PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Castigo Físico

2 participantes

Ir para baixo

Tema: Castigo Físico Empty Tema: Castigo Físico

Mensagem por FernandoPP- Qui 25 Jul 2013, 21:18

TEMA:
O que você pensa da proibição à prática do castigo físico?

O projeto de lei que proíbe, no Brasil, o uso de qualquer forma de punição física como medida educativa segue uma tendência mundial. Essa é uma tentativa de defender os menores de idade das violências provocadas justamente pelos adultos que os deveriam proteger. Mas isso tem gerado muita discussão: o governo tem direito de intervir na forma como os pais educam os filhos? Isso não irá comprometer a autoridade dos pais e, consequentemente, a formação dessas crianças? A lei é a melhor forma de lidar com os casos de agressão familiar? O governo dispõe de recursos para vistoriar o cumprimento dessa lei? Com base nos textos de apoio e em outras informações de que você disponha, elabore uma dissertação defendendo um ponto de vista sobre o projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico.

REDAÇÃO:
 Uma prática questionada


Criar e educar filhos não é uma tarefa fácil, principalmente quando eles resolvem testar os limites de paciência dos adultos. Assim, grande parte dos pais ou educadores recorrem à tapas e beliscões para controlá-los. Com o novo projeto de lei que proíbe o castigo físico, muitos pais se sentem contrariados, pois não vêem nenhum mal nisso.

A famosa ''palmadinha'' é um meio eficiente e menos desgastante de ensinar à criança o que é certo ou errado. Exemplo disso é uma criança em uma loja. Ela não entende que não pode comprar tudo e vai esbravejar até que seus pais a punam. O castigo físico não é uma prática recente e é o melhor jeito de amansar crianças desobedientes.

A criança acaba aprendendo a obedecer pelo medo de sentir dor, de ver a mãe ou o pai se transformando em um carrasco. Formas alternativas de punição, como privar o pequeno de um passeio ou um brinquedo, ensinam a criança a refletir sobre seus atos e as consequências deles.

Diante do exposto, conclui-se que este novo projeto de lei é desnecessário, pois ele pretende acabar com formas de agressão exageradas, mas engloba qualquer tipo de castigo. O que deveria ser feito é a proibição de punições violentas, sem abolir a ''palmadinha educativa''.


(27 linhas)

Comentários? Smile 

 
FernandoPP-
FernandoPP-
Jedi
Jedi

Mensagens : 354
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 26
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Castigo Físico Empty Re: Tema: Castigo Físico

Mensagem por Euclides Qui 25 Jul 2013, 21:31

Pareceu-me que há uma certa ambiguidade aqui:
(1) A famosa ''palmadinha'' é um meio eficiente e menos desgastante de ensinar à criança o que é certo ou errado. Exemplo disso é uma criança em uma loja. Ela não entende que não pode comprar tudo e vai esbravejar até que seus pais a punam. O castigo físico não é uma prática recente e é o melhor jeito de amansar crianças desobedientes.

(2) A criança acaba aprendendo a obedecer pelo medo de sentir dor, de ver a mãe ou o pai se transformando em um carrasco.(3)  Formas alternativas de punição, como privar o pequeno de um passeio ou um brinquedo, ensinam a criança a refletir sobre seus atos e as consequências deles.
(1) entende-se: uma palmadinha não faz mal a ninguém e educa.
(2) entende-se: quem bate é um carrasco
(3) entende-se: formas alternativas são melhores

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Castigo Físico Empty Re: Tema: Castigo Físico

Mensagem por FernandoPP- Sex 26 Jul 2013, 12:14

Concordo mestre Euclides. :tiv:
FernandoPP-
FernandoPP-
Jedi
Jedi

Mensagens : 354
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 26
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Castigo Físico Empty Re: Tema: Castigo Físico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos