PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adição de gás nobre a um equilíbrio

2 participantes

Ir para baixo

Adição de gás nobre a um equilíbrio Empty Adição de gás nobre a um equilíbrio

Mensagem por schow Sex 04 Jan 2013, 01:24

Lembrei-me de uma questão que vi no ano passado que era do ITA. Não consegui localizá-la. Mad

Essa questão tratava dos princípios bem simples de Le Chatelier, era um sistema gasoso com a presença de um êmbolo móvel, mas no último item(era uma questão objetiva para assinalar os itens corretos) tratava da adição de gás nobre argônio, se não me engano, ao seguinte equilíbrio:

Adição de gás nobre a um equilíbrio Gif

A questão tinha gabarito, mas, que eu me lembre, foi discutida pelo professor só esqueci a resposta. Neutral

Minha pergunta é: Adicionar gás nobre argônio a esse equilíbrio químico gasoso provocaria o deslocamento do equilíbrio? Caso não explique o porquê. Agradeço desde já. Smile
schow
schow
Jedi
Jedi

Mensagens : 446
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 28
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Adição de gás nobre a um equilíbrio Empty Re: Adição de gás nobre a um equilíbrio

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 04 Jan 2013, 08:41

Não. Argônio não reage com os participantes do equilíbrio(é um gás inerte), não modificando suas pressões parciais(equilíbrio intacto)
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Adição de gás nobre a um equilíbrio Empty Re: Adição de gás nobre a um equilíbrio

Mensagem por schow Sáb 05 Jan 2013, 00:15

Aumenta a pressão total do equilíbrio, mas não o altera porque não altera as pressões parciais dos participantes dele.
Obrigado pela resposta Very Happy
schow
schow
Jedi
Jedi

Mensagens : 446
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 28
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Adição de gás nobre a um equilíbrio Empty Re: Adição de gás nobre a um equilíbrio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos