PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como conservar seus livros

4 participantes

Ir para baixo

Como conservar seus livros Empty Como conservar seus livros

Mensagem por Chronoss Dom 10 Fev 2013, 16:23

-Gostaria de propor (com o risco de parecer ridículo) para os colegas de fórum, um esforço conjunto para reunir dicas de conservação de livros e afins, o que inclui : Didáticos , revistas , quadrinhos e mangás, antigos e raros, encadernação de couro e etc...

-Na minha pesquisa reuni algumas dicas legais, mas infelizmente inconclusivas para o meu caso em particular; mas enfim irei listar algumas delas para depois explicar o meu dilema.

* Guarde-os longe de incidência solar, em local seco ,arejado e na vertical de preferência.

* Nunca guarda-los em caixas e sacolas plásticas. (Encontrei uma pequena referência a sacolas especias com ph neutro, comumente usados por fãs de quadrinhos e mangás)

* Nunca usar fitas,pegar com as mãos úmidas ou/e sujas, retira-los da estante pela borda superior, usar grampos ou clipes metálicos, comer ou beber perto do livros(podem atrair pragas, alem de correr o risco de acidentes fatais para a obra).

* Utilizar saches aromáticos ,cânfora e cravo são indicados.

* Organize-os de forma lógica, por tamanho, frequência de uso ,peso , tipo de encadernação ,etc..

* Limpa-los com certa regularidade com flanela limpa e seca.

* Não encosta-los em paredes, e não apertar um livro no outro.

São algumas delas.

-Porem no meu caso é meio que complicado executar algumas, pois possuo um problema cronico de organização, ou melhor , para manter organizado (até que para organizar sou eficiente ). -Ora , então é só você ficar mais organizado, pois pelo que vejo a culpa é sua. Tenho total ciência disso, mas algumas mudanças não surtem efeito na velocidade que gostaríamos
.
-Por isso venho pedir algumas opiniões e dicas, para tentar tornar prático o cuidado com nossas fontes de saber e imaginação.

-Tinha pensado em colocar os livros mais usados em caixas organizadoras de plástico com alguns saches aromáticos ou similares dentro, e usar plásticos com ph neutro nas obras mais valiosas e menos usadas e as selar a vácuo. O restante em estantes de metal, vidro ou similares. Mas parece que muito disso vai contra as dicas que listei.

-Por favor emitam opiniões à vontade, e perdoem os eventuais erros gramaticais. :tiv:

Obs: Como agravante sou um pouco alérgico.
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/01/2013
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como conservar seus livros Empty Re: Como conservar seus livros

Mensagem por waypoint Dom 10 Fev 2013, 18:27

Cara,no humilde ponto de vista...Penso que, uma estante no seu quarto e juntamente com esse seu cuidado já são o suficiente rs.Bom,é o que eu faço e minha coleção antiga de gibis do Batman que já tenho faz 15 anos, está zera rsrs.
waypoint
waypoint
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 624
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 36
Localização : João Pessoa-Pb Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como conservar seus livros Empty Re: Como conservar seus livros

Mensagem por velloso Dom 10 Fev 2013, 20:34

waypoint escreveu:Cara,no humilde ponto de vista...Penso que, uma estante no seu quarto e juntamente com esse seu cuidado já são o suficiente rs.Bom,é o que eu faço e minha coleção antiga de gibis do Batman que já tenho faz 15 anos, está zera rsrs.

Nossa, cara! Eu tinha todos do batman na minha infância, mas infelizmente não tive cuidado que nem vocês.
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Como conservar seus livros Empty Re: Como conservar seus livros

Mensagem por Euclides Dom 10 Fev 2013, 20:44

Guardar os livros em estantes apropriadas, em aposentos da casa longe de umidade e sol direto e bem arejados, é o bastante para conservá-los bem por muito tempo.

Há um provérbio que diz: "é o olhar do dono que engorda o gado", acho que pode ser adaptado para

"é o amor do dono que preserva os livros"

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como conservar seus livros Empty Re: Como conservar seus livros

Mensagem por Chronoss Seg 11 Fev 2013, 14:39

Obrigado pelas opiniões. Acho que vou testar a caixa organizadora até conseguir colocar uma prateleira decente em um lugar estratégico,e tentar me organizar um pouco para limpa-los com certa regularidade.
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/01/2013
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como conservar seus livros Empty Re: Como conservar seus livros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos