Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

pH e conservantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

pH e conservantes

Mensagem por ViniciusAlmeida12 em Sex Ago 16 2013, 07:57

(UNESP) Para evitar o desenvolvimento de bactérias em alimentos, utiliza-se ácido benzoico como conservante. Sabe-se que:
i) Em solução aquosa, ocorre o equilíbrio:
ii) A ação bactericida é devida exclusivamente à forma não dissociada do ácido (BzH).
iii) Quando [BzH] = [Bz­], o pH da solução é 4,2. Com base nestas informações, e considerando os dados seguintes, Refrigerante: pH = 3,0 Picles: pH = 3,2 Leite: pH = 6,5 pode-se afirmar que é possível utilizar ácido benzoico como conservante do:
a) refrigerante, apenas.
b) leite, apenas.
c)refrigerante e picles, apenas.
d) refrigerante e leite, apenas.
e) picles e leite, apenas.
Não entendi essa questão de forma alguma, sei que o gabarito é letra C, mas porque?

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Re: pH e conservantes

Mensagem por vanessalv em Sex Ago 16 2013, 09:36

Se o pH é maior que 4,2, [BzH] < [Bz], pois o equilíbrio fica deslocado para a direita devido à "falta" de H+ em concentração suficiente pra igualar as duas concentrações, favorecendo a ionização do ácido, ou seja, o consumo da forma responsável pela ação conservante.

Se o pH é menor que 4,2 , há mais H+ que o necessário para igualar as duas concentrações e o equilíbrio fica deslocado para a esquerda, favorecendo a formação do ácido não-ionizado. [BzH] > [Bz]

vanessalv
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Re: pH e conservantes

Mensagem por mantra0000 em Ter Out 20 2015, 20:02

vanessalv escreveu:Se o pH é maior que 4,2, [BzH] < [Bz], pois o equilíbrio fica deslocado para a direita devido à "falta" de H+ em concentração suficiente pra igualar as duas concentrações, favorecendo a ionização do ácido, ou seja, o consumo da forma responsável pela ação conservante.

Se o pH é menor que 4,2 , há mais H+ que o necessário para igualar as duas concentrações e o equilíbrio fica deslocado para a esquerda, favorecendo a formação do ácido não-ionizado. [BzH] > [Bz]

Vanessa, eu não entendi, ele não disse que quando o PH fosse 4,2 o sistema taria em equilibrio, só falou q era um estado qualquer.

Você poderia tentar me explicar de outra maneira, por favor?  pale

Para mim qualquer acido com ph menor que 7 deslocaria o equilibrio para esquerda

mantra0000
iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: