PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa

2 participantes

Ir para baixo

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa Empty +1 de Eletrolise: experimento carga/massa

Mensagem por diego.g256 Dom 25 Ago 2013, 17:07

Olá pessoal, tudo bem? Desculpem ficar postando tantas duvidas, mas realmente preciso de ajuda =/

Estou com este problema aqui:

 Calcule a relação carga/massa do íon Ag+  e compare-a com a do elétron. Explique como o valor da  relação carga/massa do íon Ag+  poderia ser determinado por meio de um experimento de eletrólise 
(incluindo aparelhagem utilizada, procedimento experimental e grandezas a serem medidas) 

Consegui chegar na resposta, que deu:
8,9*10^5 coulombs por kilo... sei que ela ta certa por causa do gabarito, mas..... a segunda parte da questão ta me tirando do serio... Não tenho a minima ideia de como explicar isso teoricamente, e descrever o experimento....


Me ajudem por favor?

diego.g256
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 33
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa Empty Re: +1 de Eletrolise: experimento carga/massa

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 25 Ago 2013, 20:34

Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa Empty Re: +1 de Eletrolise: experimento carga/massa

Mensagem por diego.g256 Dom 25 Ago 2013, 20:59

Matheus Fillipe escreveu:Use um espectrômetro de massa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrometria_de_massa

Colega, desculpe, mas não entendi... O que o espectrometro de massa tem haver com a Eletrolise?
Desculpe se a pergunta for meio idiota, mas é que nao entendi mesmo =/

diego.g256
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 33
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa Empty Re: +1 de Eletrolise: experimento carga/massa

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 25 Ago 2013, 21:36

Aaa, desculpe, minha resposta que foi idiota, não tinha visto aquela eletrólise ali... Acho que neste caso então você poderia usar a constante de Faraday e verificar a precipitação de massa e agregação nos eletrodos. Faça uma eletrólise em solução aquosa(convencional) usando um eletrodo outro conveniente e íons Ag+ em solução aquosa (AgNO3 por exemplo). Sabendo a amperagem do circuito e o tempo ligado e a cte de Faraday você pode determinar a formação de prata no catodo. A variação de peso do do catodo é a massa que pode ser calculada com o tempo na eletrólise. Entendeu?
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa Empty Re: +1 de Eletrolise: experimento carga/massa

Mensagem por diego.g256 Dom 25 Ago 2013, 22:10

Matheus Fillipe escreveu:Aaa, desculpe, minha resposta que foi idiota, não tinha visto aquela eletrólise ali... Acho que neste caso então você poderia usar a constante de Faraday e verificar a precipitação de massa e agregação nos eletrodos. Faça uma eletrólise em solução aquosa(convencional) usando um eletrodo outro conveniente e íons Ag+ em solução aquosa (AgNO3 por exemplo). Sabendo a amperagem do circuito e o tempo ligado e a cte de Faraday você pode determinar a formação de prata no catodo. A variação de peso do do catodo é a massa que pode ser calculada com o tempo na eletrólise. Entendeu?
Amigo, agradeço imensamente sua boa vontade, e se não for lhe abusar a paciencia, poderia me explicar:

Como funcionaria a estequiometria neste caso?

eu relaciono o que, com o que?

especificamente essa parte aqui: 

Sabendo a amperagem do circuito e o tempo ligado e a cte de Faraday você pode determinar a formação de prata no catodo. 



Mais uma vez, eu agradeço imensamente a ajuda, e peço desculpas pelo gasto de tempo =/
Mas é que estou tentando entender isso desde cedo, e nao consigo...
Se puder dar um exemplo com a equação em uso, ficaria muito grato.

diego.g256
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 33
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa Empty Re: +1 de Eletrolise: experimento carga/massa

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 25 Ago 2013, 22:17

Cara você precisa de conteúdo. Se você entender inglês tem esse ótimo texto extremamente recomendado por mim: http://www.palgrave.com/foundations/lewis/students/appendices/07lewisappendix.pdf
Agora se não é a sua, veja isto:http://www.mundoeducacao.com/quimica/calculos-na-eletrolise.htm
http://www.profjoaoneto.com.br/fisicoq/eletroliseexc.htm
Vai tomar um pouco de tempo mais será melhor do que qualquer explicação que eu fizer aqui.
Espero ter sido útil.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

+1 de Eletrolise: experimento carga/massa Empty Re: +1 de Eletrolise: experimento carga/massa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos