(ITA) VIDAS SECAS

Ir em baixo

(ITA) VIDAS SECAS Empty (ITA) VIDAS SECAS

Mensagem por B-Johnn em Qua 28 Nov 2012, 20:58

41 traços da C realista-naturalista da litera- Certos vertente tura brasileira renascem com força nos anos 30 do século XX. Um marco desse renascimento é a publi- cação, em 1938, do livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, romance acerca do qual é possível dizer:





I. Ele registra com nitidez as seqüelas da miséria sobre uma família pobre de retirantes nordestinos, miséria essa que acaba levando as personagens a um está- gio de degradação moral.

ll. Diferentemente da narrativa realista do século XIX, o tema desse livro não é mais o adultério feminino e as relações de interesse que marcam a classe bur- guesa, mas sim as condições precárias de pessoas humildes do sertão brasileiro.

III.Apesar de as personagens viverem em condições desumanas, elas mantêm a sua dignidade e não per- dem o seu caráter nem a sua humanidade.


Está(ao) correta(s): a) I e ll. b) I e Ill. c) II e III. d) apenas Ill. e) todas.

Há vários gabaritos pela net, inclusive os gabaritos do etapa e do positivo diferem
B-Johnn
B-Johnn
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 39
Localização : Salvador

Voltar ao Topo Ir em baixo

(ITA) VIDAS SECAS Empty Re: (ITA) VIDAS SECAS

Mensagem por Leonardo Sueiro em Qua 28 Nov 2012, 21:13

É fácil entender o porquê de vários gabaritos discordarem. Como de costume, o ITA usa termos imprecisos e sentenças com várias possibilidades de interpretações. Na primeira proposição, por exemplo, a "degradação moral" pode ser analisada sob vários ângulos. Não vejo problema nenhum em interpretá-la como correta partindo do pressuposto de que "moral" foi usada no sentido de "conjunto de regras criadas por um grupo". Dessa forma, poderíamos pensar no Fabiano cogitando abandonar o filho em um local cheio de bichos. Tudo bem que ele se arrepende, mas esse fato vai ao encotro do que diz a questão: miséria gerando degradação moral. Embora sejam as circunstâncias que o fizeram pensar sobre largar o filho, isso não deixa de ser uma atitude contrária ao padrão criado pelos grupos sociais, mesmo os sertanejos. A primeira, para mim, é verdadeira.

Na segunda não há o que discutir. É verdadeira.

Nessa terceira, o ITA se superou. O que seria "perder a humanidade e o seu caráter"? É impossível fazer tal avaliação no livro.

Marcaria I e II ou anularia a questão.


Obs.: Essa é minha opinião.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 26
Localização : Santos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum