PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou"

2 participantes

Ir para baixo

Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou" Empty Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou"

Mensagem por Rodrig0.o18 31/7/2013, 2:19 pm

Olá pessoal, Eu estava resolvendo algumas questões de trigonometria, e me deparei com a sequinte questão:
(VUNESP_SP) O conjunto solução de |cosx|<1/2,  para 0 < x < 2∏,  é definido por...
Daí haviam duas opções que me confundiram:

a)∏/3 < x < 2∏/3 e 4∏/3 < x < 5∏/3 

c)∏/3 < x < 2∏/3 ou 4∏/3 < x < 5∏/3


A única diferença está na conjunção usada. A resposta certa é a letra A, mas queria saber qual a a diferença de sentido que provoca quando se muda a conjunção. E também quando posso usar o "e" e o "ou" no conjunto solução da equação ou inequação.
Fiquei em dúvida sobre a seção que eu poderia abrir minha dúvida, então coloquei aqui em álgebra, pois trata-se mais de uma questão de como representar o conjunto solução.
Rodrig0.o18
Rodrig0.o18
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 12/07/2013
Idade : 27
Localização : Itaituba,Pará,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou" Empty Re: Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou"

Mensagem por Luck 1/8/2013, 3:20 pm

e = interseção , ou = união
|cosx| < 1/2
então -1/2 < cosx < 1/2 , essa região pertence a pi/3 < x < 2pi/3 ou 4pi/3 < x < 5pi/3 (verifique no círculo trigonométrico).

Se fosse pi/3 < x < 2pi/3 e 4pi/3 < x < 5pi/3 isso equivale a conjunto vazio (x nao pode estar nesses dois intervalos simultaneamente)
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou" Empty Re: Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou"

Mensagem por Rodrig0.o18 1/8/2013, 8:28 pm

Opa. Entendi Very Happy.
Brigadão ai!
Rodrig0.o18
Rodrig0.o18
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 12/07/2013
Idade : 27
Localização : Itaituba,Pará,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou" Empty Re: Conjunto Solução da (In)equação_"e" e "ou"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos