PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Física Clássica 3ª edição

3 participantes

Ir para baixo

Física Clássica 3ª edição Empty Física Clássica 3ª edição

Mensagem por mahriana Seg 17 Dez 2012, 18:53

Gostaria de saber se algum de vocês já teve contato ou recomenda o livro "Física Clássica" Volume 3 - Caio Sérgio Calçada e José Luiz Sampaio. Trata-se de uma edição revisada que concentra os cinco volumes de física da edição anterior em 3 volumes, que parecem muito atrativos
Em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , podemos ver a opinião incentivadora dos autores sobre o novo trabalho.

Nunca utilizei as edições anteriores então nem mesmo sei se é uma boa coleção (para preparação IME ITA).Seria um bom negócio além de utilizar esse livro optar pela versão 2013 dele??

Aliás há tambem uma nova edição do "Tópicos de física" [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , recomendado aqui em diverso outros tópicos .É uma boa opção esse novo livro?
mahriana
mahriana
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 28
Localização : sao paulo brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Física Clássica 3ª edição Empty Re: Física Clássica 3ª edição

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 17 Dez 2012, 20:45

Poxa, muito legal saber dessa, mahriana! Smile

Bem, eu tenho os livros de Óptica/Ondas e de Eletricidade da 2a edição, quero ITA e tals... Acho ele muito bom em teoria, e os exercícios também são bons (não tãão bons, mas ainda assim bons, alguns realmente difíceis, espero que nessa nova edição eles tenham pego uma leva de exercícios mais complicados). Em comparação com os outros livros, são muito mais páginas por assunto, apesar de as páginas serem menores.
O Sampaio e o Calçada já tinham lançado um livro de física em três volumes, mas não colocaram como sendo parte da coleção Física Clássica, mas sim, da Universo da Física, que algumas escolas públicas até chegaram a adotar. O Universo, pelo pouco que vi dele, tinha vários exercícios tirados do Física Clássica, mas era uma versão que cortava alguns assuntos (ondas, se não me engano, era ridículo de tão básico), gastava muito tempo explicando o simples, e a quant. de exercícios de aprofundamento fora dividida por 3. Ficou um livro muito normal, um Ramalho/Nicolau/Toledo da vida.
Bem, realmente achei muito bom saber que eles reformularam o livro. Essas edições novas deixam todo mundo com o pé atrás pois nem sempre as editoras reformulam para melhor (não acredito que vá ser o caso dessa coleção, depois do comentário dos autores). O livro um parece estar com uma quantidade legal de páginas, já o livro três... (ainda mais que eles adicionaram física moderna... vish... pra você ter ideia, só o física clássica de eletricidade tem 584 folhas que não são A4, mas não deixam um espaço vazio). Bom, quantidade de páginas não permite avaliar nada de modo muito preciso, o certo é olhar o livro por dentro pra afirmar algo (ainda mais esse que tem CD... apesar que nem sempre esses CDs tem algo realmente útil), mas ao menos serve como uma referência né.

Se eu fosse você... (mas não sou, é bom deixar isso claro Smile )
eu procurava por comprar o volume de eletricidade (que é o que você precisa, certo? volume 3, você disse) da 2a edição do física clássica com alguma pessoa ou em algum sebo por um preço mais em conta (paguei 50 reais no meu de eletricidade e veio quase que novo). Se eu tivesse que comprar novo mesmo, da loja, aí eu entrava no Buscapé, procurava pelo Física Clássica volume 3 (da nova edição), e comprava ele com cupom-desconto do buscapé por 120 reais + frete.
Agora, se você vai comprar a coleção toda, eu compraria já o volume 01 da edição nova, e se achasse ele bem completo eu compraria os outros volumes.

Talvez depois que eu estudar por esses livros meus, eu venda eles e compre essa edição nova, se ela for mesmo boa, nem que seja pra ficar pegando poeira (brincadeira xD)... parece bem bonita.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Física Clássica 3ª edição Empty Re: Física Clássica 3ª edição

Mensagem por mahriana Seg 17 Dez 2012, 21:30

Depois de ver diversas recomendações sobre livros para preparação ITA IME eu pensei em fazer o seguinte: pular o "volume 1" de física(seja do Tópicos ou até mesmo este do Calçada) e ir direto para os livros de mecânica do Renato Brito, que embora eu nunca tive pego em mãos pra dar uma olhada, dizem que essencial para esses vestibulares e tratam muito bem de mecânica.

Aí para a área digamos "não mecânica" procurava encontrar uma coleção muito boa que reunisse teoria adequada e aprofundada e com bons exercícios, visto que ja vi muito se dizer que o Tópicos de física até é bom mas não para exercícios.Enfim essa é a minha preocupação, por estudar sozinha preciso de um conteúdo que me desse segurança não apenas quanto a teoria mas quanto aos exercícios (fazendo com que ambos se adequem) para não ter ver toda a teoria e depender apenas de exercícios aleatórios de outros lugares.

Quanto a comprar uma coleção de física realmente pra mim é interessante por que só não digo que não tenho nada de material de física porque tenho um livro aqui de ensino médio(daqueles que "milagrosamente" colocam o conteúdo da física toda em 500 páginas
ridículo de tão básico
) .
Enfim já que penso que tenho que ter pelo menos 1 coleção de física, esta tem de ser boa e a pergunta é se esta nova do Calçada e Sampaio é uma boa investida....

Como não tenho experiencia no assunto será que vale a pena "pular" essa etapa do volume 1 e ir direto aos de mecânica do Renato Brito ou para acompanhar esses últimos livros tenho que ter uma base forte?
mahriana
mahriana
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 28
Localização : sao paulo brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Física Clássica 3ª edição Empty Re: Física Clássica 3ª edição

Mensagem por Dino Marques Sáb 30 Mar 2013, 08:47

O livro Fisica Classica 3 ediçao 2012 tem exercicios DE VESTIBULARES NO LIVRO ou os exercicios de vestibular estao somente no CD ?
No livro sao exercicios so dos autores da obra ?

Quem tem ou ja viu esse livro pode nos contar sobre isso ?

Abçs !!!

Dino Marques
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/03/2013
Idade : 51
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Física Clássica 3ª edição Empty Re: Física Clássica 3ª edição

Mensagem por Matheus Bertolino Dom 31 Mar 2013, 19:42

No livro (, obviously).
Não, tem dos autores e de vestibulares também.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Física Clássica 3ª edição Empty Re: Física Clássica 3ª edição

Mensagem por Dino Marques Qui 06 Jun 2013, 19:36

Comprei esse livro e devolvi, gostei mais do topicos de fisica 2012.
Achei a teoria do vol. 1 meio sucinta em alguns pontos, no topicos achei melhor.
Em ambos os livros, alias, em todos os livros didaticos de EM os exercicios estao com a letra menor que a da teoria, coisa que eu desaprovo.
Os autores falam que e pra autodidata. Deve ser por causa das questoes resolvidas, mas preferi o topicos.
Sei la, vai de cada um.
O CD do livro achei fraco, num tem muita coisa, pelo menos, que eu tenha percebido. O plus pra imprimir e da gente ?
Poderiam fazer 3 livros com umas 800 pp cada um que cabia tudo.

Abçs !

Dino Marques
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/03/2013
Idade : 51
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Física Clássica 3ª edição Empty Re: Física Clássica 3ª edição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos