PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lei da segregação independente dos genes.

2 participantes

Ir para baixo

Lei da segregação independente dos genes. Empty Lei da segregação independente dos genes.

Mensagem por Daniel-sa12 Sáb 13 Jul - 11:32

Meu professor de biologia uma vez passou 4 formulas matemáticas que ajudam na hora do diagrama de punnet, para vc não perde tempo em alguns casos. 
 eu lembro que era simples todas potencias de base 2



24
... enfim ,não consigo acha aonde eu fiz as anotações para que serve o resultado desses números .. alguém tem lembra algo sobre isso ?sei que tinha  algumas coisa haver com o número de fenótipo, homozigose etc.. mas não lembro exatamente não.

Daniel-sa12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 29
Localização : Garanhuns

Ir para o topo Ir para baixo

Lei da segregação independente dos genes. Empty Re: Lei da segregação independente dos genes.

Mensagem por Trulio Sáb 13 Jul - 13:00

Isso é um macete para se descobrir o número de gametas distintos que um determinado genótipo pode formar,é feito dessa forma:
*2^n,onde n significa o número de pares de genes em heterozigose


-Por exemplo: AaBbCc  = 2^3 é igual a 8,assim com esse genótipo é possível formar os diferentes gametas: ABC/ABc/AbC/Abc/aBC/aBc/abC/abc


-Outro exemplo: WwDDTT = 2^1 é igual a 2,assim os diferentes gametas possíveis são : WDT/wDT


OBS: Descobrir o número de fenótipos diferentes segue a mesma ideia, 2^n !
Trulio
Trulio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 27
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Lei da segregação independente dos genes. Empty Re: Lei da segregação independente dos genes.

Mensagem por Daniel-sa12 Sáb 13 Jul - 13:46

valeu !

Daniel-sa12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 29
Localização : Garanhuns

Ir para o topo Ir para baixo

Lei da segregação independente dos genes. Empty Re: Lei da segregação independente dos genes.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos