PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

pilha

2 participantes

Ir para baixo

pilha Empty pilha

Mensagem por thiago ro Seg 12 Ago 2013, 17:48

95) Duas barras de ferro, uma revestida com uma camada de zinco, e a outra, com uma camada de estanho, são riscadas e colocadas ao relento. Em relação à corrosão a que as barras de ferro estão sujeitas, é CORRETO afirmar que os potenciais padrão de redução do Zn, Sn e Fe são, respectivamente , – 0,76V, – 0,14V e – 0,44V.
a) o zinco age sobre a barra de ferro riscada, impedindo que a corrosão, uma vez iniciada, continue.
b) o zinco só age como inibidor de corrosão, se a barra de ferro não for riscada.
c) o estanho é um redutor mais eficiente que o zinco, razão pela qual a barra de ferro riscada revestida com estanho não se oxida.
d) é de se esperar que a corrosão, uma vez iniciada, continue, independentemente de o revestimento ser de zinco ou estanho.
e) em ambiente marinho, na presença da água do mar, a corrosão da barra de ferro é inibida pela ação química dos cloretos.
 

thiago ro
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 27
Localização : luís correia

Ir para o topo Ir para baixo

pilha Empty Re: pilha

Mensagem por gabrielferreira95 Seg 12 Ago 2013, 19:26

Alternativa correta é A) ... Isso porque: o metal que pode proteger o FERRO de uma corrosão será aquele metal que "prefira" oxidar em vez de reduzir-se... 

Explicação: 
A corrosão nada mais é que a oxidação do ferro, pois ele se combina com o oxigênio que é bem mais eletronegativo que ele e, assim, o Fe perde elétrons. Perdendo elétrons o Fe deixa a forma metálica... Para tornar à forma metálica o Ferro deve se reduzir, mas para isso "alguém" precisa oxidar... No caso, o ZINCO pode se oxidar mais facilmente que o FERRO, já que o potencial de redução do zinco (-0,76 V) é menor que o do ferro (-0,44 V)... O Estanho, por outro lado, não seria um bom protetor para o ferro, pois seu potencial de redução (-0,14 V) é maior que o do Ferro (-0,44 V) e nesse caso, o FERRO não iria se regenerar..

gabrielferreira95
Padawan
Padawan

Mensagens : 62
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 28
Localização : Sta Cruz do Rio Pardo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos