Matemática?

Ir em baixo

Matemática? Empty Matemática?

Mensagem por ChaosTheory em Seg 03 Set 2012, 22:06

Boa noite a todos.

Eu estou atualmente cursando o segundo ano do Ensino Médio, e uma questão que está martelando muito na minha cabeça atualmente é sobre que profissão escolher. Por algum tempo tive a ideia fixa de Engenharia Aérea, contudo, depois de pesquisar aqui e ali acho que não seria algo que eu realmente gostaria de fazer.

Acabo pensando em entrar na Egenheria Mecânica, que parece um curso bem divertido para quem gosta de matemática e física. Mas o que realmente me faria feliz por assim dizer, seria cursar matemática. Sou apaixonado pela rainha das ciências (que nem chega a ser uma, mas enfim), contudo, penso em como seria minha vida depois de formado. Eu não teria problema em dar aulas, mas o salário é triste... Na área de pesquisa sempre vejo falar da falta de investimento governamental.

Não tenho receio em afirmar que dinheiro para mim importa muito na profissão que eu escolher, eu tenho vontades como viajar para a Europa e passar uma semana na Louvre etc., e penso que, depois que tiver uma profissão formada em alguma área que me de tal remuneração, posso até cursar matemática, ou aprender sozinho mesmo, como um hobbie. Mas chega de ladainha, a questão que eu quero levantar é a seguinte: como você enxergam a profissão de matemático no Brasil? Vocês acham que vale a pena? Como vocês encaram a dicotomia entre ganhar dinheiro e fazer o que se gosta? Alguém já enfrentou algo assim aqui no fórum? Como se decidiu?

Enfim, eu gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito, afinal de contas, como disse um amigo: "Escolher a profissão certa para você é mais difícil que passar no próprio ITA."

Obrigado pela atenção de todos.
ChaosTheory
ChaosTheory
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

http://cantofilosofico.tumblr.com

Matemática? Empty Re: Matemática?

Mensagem por Matheus Bertolino em Seg 03 Set 2012, 22:32

Chaos, dá uma olhada, acho que pro seu caso é algo a se levar em consideração:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Nat' em Seg 03 Set 2012, 23:09

Olá ChaosTheory,
Também já passei por essa fase, escolher a profissão certa é tarefa bem difícil...

Primeiro eu achava que queria direito, depois pscologia, aí quiz economia, logo após engenharia química, e enfim me decidi. Quero engenharia mecânica aeronáutica,no ITA. Hoje, após ter tido uma breve experiência em um curso de engenharia, tenho certeza que é isso mesmo que eu quero!

"Como vocês encaram a dicotomia entre ganhar dinheiro e fazer o que se gosta?"
Eu consegui concliar os dois, como você disse " engenheria Mecânica parece um curso bem divertido para quem gosta de matemática e física"... Como eu queria um curso que envolvesse matemática e física, escolhi este pois, acho que com o salário de um engenheiro dá para levar uma vida do jeito que eu planejo.

Sou muito fã de matemática e também de física... Mas concordo com você, se for pensar em relação ao dinheiro, cursar matemática ou física no Brasil fica complicado...
Você já pensou na possibilidade de prestar vestibulares internacionais?
Eu ouvi falar que fora do Brasil, esses cursos "dão mais futuro" que aqui...

Bom... De qualquer forma boa sorte na sua escolha, e "bora lá estudar"! Very Happy

Nat'
Nat'
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Euclides em Seg 03 Set 2012, 23:29

Olá Chaos Theory,

Como vocês encaram a dicotomia entre ganhar dinheiro e fazer o que se gosta? Alguém já enfrentou algo assim aqui no fórum? Como se decidiu?
Uma profissão é algo que você vai fazer todos os dias por 40 anos. É por aí que você deve procurar a medida da sua felicidade.

Ser físico, engenheiro, ou matemático implica viver toda a plenitude da realidade de cada profissão. Eu fui geólogo. Gostar da ciência geológica demanda gostar de passar meses no meio do mato, longe de amigos e da família, enfrentar condições adversas em regiões difíceis, abrir mão de conforto e vai por aí... meio como um Indiana Jones.

Eu sempre me senti bem com tudo isso. É claro que o tempo passa e você tem de ir galgando posições para evoluir e isso tem de chegar junto com a idade, quando não dá mais prá ficar longe de família e é preciso crescer financeiramente. Isso ocorre em todas as profissões.

Escolher uma profissão é escolher um modo de vida. Procure sua felicidade no seu modo de vida.

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por ChaosTheory em Ter 04 Set 2012, 17:34

Muito obrigado pelas respostas Matheus Bertolino, Nat' e Euclides.

Sobre o projeto da Comvest, Matheus, achei bem interessante a lógica que eles usam, pesquisarei mais a respeito.

Nat', o possibilidade de um vestibular internacional ainda não havia passado pela minha cabeça. Isso me lembrou até a conciliação entre o ITA e o MIT. Vou pesquisar a respeito e ver o que acho da possibilidade e condições.

Putz Euclides, sua resposta realmente me fez pensar, serão todos os dias de muitas décadas no meu futuro. E é aí que eu penso que passar os próximas décadas da minha vida contribuindo com o desenvolvimento da matemática no séc. XXI seria algo fascinante.

É uma velha questão delicada que persiste antes, durante e depois dos cursos superiores até onde eu sei, enfim, muito obrigado pessoal.
ChaosTheory
ChaosTheory
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

http://cantofilosofico.tumblr.com

Mensagem por LucasIME em Ter 04 Set 2012, 20:27

Olha, vou te falar que tinha um pensamento parecido com o seu. Por pouco não cursei Matemática na PUC-Rio. Hoje estudo no IME, mas tenho alguns amigos cursando (e outros formados em) Matemática e Física.
O que eu vejo dessas áreas é que, existe sim um grande numero de profissionais mal remunerados, porém, como em qualquer outra área, o EXCELENTE profissional ganha muito bem. Se você quiser seguir carreira como pesquisador, tendo uma boa graduação em locais como UFRJ, Puc, USP, etc... e conseguindo uma vaga de mestrado no IMPA, pode ter certeza que vai estar muito bem encaminhado. O IMPA é um dos institutos de matemática mais conceituados no MUNDO. E mesmo caso você queira ser professor, existem cursos que pagam muito bem. Quem conhece professores de cursinhos IME/ITA sabe o que estou falando.
Mas, independente do dinheiro, acho que o mais importante é você escolher uma carreira que te satisfaça internamente. No meu caso, tanto a carreira de matemático como de engenheiro me deixariam muito feliz no meu trabalho. Mas escolhi engenharia porque gosto muito da área de informática, e decidi fazer Engenharia de Computação.
LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: