PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seleção natural (opnião sobre resposta)

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Giiovanna Sex 30 Nov 2012, 23:23

O que Charles Darwin entendia por seleção natural? Explique, com base na hipótese da seleção natural, o fato de muitos animais árticos adquirirem pelagem branca durnte o inverno.

Minha resposta: A seleção natural é entendida como um conjunto de fatores impostos pelo meio e que exercem pressões sob os indivíduos, selecionando-os de acordo com suas características favoráveis à adaptação no ambiente.
Os animais árticos que adquirem pelagem branca no inverno são um exemplo do fenômeno descrito, uma vez que por adquirirem essa pelagem em períodos de neve, camuflam-se no ambiente, ficando, desta maneira menos sucetíveis à predadores e garantindo o sucesso adaptivo.


Minha resposta está um pouco diferente da do gabarito. Alguém pode me dar uma opnião sobre ela ou acrescentar algo a mais? Peço que, caso façam alguma modificação, façam na minha resposta original, se faltar alguma coisa.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 08:09

Está tudo ok


A única coisa errada é o próprio enunciado:




"O que Charles Darwin entendia por seleção natural? Explique, com base na hipótese da seleção natural, o fato de muitos animais árticos adquirirem pelagem branca durnte o inverno."


Isso é uma visão Lamarckista e não Darwinista. Não é o meio que faz os animais mudarem sua pelagem, ou seja, eles não adquirem pele branca só no inverno. Eles adquirem sempre, mas é no inverno que essa característica é selecionada de forma positiva.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Giiovanna Sáb 01 Dez 2012, 10:12

Leonardo Sueiro escreveu:Está tudo ok


A única coisa errada é o próprio enunciado:




"O que Charles Darwin entendia por seleção natural? Explique, com base na hipótese da seleção natural, o fato de muitos animais árticos adquirirem pelagem branca durnte o inverno."


Isso é uma visão Lamarckista e não Darwinista. Não é o meio que faz os animais mudarem sua pelagem, ou seja, eles não adquirem pele branca só no inverno. Eles adquirem sempre, mas é no inverno que essa característica é selecionada de forma positiva.

Que maravimha, fuvest sempre inovando. Achei estranho isso mesmo, mas pensei que era uma muda de pelo comum, assim como ocorre com outras espécies. Obrigada Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 12:28

mas pensei que era uma muda de pelo comum

Tem razão. Erro meu. Eu li a questão de forma precipitada e interpretei outra coisa.

Imaginei algo como: O animal A é marrom. Chegou o inverno e ele ficou branco como resposta à estação.
Mas a questão realmente fala de muda.

Essa muda realmente existe
Seleção natural (opnião sobre resposta) Animal-camouflage-7
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Polar Sáb 01 Dez 2012, 18:33

Eu não sabia que alguns animais mudavam de cor no inverno! Fui dar uma pesquisada, e achei alguns mini-artigos, com alguns animais, achei interessante:

canalazultv*.ig.*com.*br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=231

ciencia.*hsw.*uol.*com.*br/camuflagem-animal2.htm

Voltando ao assunto do tópico, como o Leonardo disse acima, sua resposta está certinha, na minha opinião, nada a acrescentar.
Polar
Polar
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 25
Localização : SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 18:37

A natureza é incrível. Very Happy
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 18:51

O ENEM cometeu o mesmo erro da FUVEST, com uma visão lamarckista.

LINK: http://estaticog1.globo.com/2012/vestibular/enem/anglo/Q47.pdf

Parabéns FUVEST! Parabéns ENEM! Admitem a versão darwinista como a correta, cobram bastante isso do aluno, mas continuam com uma visão lamarckista.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Giiovanna Sáb 01 Dez 2012, 19:03

Leonardo Sueiro escreveu:
mas pensei que era uma muda de pelo comum

Tem razão. Erro meu. Eu li a questão de forma precipitada e interpretei outra coisa.

Imaginei algo como: O animal A é marrom. Chegou o inverno e ele ficou branco como resposta à estação.
Mas a questão realmente fala de muda.

Essa muda realmente existe
Seleção natural (opnião sobre resposta) Animal-camouflage-7

Que fofinho Razz
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 02 Dez 2012, 17:10

Giiovanna escreveu:
Leonardo Sueiro escreveu:
mas pensei que era uma muda de pelo comum

Tem razão. Erro meu. Eu li a questão de forma precipitada e interpretei outra coisa.

Imaginei algo como: O animal A é marrom. Chegou o inverno e ele ficou branco como resposta à estação.
Mas a questão realmente fala de muda.

Essa muda realmente existe
Seleção natural (opnião sobre resposta) Animal-camouflage-7

Que fofinho Razz

Fofinho? É porque você não o viu devorando esse carinha aqui *-*:
http://3.bp.blogspot.com/_SrXQjKMxlRo/S7iZanBmevI/AAAAAAAAAJU/lBSxBAGhhn4/s1600/coelhinho.jpg

Razz
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por RobertoPatricio Qui 21 Fev 2013, 01:56

Você poderia ter falado que os animais que não tem o gene para essa mudança de cor teriam menos chances de sobreviver no meio, sendo essa a seleção que Darwin se referia

RobertoPatricio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 160
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza Ce

Ir para o topo Ir para baixo

Seleção natural (opnião sobre resposta) Empty Re: Seleção natural (opnião sobre resposta)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos