PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ITA) Cálculo Estequiométrico

2 participantes

Ir para baixo

(ITA) Cálculo Estequiométrico Empty (ITA) Cálculo Estequiométrico

Mensagem por pinhata Seg 29 Abr 2013, 20:34

Um estudante preparou uma mistura/A, constituída dos seguintes sólidos: cloreto de sódio, cloreto de potássio e cloreto de bário. Numa primeira experiência, foi preparada uma solução aquosa pela total dissolução de 34,10 g da mistura/A em água destilada, a 25 ºC, à qual foi adicionada, a seguir, uma solução aquosa de nitrato de prata em excesso, obtendo-se 57,40 g de um certo precipitado. Num segundo experimento, foi preparada uma solução aquosa pela total dissolução de 6,82 g da mistura/A em água destilada, a 25 ºC, à qual foi adicionada, a seguir, uma solução aquosa de sulfato de sódio em excesso, obtendo-se 4,66 g de um outro precipitado. Qual a composição percentual da mistura/A ?

Dados: Massas Molares (g/mol) : Na = 22,90; Cl = 35,45; K = 39,10; Ba = 137,33; S = 32,60; O = 16,00; Ag = 107,87.


Estou tentando fazer este exercício mas devo estar me perdendo em alguma parte do raciocínio, se puderem me ajudar agradeço.

Resposta : 17,2% NaCl, 21,8% de KCl e 61% de BaCl2

pinhata
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/09/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA) Cálculo Estequiométrico Empty Re: (ITA) Cálculo Estequiométrico

Mensagem por lucianolpo Dom 12 maio 2013, 14:32

Esse problema é bem demorado e muito difécil de fazer no computador. Mas a o jeito de fazer é dividir o problema e chamar os numeros de mols das substancia da mistura de x y e z ai cai em um sistema. Outra dica também é que sulfato de sódio não reage com NaCl nem com KCl, o que facilita muito o problema.

Se essa questão for dos anos 2002 pra ca vc pode encontrarar a resolução no site do Poliedro Resolve.

lucianolpo
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 29/03/2013
Idade : 27
Localização : São José dos Camppos, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos