PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conversão em Cadeia

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Conversão em Cadeia

Mensagem por Convidado Sáb 03 Nov 2012, 11:09

É muito comum realizarmos simplificações em cadeia de modo que o denominador duma fração seja cancelado com o numerador da fração seguinte...

Conversão em Cadeia Gif

Mas o que eu gostaria de saber também é efetuar esse cancelamento em cadeia do ponto de vista geométrico... seria, então, alguma coisa desse tipo...



Como seria, então, a regra da cadeia para grandezas do tipo exponencial?

Obg!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por denisrocha Sáb 03 Nov 2012, 22:07

não consegui ler a igualdade que você postou, mas posso tentar lhe ajudar em algo:
numa equação exponencial você pode proceder da seguinte maneira (e deve haver outras, provavelmente):


Última edição por denisrocha em Sáb 03 Nov 2012, 22:50, editado 2 vez(es)
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagens : 381
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 29
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Elcioschin Sáb 03 Nov 2012, 22:20

denis

Cuidado com o ENEM e com o vestibular; acostume-se a escrever certo SEMPRE:

Não consegui ler a igualdade que você postou, mas posso tentar lhe ajudar em algo:
numa equação exponencial você pode proceder da seguinte maneira (e deve haver outras, provavelmente):

Esta é a maneira mais fácil de não errar

ou

Não consegui ler a igualdade que tu postaste, mas posso tentar te ajudar em algo:
numa equação exponencial tu podes proceder da seguinte maneira (e deve haver outras, provavelmente):
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por denisrocha Sáb 03 Nov 2012, 22:48

obrigado mais uma vez pelas correções Elcioschin, e sinta-se à vontade para isso sempre que me ver errando!

tenho o costume de digitar a letra inicial na forma minúscula pelo fato de tentar deixar as respostas um tanto parecidas com conversas informais, tendo assim uma leve melhora na compreensão da mensagem por vê-la de maneira simples desde o início Razz

mas fique tranquilo! jamais cometerei tal erro ao me deparar com cartas e mensagens formais!!!

mais uma vez, muito obrigado!
denisrocha
denisrocha
Fera
Fera

Mensagens : 381
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 29
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Convidado Dom 04 Nov 2012, 01:45

Elcioschin escreveu:denis

Cuidado com o ENEM e com o vestibular; acostume-se a escrever certo SEMPRE:

Não consegui ler a igualdade que você postou, mas posso tentar lhe ajudar em algo:
numa equação exponencial você pode proceder da seguinte maneira (e deve haver outras, provavelmente):

Esta é a maneira mais fácil de não errar

ou

Não consegui ler a igualdade que tu postaste, mas posso tentar te ajudar em algo:
numa equação exponencial tu podes proceder da seguinte maneira (e deve haver outras, provavelmente):

Que isso mestre? Você corrige o português do cara mas não me dá uma opinião matemática!?!?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Convidado Dom 04 Nov 2012, 01:53

Jhenrique,

o mestre Elcioschin é um cara que tem ajudado muita gente sem ganhar nada para isso. Veja a maturidade do colega denisrocha:

denisrocha escreveu:obrigado mais uma vez pelas correções Elcioschin, e sinta-se à vontade para isso sempre que me ver errando!

no fórum cada um é livre para responder apenas o que souber, ou desejar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Medeiros Dom 04 Nov 2012, 02:37

JHenrique,
não consigo "ver" essa igualdade que você indica ---->

eis como entendo ----->

Entendo que deve-se acatar o indicado pelos parênteses e não vejo como proceder à simplificação indicada por você.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10363
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Convidado Dom 04 Nov 2012, 02:48

Caio Mucio escreveu:Jhenrique,

o mestre Elcioschin é um cara que tem ajudado muita gente sem ganhar nada para isso. Veja a maturidade do colega denisrocha:

denisrocha escreveu:obrigado mais uma vez pelas correções Elcioschin, e sinta-se à vontade para isso sempre que me ver errando!

no fórum cada um é livre para responder apenas o que souber, ou desejar.

i) Não discordo de vc. Eu também sou um sujeito muito dependente do fórum e da vossa ajuda, inclusive já fui ajudado pelo Mestre ae.

ii) Para mim, não faz sentido vc ter citado que a resposta do Denis foi madura, a menos que...

iii) Desejo vem de motivação, a motivação pode ser boa ou má, portanto, nem todos os desejos são absolutamente incontestáveis.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Convidado Dom 04 Nov 2012, 03:04

Medeiros escreveu:JHenrique,
não consigo "ver" essa igualdade que você indica ----> [url=http://www.codecogs.com/eqnedit.php?latex=\\ [\sqrt[\not{b}]{a}^{\sqrt[\not{c}]{\not{b}}^{\sqrt[d]{\not{c}}}} = \sqrt[d]{a}][img]http://latex.codecogs.com/gif.latex?\\ [\sqrt[\not{b}]{a}^{\sqrt[\not{c}]{\not{b}}^{\sqrt[d]{\not{c}}}} = \sqrt[d]{a}[/img][/url]

eis como entendo -----> [url=http://www.codecogs.com/eqnedit.php?latex=\\ a^{\frac{1}{b}\cdot \left( b^{\left( \frac{1}{c}\cdot \left( c^{\frac{1}{d}\right )\right )\right )}}}]Conversão em Cadeia Gif[/url]

Entendo que deve-se acatar o indicado pelos parênteses e não vejo como proceder à simplificação indicada por você.

Gente, isso foi só um exemplo mto absurdo!!! kkkkkkk
Eu sabia desde o princípio que não faz sentido...

Suponha a seguinte raiz:

A ideia é análoga à da regra da cadeia, como faço uma conversão em cadeia entre os difenciais? Talvez nem seja por raiz, seja por logaritmo, não sei... mas creio que algum físico já precisou, um dia, converter grandezas do tipo exponencial...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Elcioschin Dom 04 Nov 2012, 12:12

Jhenrique

Não respondí de imediato por questão de falta de tempo. Achei a questão interessante e precisava de tempo para pensar.

Tente descobrir uma lei de formação para apenas um radical, para dois radicais e para três radicais como é o seu exemplo, e não cheguei a conclusão alguma, nem trabalhando com expoentes nem com logaritmos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conversão em Cadeia Empty Re: Conversão em Cadeia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos