PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo elétrico no interior de um esfera isolante

2 participantes

Ir para baixo

Campo elétrico no interior de um esfera isolante Empty Campo elétrico no interior de um esfera isolante

Mensagem por caroline 01 Seg 03 Dez 2012, 15:28

Campo elétrico no interior de um esfera isolante Imagemjxqu

Uma esfera isolante,de raio R,encontra-se uniformemente carregada em todo o seu volume com uma carga total Q.Isso significa que temos cargas elétricas uniformemente espalhadas desde o centro da esfera isolante até a sua superfície.Determine a intensidade do campo elétrico E gerado por essa esfera eletrizada em pontos internos à mesma ,localizados a uma distãncia genérica x do seu centro,com x ≤ R.

Durante a resolução me deparo com a figura acima, mas não entendo o porquê da função ser linear apenas até R. Já que K,Q e R são constantes.

resposta E=(K.Q/R^3).x, válido para 0≤ x≤ R

caroline 01
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 30
Localização : São José do Rio Preto,São Paulo,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico no interior de um esfera isolante Empty Re: Campo elétrico no interior de um esfera isolante

Mensagem por Euclides Seg 03 Dez 2012, 15:48

O campo interior será devido exclusivamente às cargas contidas no volume de raio igual a x.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico no interior de um esfera isolante Empty Re: Campo elétrico no interior de um esfera isolante

Mensagem por caroline 01 Seg 03 Dez 2012, 16:49

Muito obrigada..

caroline 01
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 30
Localização : São José do Rio Preto,São Paulo,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico no interior de um esfera isolante Empty Re: Campo elétrico no interior de um esfera isolante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos