PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre cálculos (Motor elétrico)

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre cálculos (Motor elétrico) Empty Dúvida sobre cálculos (Motor elétrico)

Mensagem por Rock6446 Dom 18 Nov 2012, 20:09

Olá pessoal, tenho que fazer um trabalho sobre motor elétrico simples (bobina de cobre esmaltado, pilha, clips...). Eu achei que seria interessante efetuar alguns cálculos no trabalho escrito, mas não sei se é possível, ou se é muito trabalhoso. Alguns deles são:

Velocidades angular e linear da bobina (circular);
Potência dissipada pela bobina;
Resistência da bobina;
Campo magnético gerado pela bobina.

Claro que desprezando algumas coisas, como resistência interna, do fio de cobre etc.

Por favor me digam se é muito trabalhoso ou não, e se não for, peço a ajuda de como fazê-los. Obrigado pela atenção.

Rock6446
Rock6446
Jedi
Jedi

Mensagens : 242
Data de inscrição : 26/05/2012
Idade : 29
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre cálculos (Motor elétrico) Empty Re: Dúvida sobre cálculos (Motor elétrico)

Mensagem por hygorvv Seg 19 Nov 2012, 13:40

Se for desprezar as forças dissipativas, acho que não é tão complicado assim.
Siga pela lei de Ohm.
Meça a resistência da bobina, você conhece a tensão, após isso, calcule a potência dissipada P=U²/R.
O campo magnético B=μ.i/2R (no centro da bobina).
Velocidade angular - Imagino que aqui você tenha que fazer uma medição indireta, uma vez que para calcular o campo magnético gerado pelo imã será difícil. Uma ideia seria você amarrar um fio (bem fino, fio de costura) na ponta da bobina, e marque um tempo (30s é suficiente). Após isso, desenrole a linha, meça com uma régua. Assim você terá a velocidade linear (v=s/t).
Com a velocidade linear, você tem a angular
v=wR <-> w=v/R (meça o raio da bobina).

Claro que existirá os erros de medições, etc etc etc.

Enfim, espero que ajude.

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos