PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soluções

2 participantes

Ir para baixo

Soluções Empty Soluções

Mensagem por eduarda77 Sáb 06 Jul 2013, 11:49

Uma amostra é preparada adicionando-se 80g de acetato de sódio em 100g de água a uma temperatura de 20ºC (situação 1). Esta mistura é, então, aquecida até 50ºC, obtendo-se a dissolução completa do sal (situação 2). A seguir, resfria-se a mistura, cuidadosamente sem agitação, até 20ºC (situação 3). Após acrescenta-se um pequeno cristal de acetato de sódio à mistura (situação 4). 
Dado: o coeficiente da solubilidade do acetato de sódio é de 46,5g/100g de H2O a 20ºC. 
As soluções obtidas nas situações 1, 2, 3, e 4 são: 
GABARITO: saturada, insaturada, supersaturada e saturada. 

Se alguém puder me explicar o raciocínio, agradeço, porque para mim 80g em 46,5 do coeficiente de solubilidade é SUPERSATURADA e quando há a dissolução completa, é SATURADA, resfriamento eu não sei, e a última diria que é saturada... Gostaria de saber como diferenciar uma da outra em questões como esta. Obrigada!

eduarda77
Iniciante

Mensagens : 46
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 29
Localização : Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Empty Re: Soluções

Mensagem por schow Sáb 06 Jul 2013, 14:31

I. Situação 1: 80 g de acetato de sódio em 100 g de água (20ºC) --> Solução saturada, conforme se pode concluir com a solubilidade dada desse sal em água a 20ºC (46,5 g/100 g de H2O)

II. Situação 2: 80 g de acetato de sódio em 100 g de água (50º) --> Para mim, pode ser uma solução saturada, na iminência de formar precipitado, ou insaturada, até porque a questão não forneceu o coeficiente de solubilidade do sal nessa temperatura, nem deixou claro que a solução poderia solubilizar maiores quantidades de sal, sendo assim uma solução insaturada, apenas afirmou que houve dissolução completa.

III. Situação 3: 80 g de acetato de sódio em 100 g de água (20ºC, após ser resfriada) --> Solução supersaturada, pois, nesse caso, forma-se uma solução sem precipitado, mas instável. Qualquer agitabilidade nessa solução provocará a precipitação do sal a essa temperatura.

IV. Situação 4: 80 g de acetato de sódio em 100 g de água (20ºC, após se adicionar um cristal de acetato de sódio na solução instável) --> Como disse, a solução se encontrava instável, e a adição do cristal provocou a precipitação do sal que estava solubilizado em excedente --> Solução saturada.
schow
schow
Jedi
Jedi

Mensagens : 446
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 28
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos