Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Catalisador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Catalisador

Mensagem por tkueda em Qua Jul 03 2013, 21:35

Em um laboratorio, foram efetuados diferentes experimentos para as reações a seguir:

reaçao 1: 2 NO + O2 --> 2 NO2
reaçao 2: 2 NO2 + 2 SO2 --> 2 SO3 + 2 NO

ai ele dá algumas afirmativas e agente tem q dizer se é verdadeiro ou nao

"O NO pode ser considerado catalisador da reação de produção do SO3 em um processo que combina  as reações 1 e 2."

Pq eles consideraram essa verdadeira?
eu fui pesquisar e a definiçao de catalisador é: é toda e qualquer substancia que acelera uma reação, diminuindo a energia de ativaçao, diminuindo a energia do complexo ativado, sem ser consumido, durante o processo.

e o NO pode até acelerar a reaçao, pois com mais NO será produzido mais NO2 e a concentraçao aumentará, logo, a velocidade tambem aumentará

Mas o NO nao diminui a energia de ativaçao, e ele é consumido durante a reaçao
nao tem como ele ser um catalisador.. o.o

alguém pode me ajudar?

tkueda
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Re: Catalisador

Mensagem por gabrielferreira95 em Qua Jul 03 2013, 23:56

Perceba que o NO é consumido na reação 1, mas depois é regenerado na reação 2... Ele, no final das contas, não entra no balanço final... Quer entender melhor? Some as duas equações... Olhe só:

1 :    2NO + O2 --> 2 NO2
2 :    2 NO2 + 2 SO2 --> 2 SO3 + 2NO
------------------------------------------
2 NO + O2 + 2NO2 + 2 SO2 --> 2NO2 + 2 SO3 + 2NO

Aquilo que se repete dos dois lados a gente pode cortar, e eu pintei de vermelho acima pra você ver.
Assim, a reação GLOBAL é esta:

O2 + 2SO2 --> 2SO3

Perceba que o NO entrou na reação mas a quantidade que foi consumida foi reposta, ou seja, ele não entra no balanço final... Por isso, ele é um CATALISADOR... Agora, você pode me perguntar, "e o NO2, ele também foi cancelado"... Certo, mas o NO2 não entrou no início da reação, logo, ele não é catalisador...
Espero que tenha entendido, senão, mande sua dúvida!

gabrielferreira95
Padawan
Padawan

Mensagem por tkueda em Qui Jul 04 2013, 15:51

2 NO + O2 --> 2 NO2
2 NO2 + 2 SO2 --> 2 SO3 + 2 NO

se eu colocar 2 NO + O2 no lugar de 2 NO2 fica assim:

2 NO + O2 + 2 SO2 --> 2 SO3 + 2 NO

eu até entendo q ele nao foi consumido e tal.. mas como vou saber se é catalisador? ele realmente diminui a energia de ativaçao da reaçao do SO2 com o O2?

Mas pensando desta forma, então se eu jogasse areia por exemplo (supondo que a areia nao reage com nada, fica inerte la), a areia teria q ser um 'catalisador', pois ela nao é consumida..
tipo:

2 NO + O2 + 2 SO2 + areia --> 2 SO3 + 2 NO + areia

usando aquele raciocinio a areia teria q ser catalisador .-.
nao é?

tkueda
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por gabrielferreira95 em Qui Jul 04 2013, 17:23

Nao. Para ser catalisador ele tem que reagir e depois ser regenerado... As reações catalisadas, geralmente, sao expressas por duas semi-reações. Nessas semi reações temos um reagente que eh consumido na primeira e regenerado na segunda. Sua proposição nao faz sentido algum. Se a areia nao reage ela nao faz parte da reação. Ela nao eh catalisador. Agora se uma substancia a principio reage e depois eh regenerada ela pode ser considerada catalisador, caso diminua a energia de ativação, aumentando a velocidade da reação.

gabrielferreira95
Padawan
Padawan

Mensagem por gabrielferreira95 em Qui Jul 04 2013, 17:30

Se a "areia" fosse consumida na 1a e depois regenerada ela poderia ser um catalisador. Voce nao esta entendendo o conceito. Ja tentei lhe explicar nas postagens acima. Se nao deu pra entender busque um livro didático ou na internet, pois voce precisa entender os fundamentos da cinética quimica. Abraco

gabrielferreira95
Padawan
Padawan

Mensagem por tkueda em Qui Jul 04 2013, 17:43

eu acabei de estudar cinetica quimica pela apostila do anglo e pelo livro da poliedro e lá eles nao falam sobre isso, dizem apenas q catalisador reduz a energia de ativaçao e mostra aqueles graficos genéricos de entalpia e tal

mas o que eu nao estou entendendo é como vc sabe que o NO reduz a energia de ativação da reaçao pra ser considerado um catalisador

essa reaçao nao poderia ser apenas uma reaçao comum com 2 etapas sem catalisador nenhum?

tkueda
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por tkueda em Qui Jul 04 2013, 17:47

achei interessante uma coisa q tu comentou:
"Se a areia nao reage ela nao faz parte da reação"

quer dizer que em qualquer prova, se estiver escrito uma equaçao tipo A + B + C ---> D + E + B
quer dizer que obrigatoriamente A, B e C reagem entre si? se o B está na equaçao ele OBRIGATORIAMENTE reagiu com o A e o C?

é errado escrever H2O + NaCl + areia --> H2O + NaCl dissolvido + areia ?

pois se algo é inerte eu nao posso colocar na equaçao? Entao mesmo se algo aparecer tanto nos reagentes quanto nos produtos, quer dizer q ele reagiu mas depois foi regenerado? isso vale como regra?

muito bacana isso, se for verdade eu nao tinha conhecimento

tkueda
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por gabrielferreira95 em Qui Jul 04 2013, 20:36

Tkueda:
Não é errado escrever essa reação que vc citou. Ela mostra que a areia está presente no inicio e no fim. Agora, apenas olhando essa equação do tipo A + B --> C + B , não êh possível afirmar que B não participou. Para afirmar isso precisamos de pelo menos duas semi reações. Do tipo:
A + B --> D
D + E --> B + C
------------------------
A + E --> C

Nesse exemplo percebemos que B participa da reação, êh consumido e depois êh regenerado.
Mas só podemos afirmar isso se tivermos acesso as duas semi reações...
Se numa prova estiver escrito A + B + C --> D + E + B não da para saber se B reage ou não... Ele pode ter reagido e depois ter sido regenerado ou pode ter ficado inerte. Tudo depende do enunciado e se a questão fornece semi reações... Entendeu?

gabrielferreira95
Padawan
Padawan

Mensagem por tkueda em Qui Jul 04 2013, 21:54

Ah sim, entendi! Muito obrigado
mas e quanto a questao da energia de ativaçao
pra ser considerado catalisador precisa reduzir a energia de ativaçao né? e como eu vou saber que o NO ali por exemplo vai reduzir ou nao a energia de ativaçao da reaçao?

tkueda
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por gabrielferreira95 em Qui Jul 04 2013, 23:11

Amigo, estamos, a maioria de nós, estudando para vestibular, e não para nos formarmos bacharéis em química. Sendo assim, devemos perceber que a maioria das questões que envolvem catalisadores são dos seguintes tipos:

1) mostram gráficos e desejam saber se o aluno consegue identificar a linha que se refere à reação catalisada, como na imagem abaixo:

2) querem saber se o aluno percebe que certa substância entrou na reação e depois foi regenerada (tal como é característica dos catalisadores) e, a partir daí, dizer que essa substância é um catalisador. Como é o caso da questão apresentada no início do tópico. É TENDO ISSO EM MENTE QUE AFIRMO QUE O NO É CATALISADOR

3) querem saber se o aluno tem o conhecimento sobre a natureza dos catalisadores e sobre sua atividade nas reações. O aluno deve saber que o catalisador não altera variação da entalpia, nem os produtos finais, apenas acelera o processo. Eles não alteram o equilíbrio químico. Não mudam o Kc. Além disso podem ser representados sobre a seta que indica reação, como no exemplo abaixo:

Na imagem acima o aluno deve saber que temos três reações e que elas são, de cima para baixo, cada uma catalisada por: Fe, Pt, Pt (respectivamente).

---

No geral é isso. Se tiver mais algum questionamento, vamos conversando!

gabrielferreira95
Padawan
Padawan

Mensagem por tkueda em Sex Jul 05 2013, 08:03

Vlw cara! Agora já fraguei oq a questao queria dizer
muito obrigado, abriu meus olhos ^^
vlw pelas aulas, ajudou muito hehe
abraços

tkueda
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz