PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprendendo a derivar (1)

Ir para baixo

Aprendendo a derivar (1) Empty Aprendendo a derivar (1)

Mensagem por Euclides Sáb 02 Fev 2013, 20:11

Vimos, no ítem 6 da exposição sobre limites, que um limite em particular originou, ou definiu, uma derivada. Essa derivada fornece a inclinação de uma reta tangente a uma curva em todos os pontos do domínio.

Ver: de um limite nasce uma derivada

Essa derivada é chamada "derivada primeira" porque pode ser derivada novamente originando derivadas de ordem superior como: derivada segunda, terceira, etc. Se notamos por a derivada primeira, analogamente faremos , etc para significar as derivadas de ordem superior.

Também é um bom momento para nos familiarizarmos com a notação introduzida pelo filósofo e matemático alemão Gottfried Leibnitz (Leipzig 1646 - Hanover 1716). Esta notação tem algumas particularidades que a tornam vantajosa em alguns aspectos do cálculo.

Definimos a inclinação de uma reta usando a notação



de tal maneira que a inclinação da tangente é dada por uma derivada representada por



Leibnitz usou a seguinte notação para escrever a mesma coisa:



significando a derivada de y em relação a x, onde fica explícito que y é uma variável dependente e x a variável independente. Essa notação tem a vantagem de criar dois operadores independentes que serão úteis futuramente.


Regras de derivação

Calcular uma derivada pela definição, isto é, pelo limite, nem sempre será tão simples. Felizmente foram desenvolvidas regras de derivação cuja aplicação facilitará enormemente as nossas vidas.

1. Derivada de uma constante



2. Derivada de uma potência da variável



3. Derivada da função polinomial



4. Derivada do produto



5. Derivada do quociente



6. Derivadas de funções exponenciais


7. Derivada do logarítimo



a regra marcada com um asterístico (*) será muito útil para o cálculo de várias outras derivadas. Vale a pena memorizar.

Voltaremos mais adiante com mais regras de derivação:

_________________________________

Para treinar, calcule as seguintes derivadas:


___________________________________

PS: se tiver dúvidas sobre a resolução de qualquer dos exercícios acima coloque sua dúvida como uma questão na seção Iniciação ao Cálculo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Baronalai gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos