FUVEST) Erro ortográfico

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

FUVEST) Erro ortográfico Empty FUVEST) Erro ortográfico

Mensagem por Giiovanna em Qui 20 Dez 2012, 10:08

Responda ao que se pede:
a) Noticiando o lançamento de um dicionário de filmes brasileiros, um jornal fez o seguinte comentário a propósito do filme “Aluga-se moças”, de 1981: O título traz um dos maiores erros ortográficos já vistos no cinema brasileiro. O título correto do longa seria “Alugam-se moças”.
O comentário e a correção feitos pelo jornal são justificáveis do ponto de vista gramati- cal? Por quê?

Pessoal, eu sei que não erro ortográfico no título. Mas por que a frase está necessariamente na voz passiva? O "se" não pode ser índice de indeterminação do sujeito e tem que ser, realmente, particula apassivadora?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

FUVEST) Erro ortográfico Empty Re: FUVEST) Erro ortográfico

Mensagem por Igor Bragaia em Qui 20 Dez 2012, 10:59

Acredito que o erro consiste no fato de como o verbo alugar tem sujeito indeterminado, deve estar obrigatoriamente na 3ª pessoa do plural
Igor Bragaia
Igor Bragaia
Jedi
Jedi

Mensagem por rihan em Qui 20 Dez 2012, 11:41

O erro é gramatical, erro de concordância.

Sempre pensei como você, Giovanna...

Se as moças, elas mesmas se alugam, teríamos:

Moças se alugam.

Se elas são alugadas por alguém, na forma analítica:

Moças são alugadas.

Você poderia pensar em:

"Alguém" aluga moças.

Mas aí surge o gramático e diz que:

Quando o verbo for TRANSITIVO DIRETO (e "alugar" o é) mais a partícula "SE", ele tem que concordar com quem sofre a ação do verbo, o sujeito.

Daí, fica "Alugam-se moças".

Já os verbos intransitivos ou transitivos indiretos, precisam de uma preposiçãozinha...

Tipo:

Precisa-se de moças. (transitivo indireto)

Morre-se de amores pelas moças. (intransitivo)

Nesse caso sim, está claro a indeterminação do sujeito e, portanto, a impossibilidade de haver voz passiva.

Resumindo, o gramático tinha a mesma dúvida. Quando é assim, criam-se "regras", justamente para não haver dúvidas na frase.

A regrinha então é:

Verbo Transitivo Direto + SE obriga, necessariamente, que quem é passivo da ação verbal, o sujeito, concorde como o verbo.

Continue sempre assim: Pensando !

Parabéns !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Leonardo Sueiro em Qui 20 Dez 2012, 11:51

Igor, o "se" é partícula apassivadora

O Rihan já respondeu.
Mas posso acrescentar um detalhe: MUITOS gramáticos já aceitam deixar o verbo alugar no singular, usando "se" como índice de indeterminação.

Última edição por Leonardo Sueiro em Qui 20 Dez 2012, 11:59, editado 3 vez(es)
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagem por Giiovanna em Qui 20 Dez 2012, 11:53

Ah rihan, entendi Very Happy. Se realmente não tivesse essa regra, para mim faria sentido as duas colocações, tanto que na resposta eu coloquei que poderia ser tanto partícula apassivadora (e então estaria errado) quanto índice de indeterminação do sujeito (e estaria certo).

Agora que já aprendi a regra, não erro mais Very Happy Vou me lembrar de você caso apareça esse ano na segunda fase Razz

Obrigada!
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Giiovanna em Qui 20 Dez 2012, 11:54

igorbragaia escreveu:Acredito que o erro consiste no fato de como o verbo alugar tem sujeito indeterminado, deve estar obrigatoriamente na 3ª pessoa do plural

Igor, se fosse isso não haveria erro, e então o jornal estaria errado.

Leo, essas regras gramaticais me confundem. Não sei se seria aceito eu colocar, como resposta, as duas colocações, como eu disse acima.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Leonardo Sueiro em Qui 20 Dez 2012, 11:55

partícula apassivadora (e então estaria errado)
Penso que esteja correto sim ...

Eu responderia:
O erro consiste em não fazer concordância entre sujeito e verbo.

Mas respondendo sua dúvida: alguns gramáticos já aceitam o "se" como i.i. do sujeito para o verbo alugar
Nos demais caso, segue apenas válido o que foi dito no post do Rihan.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagem por Leonardo Sueiro em Qui 20 Dez 2012, 12:09

Mas vou discordar em um comentário do grande Rihan

criam-se "regras", justamente para não haver dúvidas na frase

Na verdade, os gramáticos criam regras porque eles são um bando de ... cheers Laughing
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagem por DaviBahia em Qui 20 Dez 2012, 12:20

As regras, no contexto da oralidade, não necessariamente, a depender da situação, devem ser seguidas rigorosamente. Entretanto, em determinados textos, a norma culta é fundamental.

Por isso, discordo da tendência à desordem e ao liberalismo gramatical.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Leonardo Sueiro em Qui 20 Dez 2012, 12:45

Aponte uma necessidade para cada um dos tópicos abaixo:

1) colocação pronominal
2) proibição do uso de pronomes pessoais do caso reto como objeto direto
3) classificação do sujeito

Citei apenas três que vieram na minha mente. Quero deixar bem claro que não sou a favor de uma anarquia gramatical e nem que sou contra as três regras acima. Mas, se você responder aos três itens com argumentos convincentes, quem sabe eu discorra sobre meu ponto de vista.

Esse pedido que fiz é para fazer a distinção: você realmente acredita na importância de todas as regras existentes ou foi alienado por professor de português?. Caso você se encaixe no primeiro, estou de mente aberta para mudar minha opinião, se você me convencer!!! Very Happy
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagem por Giiovanna em Qui 20 Dez 2012, 13:02

Eu acredito que deva haver as regras gramaticais. Afinal, eu acho que as regras """"deveriam ser feitas para nos ajudar"""" e assim unificar a língua. Mas também acredito que não deve-se levar tudo a rigor. Aliás, é muito dificil encontrar Alguém que siga todos os preceitos e regras da língua que estão devidamente relatadas.

Também sou contra a ausência total de regras, mas acredito que algumas formalidades não são necessárias. Não vejo problema algum em falar "Te amo" ao invés de "Amo-te", por exemplo.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por DaviBahia em Qui 20 Dez 2012, 13:04

É uma simples questão de padrão. Simplesmente isso. Os anarquistas que me perdoem, mas alguns aspectos devem ser muito bem padronizados e controlados.

Admito que algumas regras podem ser questionadas e inclusive modificadas (ex.: proibição do uso de pronomes pessoais do caso reto como objeto direto). Porém, não podemos confundir questionamento com desprezo... Eu não estou afirmando que você está desprezando as regras gramaticais, porém, vejo muitas pessoas atualmente tentarem propagar uma verdadeira desordem gramatical.

Na minha opinião, a palavra-chave da gramática é momento. Há determinado momento em que é necessário utilizar a norma culta, enquanto há outros momentos em que essa norma não chega a ser fundamental.

Obs.: por favor, não confundam norma culta com formalismo. Este formalismo, inclusive, em alguns momentos, chega a ser absolutamente irrisório e ridículo, além de, em muitos casos, estar de encontro à própria norma culta (exemplo: "O senhor não havia me entregue o apartamento"). A norma culta, de fato, pode ser extremamente simples.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por DaviBahia em Qui 20 Dez 2012, 13:09

OBS.: quanto eu utilizo o termo "anarquistas", admito que a utilizo como o senso comum utiliza, como quase todos utilizam.

Eu sei que anarquia não é igual à bagunça. Sei muito bem disso pois já tive a oportunidade de estudar o assunto.

Então, por favor, caso haja algum anarquista aqui, não precisa me corrigir, rsrsrs cheers
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por DaviBahia em Qui 20 Dez 2012, 13:13

Só para complementar os últimos comentários feitos por mim, apresento a vocês um texto (mito ou não, não importa) relacionado a um dos maiores cientistas da História (Michael Faraday). Esse texto com certeza tem tudo a ver com o que estamos discutindo.

"Há relatos de um evento supostamente ocorrido com Faraday que é usado até hoje como forma de satirizar aqueles que não conseguem encontrar relevância em trabalhos de pesquisa básica, como os realizados por Faraday. Certa vez Faraday recebeu uma visita da rainha da Inglaterra em seu laboratório. Quando a rainha lá chegou, Faraday logo se pôs a mostrar-lhe todas as suas invenções e descobertas. Ao terminar a demonstração a rainha perguntou:

- Mas para que servem todas essas coisas?

Ao que o sábio físico respondeu:

- E para que serve um bebê?"

FONTE: Wikipédia.

Afinal, muito se pergunta para que servem as regras gramaticais. Agora, eu pergunto: "Para que serve um bebê?" rsrsrsrsrsrs cheers
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por DaviBahia em Qui 20 Dez 2012, 13:16

@Giiovanna escreveu:Eu acredito que deva haver as regras gramaticais. Afinal, eu acho que as regras """"deveriam ser feitas para nos ajudar"""" e assim unificar a língua. Mas também acredito que não deve-se levar tudo a rigor. Aliás, é muito dificil encontrar Alguém que siga todos os preceitos e regras da língua que estão devidamente relatadas.

Também sou contra a ausência total de regras, mas acredito que algumas formalidades não são necessárias. Não vejo problema algum em falar "Te amo" ao invés de "Amo-te", por exemplo.

Concordo com você em tudo que disse.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: