PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião sobre redação

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Qui 03 Jan 2013, 21:09

Oi. Gostaria que alguém, com muita paciência, desse uma opinião sobre a minha dissertação. O tema é da FUVEST: Um mundo por imagens
Eis a coletânea:

A imaginação simbólica é sempre um fator de equilíbrio. O símbolo é concebido como uma síntese equilibradora, por meio da qual a alma dos indivíduos oferece soluções apaziguadoras aos problemas.
Gilbert Durand.

Ao invés de nos relacionarmos diretamente com a realidade, dependemos cada vez mais de uma vasta gama de informações, que nos alcançam com mais poder, facilidade e rapidez. É como se ficássemos suspensos entre a realidade da vida diária e sua representação.
Tânia Pellegrini. Adaptado.

Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo, sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações.
No cotidiano, é comum substituir-se o real imediato por essas imagens.
Dentre as possibilidades de construção de imagens enumeradas acima, em negrito, escolha apenas uma, como tema de seu texto, e redija uma dissertação em prosa, lançando mão de argumentos e informações que deem consistência a seu ponto de vista.


E o meu texto:


Propaganda enganosa

A constituição e criação de imagens é uma importantes ferramenta com a qual os indivíduos podem moldar a realidade. Ao decorrer da história, ficou claro que grandes líderes como Adolf Hitler, Benito Mussolini e Napoleão Bonaparte foram fruto dessas imagens, que geraram tanto sentimento de simpatia quanto antipatia - dois extremos. Independente de quais julgamentos são feitos por cada um, pode-se dizer que as visões criadas acerca de pessoas são frutos de concepções e pensamentos pessoais, bem como são influenciadas por propaganda e informações ludibriosas.

A propaganda nazista criada à favor de Adolf Hitler foi a responsável pela ascenção desse líder durante o período entreguerras na Alemanha. Mesmo sendo responsável pela morte de milhares de judeus, a imagem do líder salvador despertou simpatia de grande parte da população alemã, independente da chacina por ele causada. Assim ocorreu e ainda ocorre com outros líderes. No Brasil, em escala regional, tem-se a figura de Lampião, que foi visto como herói por alguns - como o expresso pelo fanatismo da personagem Volta Seca em "Capitães da Areia"- ou como um bandido assassino, por outros.

A constituição de imagens sobre pessoas pode ser responsável pela criação de falsas personalidades que, servindo apenas para persuadir, não correspondem, propriamente, à realidade. Assim, fica difícil distinguir o real do representativo, uma vez que "rótulos" são criados - pelo próprio indivíduo que nele acredita ou por influência externa- e mascaram a real face das pessoas com as quais se convive em sociedade.

Logo, a formação de imagens ludibriantes e que ocultam o caráter e personalidade reais das pessoas faz com que a sociedade fique suspensa entre a realidade e sua representação, bem como foi dito por Tânia Pellegrini. Assim, fica difícil distinguir o que é real do que é fruto dessas imagens, tão presentes no cotidiano.Não se sabe o que é falso ou o que é verdadeiro. Os "rótulos" que são dados à muitos indivivíduos mascaram os reais "produtos" que neles estão anunciados.

Tenho sérios problemas com esses temas abstratos que a fuvest geralmente coloca em duas redações e acabo fazendo um texto que eu considero fraco.
Gostaria de sugestões, por favor.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Qui 03 Jan 2013, 21:17

Ps: Para separar os parágrafos, eu dei espaço entre eles Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Euclides Qui 03 Jan 2013, 21:22

Giiovana,

eu gostei da sua abordagem. Você citou exemplos históricos (Hitler, Mussolini, Napoleão) e fez refletir sobre personagens atuais (Joaquim Barbosa, Lula, Genoíno) que não sabemos exatamente quem são. Sem citar nomes, acho que isso poderia ser melhor explorado.

Esses temas são realmente difíceis, mas acho que você se saiu bem.

Ao decorrer da história, ficou claro
No decorrer...
são feitos por_cada um
melhor evitar o cacófato?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por schow Qui 03 Jan 2013, 21:26

Fazer redações da Fuvest sobre temas abstratos é bem difícil. Porém, seu texto possui várias citações sobre obras, autoridades a respeito do assunto, além de acontecimentos históricos que dão ao seu texto maior riqueza e que o diferencia de outros textos. Também não acho que tenha muitos erros quanto à escrita. Por isso, acho que ficou bom.

*Edit: O Mestre Euclides localizou bem seus erros. Smile


Última edição por schow em Sex 04 Jan 2013, 01:03, editado 2 vez(es)
schow
schow
Jedi
Jedi

Mensagens : 446
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 28
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Qui 03 Jan 2013, 21:27

Euclides, agradeço a paciência e opinião por ter lido a minha redação! Creio que seria bastante interessante comparar a temática com a atualidade. Mas infelizmente só consegui pensar nesses exemplos na hora, e o mais próximo, que acabei não citando, foi Hugo Chavez. Mas por não estar tão interada sobre seu governo, achei melhor não arriscar e falar do que eu conhecia.

Aliás, agradeço as dicas de gramática. Quanto a cacofonia, não havia me dado conta. Melhor mesmo evitar!

Fico feliz de receber uma crítica boa vinda de você, que escreve tão bem. Torço para que no domingo caia um tema um pouco mais concreto, como no do ano passado.

Obrigada!
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Qui 03 Jan 2013, 21:31

Obrigada pela crítica, schow. Creio que isso dá uma subida na nota. Apesar de eu não citar tantos autores o quanto eu gostaria (poderia ter citado Bauman, por exemplo), consegui achar alguns exemplos históricos, o que é sempre uma boa saída para transformar um tema abstrato em concreto.

Aliás, vi algumas redações das selecionadas que citam Che Guevara (ótima saída) e uma que cita Jesus Cristo como líder carismático, assim como eu fiz na minha com outros. Genial!

Eu espero conseguir uma nota necessária para passar. Não espero ter nada excepcional que vá parar no site da fuvest, até por que não tenho tanto conhecimento para expressar na minha redação como outros candidatos.

Infelizmente, imagino como os meus concorrentes têm dificuldades para escrever. Muitas vezes o pessoal de exatas acaba priorizando as matérias que gosta e deixa um pouco de lado essa parte da escrita.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Euclides Qui 03 Jan 2013, 21:34

só consegui pensar nesses exemplos na hora, e o mais próximo, que acabei não citando, foi Hugo Chavez. Mas por não estar tão interada sobre seu governo, achei melhor não arriscar e falar do que eu conhecia.
Nisso fez muito bem. Mas poderia falar genericamente como políticos e pessoas de exposição pública como atletas e artistas se vêem emoldurados por imagens e, em verdade, sua verdadeira pessoa fica oculta.

Boa sorte!

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Qui 03 Jan 2013, 21:38

Euclides escreveu:
só consegui pensar nesses exemplos na hora, e o mais próximo, que acabei não citando, foi Hugo Chavez. Mas por não estar tão interada sobre seu governo, achei melhor não arriscar e falar do que eu conhecia.
Nisso fez muito bem. Mas poderia falar genericamente como políticos e pessoas de exposição pública como atletas e artistas se vêem emoldurados por imagens e, em verdade, sua verdadeira pessoa fica oculta.

Boa sorte!

Tem razão, boa sujestão. Talvez eu deveria ter perdido mais tempo no meu Brainstorming. O problema é que eu tenho medo de selecionar muitas ideias, perder tempo e não conseguir colocar quase nada no papel.

Outra coisa que eu pensei, mas não consegui colocar nada relacionado, foi sobre os estereótipos e os modelos de pessoas "perfeitas" que muitas vezes são passados como padrões. Talvez falar de um certo tipo de maniqueísmo.

Obrigada mais uma vez pela paciência
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Euclides Qui 03 Jan 2013, 21:43

Uma forma de organizar uma redação pode ser assim:

RASCUNHO

Abertura: sintetize a idéia que vai abrir a redação

Corpo: alinhe as idéias que vão compor o centro da redação como, por ex:

- Imagem pública x pessoa real (Hitler, Mussolini)
- maniqueísmo
- etc

Fecho: a ideia que vai encerrar a exposição

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Qui 03 Jan 2013, 21:47

Muito legal.Desta maneira, já se sabe o que vai em cada trecho da dissertação.

Tenho sérios problemas em criar um introdução. Geralmente depois que a crio, a redação flui. Mas quando eu paro nela, perco muito tempo, começa dar nervoso, medo de não der tempo de acabar.

Vou tentar escrever alguma redação amanhã e organizar desta maneira. No rascunho, geralmente bagunço as ideias, e não consigo selecionar o que colocar.

Sugere algum tema que seja nesse estilo?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre redação Empty Re: Opinião sobre redação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos