PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver.

3 participantes

Ir para baixo

Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver. Empty Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver.

Mensagem por RosanaC Qui 08 Nov 2012, 11:14

O último censo do IBGE revelou que a população brasileira cresceu aproximadamente 12%, entre os anos de 2000 a 2010. No mesmo período, a população urbana passou de 81% para aproximadamente 84% da população total. A partir dessas informações, podemos concluir que a população não urbana no período: Fonte: Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (adaptado)

(A) decresceu aproximadamente 8%.
(B) cresceu aproximadamente 12%.
(C) permaneceu aproximadamente com o mesmo percentual.
(D) cresceu aproximadamente 9%.
(E) decresceu aproximadamente 6%

RosanaC
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 29
Localização : Fortaleza, Ceará e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver. Empty Re: Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver.

Mensagem por Medeiros Sex 09 Nov 2012, 03:42

Seja p a população brasileira em 2000. Se a P.bras. cresceu 12%, então em 2010 ela é 1,12p.

Em 2000 a P.urb. valia 81%, logo valia 0,81p. Em 2010 ela vale 84% da pop.total, logo vale 0,84*1,12p.

A pop-não-urbana (P-n-urb) é a pop.total menos a pop.urb.
Em 2000 a P-n-urb = (1-0,81)p = 0,19p.
Em 2010 a P-n-urb = (1-0,84)*1,12p = 0,16*1,12p = 0,1792p.

A variação percentual da P-n-urb no período deve ser calculada em relação a 2000. Isso é feito da seguinte forma: valor atual menos o valor de referência (2000), dividido pelo valor de referência; multiplica-se por 100 para obter em porcentagem.



O sinal negativo indica que houve redução, decréscimo.
Portanto, entre 2000 e 2010 a população não urbana decresceu aproximadamente 6% ............ alternativa E.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10363
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver. Empty Re: Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver.

Mensagem por waypoint Sex 09 Nov 2012, 04:01

Medeiros,caso a questão não tivesse comentado sobre esses 12% de aumento(no início da questão) ela seria bem mais simples,porque se antes a população urbana era 81%,então,a rural seria 19% e como a população urbana passou para 84%,então,a população rural seria 16%,ou seja um decréscimo de aproximadamente de 16%.Parabéns,pela brilhante resolução e obrigado por ter me ensinado aquele teorema que tem na semelhança o qual´´ao relacionar lado com área devemos elevar o lado ao quadrado´´

Abraço.
waypoint
waypoint
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 624
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 36
Localização : João Pessoa-Pb Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver. Empty Re: Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver.

Mensagem por RosanaC Sex 09 Nov 2012, 08:49

Muito obrigada amigos, não era tão simples o quanto eu imaginava.

RosanaC
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 29
Localização : Fortaleza, Ceará e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver. Empty Re: Questão básica de porcentagem, mas eu não consegui resolver.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos