PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprimento de uma corda

2 participantes

Ir para baixo

Comprimento de uma corda Empty Comprimento de uma corda

Mensagem por Bia102007 Seg 11 Fev - 11:07

Três cabos são usados como amarras em um balão, que sobrevoa a 50 m do solo. Sabe-se que os suportes das amarras foram colocados de forma eqüidistante em relação ao "pé" da altura traçada pelo balão (50 m), ou seja, estão sobre uma circunferência de centro O. Determine o valor do comprimento da corda associada aos pontos A e B bem como o comprimento do arco AB. Caso a circunferência fosse traçada sobre os pontos A, B e C, sabendo que estes formam um triângulo equilátero.

Os pontos A, B e C correspondem às amarras do balão e eqüidistam do ponto O em 30 m.

Bia102007
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/05/2012
Idade : 27
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Comprimento de uma corda Empty Re: Comprimento de uma corda

Mensagem por Euclides Seg 11 Fev - 20:40

A corda procurada é o lado de um triângulo equilátero inscrito numa circunferência de raio 30m. O arco AB é um arco de 120º.

Comprimento de uma corda Aballon_zps46efff13

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos