PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão - Dimensionamento de manômetro

2 participantes

Ir para baixo

Pressão - Dimensionamento de manômetro Empty Pressão - Dimensionamento de manômetro

Mensagem por Bife Seg 16 Nov 2009, 17:29

Galera, Boa tarde.
Quem pode me ajudar estou precisando dimensionar alguns manômetros para a fabrica de um cliente meu, porem não faço a mínima idéia de como eu faço para calcular a pressão em cada ponto que será instalado o manômetro.
O que eu preciso saber a potencia do motor, diâmetro da tubulação ou o que e como faço a conta?
Vou ficar muito grato se vocês me ajudarem nessa.

Abraços.

Bife
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 42
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Dimensionamento de manômetro Empty Re: Pressão - Dimensionamento de manômetro

Mensagem por Euclides Seg 16 Nov 2009, 18:08

Essa questão não pode ser resolvida com base em teoria pura. A melhor maneira de alcançar com segurança seu objetivo será:

1- obtenha o desenho do sistema hidráulico em caso, com todos os detalhes de bombas e válvulas. Se não existir, comece por produzí-lo.
2- obtenha a especificação (você encontra nos catálogos dos fabricantes) das bombas e válvulas.
3- diagrama da tubulação com especificação dos tubos (diâmetro, parede, etc).

Com essa documentação em mãos dirija-se pessoalmente ao fabricante dos manômetros e ele lhe dará gratuitamente (na intenção de vender) a especificação dos manômetros e pontos de instalação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Dimensionamento de manômetro Empty Pressão - Dimensionamento de manômetro

Mensagem por Bife Ter 17 Nov 2009, 13:09

Boa Tarde, Euclides.

Esse é o problema eu acabei de montar uma fabriquinha de manômetros e até então nunca tinha havido a necessidade de dimensionar ou informar para o meu cliente qual a pressão do manômetro que ele iria precisa, sempre recebi as cotações já com essa informação.

Porem dessa vez meu cliente não sabe especificar qual o manômetro que ele precisa para o processo dele e eu preciso ajudá-lo.

Veja se consegui me ajudar quais informações eu preciso obter primeiro para que eu possa encontrar a pressão na linha dela, sendo que o sistema dele já está pronto já faz tempo porem os manômetros não suportam, pois ele não sabe responder a pressão exata.

Se for possível me informe quais informação preciso saber e me passa um exemplo do calculo.

Provavelmente ele vai saber qual é o diâmetro da tubulação e a potencia da bomba isso já basta para achar a pressão?

Bife
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 42
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Dimensionamento de manômetro Empty Re: Pressão - Dimensionamento de manômetro

Mensagem por Euclides Ter 17 Nov 2009, 14:32

Bife,

eu, daqui, não tenho a menor idéia de que sistema se está falando. Sistema hidráulico de óleo hidráulico a alta pressão? Bombeamento de água? Sistema pneumático?

Se você quer servir bem ao seu cliente precisa saber tudo. Você tem de, no mínimo, saber qual a faixa de pressão de que a bomba é capaz. Precisa saber qual é a bomba, modêlo, especificações, fabricante e tudo mais. Conheça ao menos a pressão máxima da bomba.

Minha sugestão:

já que você fabrica manômetros deve ser capaz de produzir para si mesmo um kit portátil. Instale nesse kit um manômetro capaz para 40% a mais do que a pressão máxima da bomba. Acople o kit de medição em vários pontos da rede, desde junto à bomba até o fim da linha de trecho em trecho. Registre as leituras e faça um gráfico de perda de carga. Com isso você deverá ser capaz de escolher os manômetros adequados.

A Engenharia se baseia em conhecer específicamente a planta. Acredito que embora isso dê algum trabalho e possa mesmo provocar a paralização da rede para instalação dos pontos de medição (faça isso num fim de semana, se preciso), seu cliente gostará de saber que você se empenha.

Sinceramente este é o melhor conselho que lhe posso dar.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - Dimensionamento de manômetro Empty Re: Pressão - Dimensionamento de manômetro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos