PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Botânica

3 participantes

Ir para baixo

Botânica Empty Botânica

Mensagem por DaviBahia Ter 20 Nov 2012, 16:12

(Enem/2012) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas
no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos
períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema,
essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.
As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse
grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
A) Cascas finas e sem sulco ou fendas.
B) Caules estreitos e retilíneos.
C) Folhas estreitas e membranosas.
D) Gemas apicais com densa pilosidade.
E) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

MINHA ANÁLISE

Após ter visto essa questão do ENEM, procurei livros de Biologia que tivessem conteúdo suficiente para avaliar essa questão. Não achei nenhum livro. Já estudei Botânica por diversos livros de Ensino Médio e ainda não consegui entender essa questão. Quem já leu sobre Botânica, em livros de Ensino Médio, provavelmente concordará comigo que nunca ou quase nunca leu expressões como "...densa pilosidade" e outras expressões utilizadas nessa questão.

Do que se trata, afinal, essa questão? Que assunto específico de Botânica devo estudar? Alguém tem um site, uma indicação de livro, que tenha exatamente esse assunto de adaptação vegetal aos diferentes biomas?

É isso... já li sobre transpiração, tecidos, fotossíntese, enfim... já estudei diversos assuntos em Botânica, porém, não tive condições de interpretar essa questão do ENEM.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

giuliaventorim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Botânica Empty Re: Botânica

Mensagem por Giiovanna Ter 20 Nov 2012, 17:50

Essa questão trata de plantas xeromórficas, típicas de climas secos. Procure um pouco sobre isso, aqui tem um link bastante interessante sobre as plantas e seus tipos de folhas, que foram selecionadas pelo meio ao longo da evolução (ap contrário do que diz o enunciado, se cosiderarmos Darwin) e tornaram-se típicas de certos biomas:
http://www.colegioweb.com.br/biologia/estrutura-da-folha-e-o-meio-ambiente.html

Lembre-se de pesquisar um pouco sobre o cerrado e os demais biomas brasileiros. Com as características desses locais poderá responder a questão sem dificuldades.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Botânica Empty Re: Botânica

Mensagem por DaviBahia Ter 20 Nov 2012, 19:29

Entendi...

Muito obrigado,

Tive dificuldade em encontrar livros que abordassem diretamente o conteúdo relacionado a essa questão do ENEM.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Botânica Empty Re: Botânica

Mensagem por DaviBahia Ter 20 Nov 2012, 19:32

Só um detalhe (perdoe-me se eu estiver exigindo muito 🐰 ..): esse link que me enviou não têm os termos pelos quais eu tinha interesse.

Perceba como foi feita a questão do ENEM que eu apresentei... com termos que quase não são falados na maioria das salas de aula.

Já tinha estudado "tudo" (muitas aspas, rsrs) de Botânica para Ensino Médio, mas não consegui fazer essa questão.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Botânica Empty Re: Botânica

Mensagem por Giiovanna Ter 20 Nov 2012, 20:03

Creio que você se refira aos termos das alternativas.

A) Cascas finas e sem sulco ou fendas.
Uma planta que vive em clima seco quer evitar a perda de água. Uma casca fina e perfeitamente lisa seria, então, tudo o que a planta não quer, pois deixa seus tecidos internos expostos e, consequentemente, expostos à perda de água.

B) Caules estreitos e retilíneos.
Uma planta do cerrado tem caules curvos devido ao regime de falta de água aos quais está submetida.

C) Folhas estreitas e membranosas.
Folhas estreitas sim pois tem menor superfície de contato. Já membranosas são folhas maleáveis. As folhas do cerrado são rigidas e recobertas por grande camada para evitar a perda de água.

D) Gemas apicais com densa pilosidade.
As pilosidades (como se fossem pelos) protegem a planta da perda de água.

E) Raízes superficiais, em geral, aéreas.
Essa o examinador já estava desesperado Razz. Raízes aéreas ou pneumatóforas são raízes de plantas de mangue, ou seja, terrenos alagados. Não teria o por que da planta ter raízes aéreas, já que deve ser o contrário. As raízes devem ser extremamente profundas para buscar água em solos úmidos.

Veja que a questão trata-se não só de botânica, mas também de um pouco de bom senso quanto ao clima do cerrado, já explicado no enunciado. Bastava selecionar as características convenientes

Não tem como você saber tudo de botânica, e ler muito não adianta para essa questão. Aliás, eu sou péssima em botânica e essa questão, se você fizer uma boa interpretação, não exige demais.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Botânica Empty Re: Botânica

Mensagem por B-Johnn Dom 02 Dez 2012, 17:06

alguem pode me explicar a diferença entre xilema funcional e não funcional?
B-Johnn
B-Johnn
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 44
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Botânica Empty Re: Botânica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos