PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exercício velocidade pontos da onda

2 participantes

Ir para baixo

Exercício velocidade  pontos da onda Empty Exercício velocidade pontos da onda

Mensagem por williamrota Sáb 29 Set 2012, 16:08

A figura abaixo representa uma onda harmônica que se propaga, para a direita, em uma corda homogênea. No instante representado, considere os pontos da corda indicados: 1, 2, 3, 4 e 5. Assinale a afirmativa correta.
a) Os pontos 1 e 3 têm velocidade nula
b) Os pontos 2 e 5 têm velocidade máxima
c) O ponto 4 tem velocidade maior que o ponto 1
d) O ponto 2 tem velocidade maior que o ponto 3
e) Os pontos 1 e 3 têm velocidade máxima
Exercício velocidade  pontos da onda 9308

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Exercício velocidade  pontos da onda Empty Re: Exercício velocidade pontos da onda

Mensagem por Euclides Sáb 29 Set 2012, 16:13

Cada ponto da corda realiza um MHS na vertical. Os pontos 2 e 5 representam os extremos da amplitude onde ocorre inversão do movimento: velocidade zero.

Os pontos 1 e 3 são os pontos onde a força restauradora inverte o sentido: velocidade máxima.

alternativa e)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Exercício velocidade  pontos da onda Empty Re: Exercício velocidade pontos da onda

Mensagem por williamrota Dom 30 Set 2012, 21:26

Olá Euclides; Mas cada um desses pontos continuará onde se encontra, quer dizer, conforme as linhas nodais e ventrais vão se propagando, cada ponto da corda permanece onde está, sem subir ou descer: se está no vértice, fica no vértice todo o tempo, por exemplo?

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Exercício velocidade  pontos da onda Empty Re: Exercício velocidade pontos da onda

Mensagem por Euclides Dom 30 Set 2012, 21:35

Cada ponto da corda faz parte da corda e não pode sair do seu lugar ao longo dela. Apenas sobe e desce.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Exercício velocidade  pontos da onda Empty Re: Exercício velocidade pontos da onda

Mensagem por williamrota Dom 30 Set 2012, 22:57

É claro, quando disse ''sair do lugar'', me referi claramente em subir e descer... Mas a pergunta foi se os pontos continuarão em cima ou em baixo em um pulso contínuo. No meu livro há uma imagem com duas ondas coerentes (ainda não compreendi bem essa definição, principalmente sobre ''as mesmas diferenças de fase'' na qual uma sujeita a outra) se chocando, e ao transcenderem-se elas fazem um encontro construtivo continuamente na mesma região, ou seja os pontos de uma ficam ''estáticos''... Por isso a pergunta. Muito obrigado se tirar essa dúvida.

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Exercício velocidade  pontos da onda Empty Re: Exercício velocidade pontos da onda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos