PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprendendo a derivar - uma aplicação (3)

2 participantes

Ir para baixo

Aprendendo a derivar - uma aplicação  (3) Empty Aprendendo a derivar - uma aplicação (3)

Mensagem por Euclides Dom 03 Fev 2013, 14:39

O que foi mostrado até agora é, como faz parte da nossa proposta, apenas uma instrumentalização com poucos aspectos teóricos voltada essencialmente para operacionalizar o uso dessas ferramentas em aplicações de exercícios.

Faremos aqui, então, uma pausa na evolução do estudo das derivadas para conhecer alguma aplicação prática. Vamos examinar o Movimento Unifromemente Variado à luz desse conhecimento novo.

Vamos considerar um móvel que no momento em que começa a ser observado possui uma velocidade inicial e está, num dado referencial, numa posição e possui uma aceleração que faz variar sua velocidade em , isto é, soma mais a m/s à sua velocidade, a cada segundo que passa.

O que desejamos é poder conhecer suas novas posições a cada momento dado. Onde ele estará, decorridos t segundos. Já que as posições são progressivas na trajetória é de se esperar que a cada segundo uma distância adicional seja somada à sua posição original.



A sua velocidade inicial, se fosse constante somaria uma distância na forma:



e os acréscimos de velocidade providos pela aceleração somam



Essa expressão é velha conhecida de todo aluno de física desde o primeiro semestre do nível médio. Já sabemos que é uma função do segundo grau (que descreve uma parábola) na variável tempo, sendo os demais elementos todos constantes. Uma função do segundo grau é derivável. Vamos derivá-la então e ver o que encontramos:



de acordo com as regras de derivação que conhecemos: a derivada de uma constante é zero, e a derivada de uma potencia da variável é . Prosseguindo,



conhecemos essa expressão!! É a equação da velocidade no MUV. Concluímos que



a derivada dos espaços em função do tempo é a velocidade em função do tempo. Se lembrarmos do significado dessa derivada perceberemos que a expressão da velocidade fornece as inclinações das tangentes à parábola a cada instante.

A velocidade é uma expressão do primeiro grau e ainda podemos derivá-la. Isso nos conduzirá a uma segunda derivada a partir do espaço.



novamente encontramos uma conhecida: a aceleração.



_____________________________________________
Isso amplia enormemente a nossa competência no estudo dos movimentos.
_____________________________________________

Sabendo-se que uma partícula descreve um movimento cujas posições variam de acordo com a expressão



podemos agora encontrar sua velocidade e aceleração a cada instante.



O movimento ainda é variado, mas não é mais uniforme e mesmo assim agora já temos competência para lidar com ele.


_____________________________________________________
Para treinar:

Uma partícula se move de acordo com a equação (SI), encontre, no instante t=2:

a) sua posição
b) sua velocidade
c) sua aceleração

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a derivar - uma aplicação  (3) Empty Re: Aprendendo a derivar - uma aplicação (3)

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 03 Fev 2013, 14:41

Euclides, essa parte do fórum superou minhas expectativas.
Não imaginava que ficaria tão organizado. Está ficando muito bom.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a derivar - uma aplicação  (3) Empty Re: Aprendendo a derivar - uma aplicação (3)

Mensagem por Euclides Dom 03 Fev 2013, 18:47

Obrigado Leonardo,

organização é essencial. Didatismo, você (que é bem didático) sabe que exige planejamento mental e, é uma tarefa obrigatória quando se tenta passar idéias.

Estou tentando um meio de operacionalizar rapidamente com objetivos bem práticos esses assuntos. A ideia essencial é fornecer ferramentas que possam ser usadas em curto prazo.

Toda a teoria, que é muito mais extensa do que isso, fica por conta de um curso regular, numa faculdade.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo a derivar - uma aplicação  (3) Empty Re: Aprendendo a derivar - uma aplicação (3)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos