PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre força que atua na espira circular nessa situação

Ir para baixo

Dúvida sobre força que atua na espira circular nessa situação Empty Dúvida sobre força que atua na espira circular nessa situação

Mensagem por williamrota Seg 08 Out 2012, 21:13

Uma espira circular está caindo em cima de uma imã. As linhas de indução magnética desse imã são verticais e vão de baixo para cima tocado na espira perpendicularmente. O exercício fala que dependendo do material que é feito a espira (alumínio, plástico, cobre), uma força atuará sobre ela.

Obs: Essa força não será aquela perpendicular à velocidade e ao campo magnético?? Mas como pode estar na mesma direção da velocidade da espira...? Alguém me ajudaria a entender? É referente ao conteúdo da força eletromotriz induzida, mas não estou compreendendo de onde ela vem e para onde vai...

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre força que atua na espira circular nessa situação Empty Re: Dúvida sobre força que atua na espira circular nessa situação

Mensagem por Convidado Ter 09 Out 2012, 14:33

williamrota escreveu:Uma espira circular está caindo em cima de uma imã. As linhas de indução magnética desse imã são verticais e vão de baixo para cima tocado na espira perpendicularmente. O exercício fala que dependendo do material que é feito a espira (alumínio, plástico, cobre), uma força atuará sobre ela.

Obs: Essa força não será aquela perpendicular à velocidade e ao campo magnético?? Mas como pode estar na mesma direção da velocidade da espira...? Alguém me ajudaria a entender? É referente ao conteúdo da força eletromotriz induzida, mas não estou compreendendo de onde ela vem e para onde vai...
Não é a mesma coisa, embora ambas sejam forças magnéticas.

Quando há movimento relativo entre uma espira de material condutor e um campo magnético, o fluxo magnético que atravessa a espira varia, induzindo uma corrente elétrica na espira. Essa corrente, por sua vez, origina outro campo magnético no interior da espira que será o responsável pela força sobre a espira.

Eu acho que o eletromagnetismo tem muito de "bruxaria" ...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos