ainda é poder ter ele a sua disposição sempre que precisar).

Enfim, fiz um bocado de livros e atualmente tô saturado disso. Só tenho tempo agora pra fazer listas de exercícios, e espero que meus próximos livros sejam só de Cálculo, física em um nível um pouco mais complexo. E a química que suma de mim, haha.


Última edição por denisrocha em Qui 12 Set 2013, 21:46, editado 1 vez(es)
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagens : 381
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 29
Localização : Piracicaba - SP

natanlopes_17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por denisrocha Qui 12 Set 2013, 21:36

E ah, estude serio mesmo. Vai ser muito agradável quando voce pegar exercícios desses dois vestibulares e sentir confiança na hora de fazer eles. Pode ter certeza disso Wink

Não ligue se houveram erros de digitação. O texto ficou grande e minha preguiça de formatar ficou maior ainda, hehe.
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagens : 381
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 29
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por Fernanda Brasil Qui 12 Set 2013, 21:53

Livros: Toda coleção do Elementar : IEZZI . ( Mat )
Física clássica ( 5 livros - edição antiga , o de dinâmica tem uma cachoeira na capa ) Calçada ou Tópicos da Física.
E o curso , o melhor do Brasil , Poliedro.
Depois é papirarrrrrr muito !!! Boa sorte Wink
Fernanda Brasil
Fernanda Brasil
Jedi
Jedi

Mensagens : 325
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por Fernanda Brasil Qui 12 Set 2013, 22:00

Nossa, Fera ! Você estuda muito ... rss eu fiz alguns livros mas daí eu volto e tenho dúvida na mesma questão que tive antes!
Quero ser chamada de Fera hehe ...pois quero EFOMM e o pessoal quando entra é chamado de Fera.
Vou usar seus conselhos também.
Tenho um amigo que tá no Ime,quando ele estudava guardava as dúvidas para fazer depois mas nunca olhava a resolução, coisa que eu faço ... não é a toa que posto várias questões no fórum porém antes eu tento resolvê-las por bastante tempo, quando demora muito ai eu pulo e posto aqui !

Bons estudos !
Fernanda Brasil
Fernanda Brasil
Jedi
Jedi

Mensagens : 325
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por Rafasza Sáb 14 Set 2013, 16:03

denisrocha escreveu:E ah, estude serio mesmo. Vai ser muito agradável quando voce pegar exercícios desses dois vestibulares e sentir confiança na hora de fazer eles. Pode ter certeza disso Wink

Não ligue se houveram erros de digitação. O texto ficou grande e minha preguiça de formatar ficou maior ainda, hehe.
Cara que legal, li toda a sua "jornada" de estudo e fiquei impressionado. Como vc sente o seu progresso? Antes de começar vc falou que não "sabia" nem seno e coseno rsrs. Era um aluno de estudar? Ainda q não fosse tinha facilidade? Ou vc acha que progrediu simplesmente por dedicação e vê agora um nível bem diferente de antes? vlw ae.
Rafasza
Rafasza
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/09/2013
Idade : 31
Localização : Florianopolis, SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por denisrocha Sáb 14 Set 2013, 19:54

Rafasza escreveu:Cara que legal, li toda a sua "jornada" de estudo e fiquei impressionado. Como vc sente o seu progresso? Antes de começar vc falou que não "sabia" nem seno e coseno rsrs. Era um aluno de estudar? Ainda q não fosse tinha facilidade? Ou vc acha que progrediu simplesmente por dedicação e vê agora um nível bem diferente de antes? vlw ae.
Opa, valeu. Na escola eu nunca fui de notas boas. Minha única exceção com notas boas foi na parte de exatas no 3º ano do EM, mas acho que isso não me descreveria muito. Nessa época, a arte era mais "decorar por uns dias", hahah. E nunca abri um livro (na verdade, li umas 3 páginas de um livro de matemática no meu 3º ano, mas as trassas foram mais rápidas) até o término do meu ensino médio, então a bagagem realmente era nula ;P

De fato não sou um privilegiado com a facilidade em exatas, mas nem ligo. Pra aprender a gente tem q estudar, então eu estudo, haha.

O ruim de ser auto-didata é que realmente voce tem que se virar. É uma desvantagem muito grande com o pessoal q pode fazer cursinho... Se eu pudesse pagar um cursinho, nem de longe eu ficaria no estudo solo. Mas tem o lado bom de, na parte teórica, voce ter a opção de ler quinhentas vezes o mesmo tópico, coisa que provavelmente não há numa aula oral.

A dedicação - em qualquer lugar voce vai ler isso, hehe - é fundamental. Acho q dei sorte grande nisso, por que não tenho e nem tive vontade de desistir, realmente gosto de estudar (não estudo só por que é isso que me colocará numa universidade) e, por fim, por que sempre tive a paciência de não querer já começar fazendo provas do ITA e exercícios difíceis (o que acaba traindo quem estuda pros vestibulares militares). Sempre procurei formalizar minha teoria primeiro e só depois começar de vez o caminho de espinho. Se esse ano eu não der conta do ITA, espero que algum cursinho me "adote", por que não vou poder continuar o estudo em casa (infelizmente minha mãe ainda não bota fé que eu realmente estudo e quero isso, hahah).
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagens : 381
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 29
Localização : Piracicaba - SP

O Menos Capaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por ramonss Sáb 14 Set 2013, 20:34

Boa sorte/prova esse ano denisrocha!
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por denisrocha Sáb 14 Set 2013, 22:26

Brigadão ramonss Smile
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagens : 381
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 29
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por spawnftw Dom 15 Set 2013, 16:20

boa sorte denis, você merece! sua história é meio parecida com a minha em questões familiar (depender da minha mãe eu já estaria trabalhando e só estudando para concluir o EM auahu)
spawnftw
spawnftw
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 799
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 27
Localização : Campinas, São Paulo

natanlopes_17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar Para o Ime Empty Re: Estudar Para o Ime

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos