PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apostila de física (VestSeller)

3 participantes

Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por Rafael113 Sáb 29 Dez 2012, 02:07

Olá. Ultimamente venho dado uma olhada na seguinte apostila de física disponível na VestSeller:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pelo índice do material, ele parece ser bem abrangente. Minha dúvida é quanto à qualidade das explicações e dos exercícios. Temo que, por ser uma apostila de cursinho, os exercícios e teoria sejam muito básicos, apenas servindo como complementação da aula do cursinho. Alguém aqui possui o material e pode me esclarecer quanto a isso?

Obrigado.
Rafael113
Rafael113
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 27
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por JOAO [ITA] Dom 30 Dez 2012, 00:14

Eu encomendei, recentemente, 7 livros na VestSeller(dentre eles as duas apostilas do Renato Brito).
Assim que essa encomenda chegar aqui em casa eu dou minha opinião sobre a apostila.
JOAO [ITA]
JOAO [ITA]
Fera
Fera

Mensagens : 866
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 26
Localização : São José dos Campos,SP,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por Rafael113 Dom 30 Dez 2012, 17:48

Fico no aguardo de sua opinião. A propósito, quais outros livros você comprou? Se não for muito incômodo, você poderia expor sua opinião sobre eles também? Smile

Obrigado.
Rafael113
Rafael113
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 27
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por JOAO [ITA] Dom 30 Dez 2012, 22:29

Comprei os seguintes livros:

1)Fundamentos da Mecânica-vol 1 (Renato Brito);
2)Apostila de Mecânica,Óptica e Termologia (Renato Brito);
3)Apostila de Eletricidade, e Ondulatória (Renato Brito);
4)Elementos da Matemática-vol 1 (Marcelo Ruffino);
5)Elementos da Matemática-vol 2 (Marcelo Ruffino);
6)Problemas e exercícios de Química (Renato Garcia de Freitas);
7)Matemática em nível IME/ITA (Caio Guimarães).

Como eu moro longe de Fortaleza eles devem chegar no final da semana que vem (lá pro dia 4 ou 5 de Janeiro).

Assim que chegarem darei minha opinião sobre eles aqui.
JOAO [ITA]
JOAO [ITA]
Fera
Fera

Mensagens : 866
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 26
Localização : São José dos Campos,SP,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por Rafael113 Ter 01 Jan 2013, 18:19

Pelo que ouço falar desses livros diria que são ótimas aquisições.

Aguardo sua opinião pra ver se isto se confirma Smile
Rafael113
Rafael113
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 27
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por JOAO [ITA] Seg 14 Jan 2013, 00:24

Opa, os livros chegaram!

Quanto aos livros "Fundamentos da Mecânica-Vol 1" e "Matemática em Nível IME/ITA" (que eu já possuía, mas, comprei-os, novamente, para um amigo que mora perto e estava sem computador) posso dizer que são livros especialmente feitos para vestibulandos IME/ITA.
O do Caio Guimarães, por exemplo, direciona toda a teoria e exercícios 100% para ITA/IME, desde a parte básica de Complexos até teoremas muito úteis para a análise gráfica de funções polinomiais, sempre criando um elo entre os tópicos abordados em um capítulo e no seguinte (por exemplo, a aplicação de Complexos em Somatórios e Produtórios e seu uso na Geometria Plana e Analítica por meio das raízes n-ésimas da unidade, etc...).

O "Fundamentos da Mecânica-Vol 1 também é ótimo(ainda não terminei ele, porque tive que estudar um pouco mais a parte de não-mecânica, mas de vez em quando pego uma questão ou outra para resolver).
Primeiramente são 148 problemas de Cinemática de alto nível -alguns tirados dos famosos Saraeva, Irodov e Kosel e outros criados pelo próprio Renato Brito- que vão aumentando a dificuldade, gradativamente, conforme você avança no livro (é importante já ter lido a parte teórica de Cinemática em alguma coleção de Ensino Médio, como tópicos de Física, por exemplo, pois o livro não possui nada à respeito).
São poucos problemas propostos, pois o autor propõe que o leitor leia as resoluções dos problemas resolvidos (a maioria) no final do livro e resolva apenas os problemas que não as possuem (que são, no geral, bem parecidos com alguns problemas resolvidos anteriormente).
Além da Cinemática o livro também possui algumas linhas acerca de Dinâmica Retilínea e Curvilínea nos Referenciais Inercial e Não inercial (bem como vários exemplos e questões resolvidas e propostas).
Há,tem também dois tópicos especiais, o primeiro aborda as Propriedades da Parábola de Segurança e também faz generalizações das Equações do Movimento Parabólico por considerações de Simetria (essas generalizações são retiradas do livro "Física Básica", do autor Pierre Lucie) e o segundo discute e exemplifica todos os casos de Vínculos Geométricos, fazendo as devidas demonstrações de cada caso.

Quanto aos livros que eu ainda não tinha, gostei, bastante mesmo, dos livros de Matemática do Marcelo Ruffino (comprei o Vol 1 e o Vol 2), em especial o de Geometria Plana.
O autor demonstra cada propriedade, por mais básica que seja, partindo, apenas, dos cinco postulados de Euclides e passando por temas cuja dificuldade vai crescendo gradativamente.
Para você ter uma ideia, farei um resumo aqui: o livro passa por noções primitivas de ponto reta e plano, divisões harmônica e áurea (com todas as propriedades demonstradas),Paralelismo, Semelhança de Triângulos (demonstra o Teorema de Tales, bem como vários outros teoremas relacionados à Triângulos Semelhantes), Semelhança de Polígonos, relações métricas em triângulos retângulos, Introdução aos círculos (demonstração de vários teoremas relacionados à ângulos na circunferência, Arco Capaz,demonstração de todas as relações entre Segmentos tangentes comuns a duas circunferências, arcos e setor circular), Relações métricas em triângulos quaisquer, Fórmula de Heron, Introdução aos Quadriláteros (relações e respectivas demonstrações em quadriláteros notáveis, Teorema da base média, mediana de Euler), Relações métricas na circunferência (potência de ponto, eixo radical e centro radical, teoremas envolvendo retas secantes à circunferência), Pontos clássicos e cevianas (Teorema de Ceva, Teorema de Menelaus, bem como o Teorema recíproco de Menelaus, demonstração de vários teoremas relacionados à Mediana e Baricentro-tem até uma demonstração para o Teorema de Napoleão-; demonstração dos Teoremas da Bissetriz Interna e Externa, bem como teoremas relacionados à Incentro, círculo inscrito, círculo ex-inscrito,Ponto de Gergone; Mediatriz e Circuncentro-demonstração dos Teoremas de Carnot (sim, o mesmo do Ciclo de Carnot),de Euler, Reta de Simson-Wallace, bem como a demonstração do Teorema Recíproco de
Simson-;Altura e Ortocentro-Reta de Euler -; Triângulos Pedais-Triângulos Medial e órtico e demonstração de Teoremas relacionados à eles); Áreas e relações métricas nos quadriláteros (Teorema de Ptlomeu, Desigualdade de Ptolomeu, Teorema de Hiparco-todos com suas respectivas demonstrações-;abordagem acerca de Quadriláteros Inscritíveis e Circunscritível, Relação de Euler para quadriláteros e outros teoremas clássicos sobre quadriláteros (sem nome, mas que são de grande valia em provas de alto nível); por fim o autor termina em grande estilo com Polígonos(Noções básicas-Lado,Apótema, Duplicação do gênero de polígonos convexos, Áreas de Polígonos-;Abordagem acerca de Polígonos Estrelados, Função de Euler , demonstrações dos Teorema de Desargues, de Pascal e de Pappus (esses últimos teoremas eu nem conhecia) e, por último, Círculo dos nove pontos com demonstração de cada propriedade).

Quanto ao Vol 1 do Rufino, posso dizer, em minha opinião, que se trata de uma ótima obra para quem vai prestar IME ou está estudando para Olimpíadas de Matemática.
Nesse livro o autor dá bastante ênfase à Teoria dos Números (dos onze capítulos, nove tratam sobre esse tema), assunto, este, frequentemente cobrado nas provas do IME.
Os outros dois capítulos fazem uma abordagem acerca de conjuntos e funções (com um desenvolvimento bem rigoroso em se tratando das demonstrações e da teoria), mais especificamente cinquenta e duas páginas sobre conjuntos e outras setenta e cinco sobre funções.
Um ótimo livro em suma.

Agora as apostilas do Renato Brito.

1)Apostila sobre Mecânica, Óptica e Termodinâmica: Essa apostila serve para um bom embasamento das matérias citadas, com uma leitura prazerosa e descontraída, posso dizer, em minha opinião, que te deixará no 'ponto certo' para começar com um livro de nível intermediário (já para IME/ITA) , e, aliás, pode, em alguns tópicos (como Mecânica, Hidrostática,Termodinâmica e Óptica), até ser usado no lugar do tradicional 'Tópicos de Física'.
Os únicos assuntos que eu acho que precisam ser lidos pelo 'Tópicos de Física' é a parte de Termologia (que não é abordada, teoricamente, em nenhuma das duas apostilas (apenas em exercícios na outra apostila) e a parte de Estática (à qual não foi dada tanta ênfase)).
Todavia, eu acho que ainda vale a pena resolver os exercícios de 'Nível 3' e da seção 'Para raciocinar um pouco mais' do 'Tópicos de Física'.

Depois continuo.


Última edição por JOAO [ITA] em Qua 16 Jan 2013, 05:11, editado 2 vez(es)
JOAO [ITA]
JOAO [ITA]
Fera
Fera

Mensagens : 866
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 26
Localização : São José dos Campos,SP,Brasil

Alison S M Ochi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por Giiovanna Seg 14 Jan 2013, 09:59

João, achei o conteúdo desses livros do Rufino bastante interessantes, ainda mais por que gosto muito de matemática e me interesso em aprofundar a matéria. Mesmo que eu queria passar longe do ITA e do IME, acha interessante a coleção do Rufino para aprofundar a matéria simplesmente por vontade própria ou acha muito pesado, só pra quem quer mesmo ITA e IME?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por JOAO [ITA] Qua 16 Jan 2013, 04:25

Bem, eu acho que depende de quanto tempo você dispõe para estudar, pois, apesar de a coleção chegar num nível alto de matemática elementar (mais ou menos nível de Olimpíada Ibero-americana de matemática), ela pode ser usada muito bem para vestibulares tradicionais (federais,etc...), porque parte desde um embasamento (que não deixa de ser rigoroso) até um nível cabível para IME/ITA.
De qualquer modo, se você puder comprar o livro, tenho certeza de que não se arrependerá, pois é sempre bom ter um bom livro à mão.
JOAO [ITA]
JOAO [ITA]
Fera
Fera

Mensagens : 866
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 26
Localização : São José dos Campos,SP,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por Giiovanna Qua 16 Jan 2013, 07:48

Eu ainda estou esperando o resultado da fuvest, então não espero mais fazer vestibular Razz

Aliás, prestei matemática. Vou ver uma prévia do livro e ver se acompanho Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila de física (VestSeller) Empty Re: Apostila de física (VestSeller)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos