PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

2 participantes

Ir para baixo

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ? Empty Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

Mensagem por lorramrj Qui 08 Ago 2013, 03:38

Quero cursa engenharia da computação Smile


Eu estava, na dúvida sobre cursa na UFRJ, PUC ou IME no RJ..

Mas depois que pesquisei, cheguei a conclusão que o melhor curso de eng. da computação é na UNICAMP.

Também têm a USP e o ITA, mas, neste curso pelo que pesquisei UNICAMP ainda ganha, o parte de Engenharia Elétrica, ela também é a melhor !

Enfim, eu também iria começar a iniciação científica em matemática em paralelo com a engenharia, pois ganhei algumas medalhas em olimpíadas nacionais.

Mas enfim, não sou de família rica, não iria ter condição de trabalhar, pois o curso é integral, seria loucura, fica 5 anos estudando, sem muitas condições financeiras ?

Obrigado pela atenção Smile
lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ? Empty Re: Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

Mensagem por Convidado Qui 08 Ago 2013, 03:46

Sem dinheiro a vida fica muito difícil e pode sacrificar a família... a decisão é obviamente sua, mas será que a diferença entre UNICAMPO e UFRJ é assim tão definitiva?

Lembre-se que o aluno pode ser 80%, 90% do resultado de uma escola.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ? Empty Re: Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

Mensagem por lorramrj Qui 08 Ago 2013, 04:00

Olá Lionel P., obrigado pela atenção!

Na verdade, eu iria ter uma ajuda financeira, mas essa ajuda seria muito limitada, somente para necessidades, como alimentação, higiene e etc..

Bom, pelo que eu pesquisei o curso de eng. da computação da UFRJ é integrado com telecomunicações ou eletrônica, já o da UNICAMP é elétrica ou ciências da computação integrado!

E pela, estrutura dizem que UNICAMP é a melhor, isso me deixou em uma dúvida imensa!!!
Eu sei que o aluno que faz a escola, mas se escola for boa e o aluno empenhado, o ganho se "multiplica".

Enfim, acho que vou dar uma "doidão" e partir para UNICAMP mesmo rss'.
lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ? Empty Re: Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

Mensagem por Matheus Bertolino Qui 08 Ago 2013, 17:08

Concordo com o Lionel, a diferença não vai ser tão definitiva, comparar top com top não rola...
no final, o mercado de trabalho vai procurar os melhores somente nessas, então não vai fazer tanta diferença onde você se formou a menos que você queira algo mais específico que apenas alguma(s) dessas universidades te ofereça. Estando numa dessas, o que conta é sua dedicação dentro da faculdade pra poder ir além, pois todas vão ter um ponto mais forte o outro mais fraco, mas que no geral se equilibram.

Vou te falar de alguns pontos que já ouvi sobre os cursos:
A Unicamp tem excelentes professores e ótima infraestrutura, oferece duas especializações (Sistemas de Computação(AA) e Processos Industriais(AB)), dizem que pra quem quer algo na área da AA a Unicamp é a melhor, mas que pra outras áreas a USP é tão boa quanto, senão melhor. A USP oferece várias especializações e tem a vantagem de você poder trocar de curso no segundo ano, dependendo do campus. Telecomunicações é extremamente promissor no Brasil, então é bom que a UFRJ ofereça essa integração; pena que não é igual ao IME, que tem o próprio curso de Engenharia de Telecomunicações, que dizem ser um dos mais difíceis de se levar. Em todas elas dá pra conseguir intercâmbio e duplo diploma, o que eu acredito ser igualmente difícil estudando em qualquer uma delas.
Tanto na USP quanto na Unicamp, mas principalmente na Unicamp, as salas são muito lotadas nos 2 primeiros anos. ITA e IME possuem salas com poucos alunos, assim o contato com os professores é bem mais direto; não sei quanto à UFRJ. E apesar do nível de todos os alunos ser alto, enquanto a UFRJ seleciona pelo ENEM, ITA e IME selecionam os alunos por uma prova extremamente focada em exatas; logo, entrar num ITA/IME é se nivelar pelo que se tem de mais alto em exatas aqui no Brasil. Obviamente isso conta durante o curso, visto que apesar dos professores do ITA não serem tão elogiados como os da USP e da Unicamp, os alunos que saem de lá conseguem excelentes oportunidades de trabalho.
Enfim, é tanta variável que no fim das contas a melhor é aquela que te oferece um benefício extra, porque só pelos dados não dá pra fazer uma comparação e apontar qual é a melhor.

Eu quero ITA porque acho vantajoso poder estudar só exatas e porque o custo de vida seria baixo visto que eles oferecem o alojamento. Mas acho que se morasse em SP ou no Rio a escolha poderia ser sim diferente. Tem que ver o que te convém.

PS: Uma coisa que um cara me disse uma vez também me influenciou a querer ITA: veja pra onde foram e/ou onde estão os alunos que se formaram na universidade que você deseja, pois de certo modo, é a universidade que está proporcionando a eles essas oportunidades que são muitas vezes únicas. Saiba analisar onde os que já passaram pela universidade estão e veja aonde você quer estar.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ? Empty Re: Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

Mensagem por lorramrj Sex 09 Ago 2013, 01:32

Obrigado Matheus pela resposta!

Bom eu vou fazer isso mesmo, vou pesquisar em ambas para ver qual vai me proporciona mais oportunidades.

É exatamente esse curso da Unicamp que eu mais estou almejando, o segmento AA, eles seguem bastante os padrões do MIT nessa divisão do curso!

Sobre empresas que oferecem oportunidades, tipo um "recrutamento" eu só vi a UNICAMP, talvez eu esteja desinformado demais, mas enfim, achei esse vídeo aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É um "recrutamento" da Microsoft lá dentro da Unicamp, para os cursos de TI.
Como eu disse sou desinformado, então não sei se na UFRJ e na USP, têm algo deste tipo, não só com a Microsoft, mas com outras empresas, como por exemplo: Oracle, Google, etc.

Sobre o ITA, eu sempre estudo ao nível de uma prova do ITA/IME, mas por ser militar não me atrai muito.. mas acho uma  put4 instituição.

Vou pesquisar bastante agora, muito obrigado pelas dicas Matheus!

Abraços.





lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ? Empty Re: Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

Mensagem por Matheus Bertolino Sex 09 Ago 2013, 15:12

=)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ? Empty Re: Vale a pena sair do RJ para UNICAMP ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos