PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

4 participantes

Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Thvilaça Sáb 11 Ago 2012, 20:52

Olá pessoal.

Outro dia, fiquei curioso a respeito de qual seria o vestibular mais difícil do mundo, já que mesmo aqui no Brasil, já temos vestibulares, cuja aprovação é considerada dificílima, como passar no ITA, IME, ou em Medicina na USP.

Bom, muitos já devem saber, mas o vestibular mais difícil do mundo é este aí: O vestibular para (IIT) o Instituto Indiano de Tecnologia.

Os links abaixo eu achei num link de um fórum:

Este link é um site que faz uma matéria falando bastante coisa a respeito desse vestibular tão concorrido, e como é a preparação dos caras que tentam ser aprovados, e conseguir a tão almejada vaga. Vale a pena ler, é bastante interessante, principalmente quando se refere aos candidatos pobres, que vivem em precárias condições, estudam em salas mal iluminadas, e carregam a esperança de uma vida melhor.

* http://revistageo.uol.com.br/cultura-expedicoes/5/artigo150474-1.asp

Quem quiser dar uma olhada nas questões, dêem uma olhada no link abaixo. As questões estão em inglês, e são bastante complexas, pelo menos foi o que achei: Mad

http://jee.jumbotests.com/tests/iit-jee-2009-solutions

EDIT: Desculpe, acho que devia ter postado em curiosidades !

Thvilaça
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 23/06/2011
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Huan_ Dom 12 Ago 2012, 00:18

A dificuldade é em relação a concorrência ou nível da prova?

Pelas duas questões que vi, parece "normal"..

Huan_
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 159
Data de inscrição : 13/05/2011
Idade : 32
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Thvilaça Dom 12 Ago 2012, 15:41

Então, Huan, resolvi dar uma analisada melhor.

Quanto à concorrência, não estou certo como é, mas acho que é de 50 candidatos/ vaga.

No ITA, por exemplo, o ano passado (vest. 2012), havia 120 vagas, e se inscreveram exatamente 9337 candidatos(http://www.ita.br/vestibular/).
Logo, relação candidato/vaga : 77,8.

... É, maior que o do IIT, aí vc tem razão ... Embarassed

Quanto às questões, isso é um tanto relativo, depende de pessoa pra pessoa. Vi também umas questões lá bem fáceis, não me considero um gênio entende, não sou lá muito bom , mas outras estavam nível ITA, ou até maior, na minha opinião.

Acho que a dificuldade está no n° de candidatos, apesar da instituição aceitar um total de 6500 calouros por ano. Além disso, parece que o pessoal que se forma neste Instituto Indiano, tem um grande destaque no exterior, em diversas empresas conhecidas (apesar da índia, como sabemos ser um país sub-desenvolvido, onde a maior parte da população vive na miséria, não tem como estudar, essas coisas.). Na página 3 da matéria, tinha uma parte falando a respeito disso, alguns dos indianos conseguiam emprego até na NASA, e eram altamente requisitados.

Mas sei lá, esse negócio de vestibular mais difícil do mundo deve ser relativo mesmo. Estava sempre pesquisando a respeito disso, e sempre via muitas pessoas dizendo que esse vestibular era um dos mais dificeis do mundo.

Mas, se levarmos em conta esses critérios (concorrência, complexidade das questões, duração da prova. etc.), acho que poderíamos colocar o exame do ITA e IME entre os vestibulares mais difíceis do mundo, não é mesmo?

Thvilaça
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 23/06/2011
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Convidado Qui 05 maio 2016, 19:34

Os dois links estão dando erro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Christian M. Martins Qui 05 maio 2016, 19:58

Irônico citar vestibulares dificílimos afirmando: "[...] como passar no ITA, IME, ou em Medicina na USP", quando as notas de corte da UFRJ chegam a ser 15~30 pontos mais altas.

Passar em Medicina em qualquer Federal reconhecida é "dificílimo", basta comparar os vestibulares de Universidades Federais em geral com a FUVEST para notar que as questões possuem o mesmo nível. Da mesma forma, a diferença das qualidades das instituições não é alarmante como paulistas e cariocas fazem soar.

Tá na hora desse povo sair do mundinho de seus estados e abrir um pouco a mente para a qualidade das outras instituições do país.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Convidado Dom 08 maio 2016, 13:22

Christian, você tem sua própria classificação dos vestibulares mais difíceis do mundo?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Convidado Seg 09 maio 2016, 10:35

Sei que não deve ter entendido minha pergunta. Digo no sentido de comparar os vestibulares daqui com as das outras partes do mundo, se é que me entende.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Nicholas L Sex 30 Abr 2021, 20:13

Christian M. Martins escreveu:Irônico citar vestibulares dificílimos afirmando: "[...] como passar no ITA, IME, ou em Medicina na USP", quando as notas de corte da UFRJ chegam a ser 15~30 pontos mais altas.

Passar em Medicina em qualquer Federal reconhecida é "dificílimo", basta comparar os vestibulares de Universidades Federais em geral com a FUVEST para notar que as questões possuem o mesmo nível. Da mesma forma, a diferença das qualidades das instituições não é alarmante como paulistas e cariocas fazem soar.

Tá na hora desse povo sair do mundinho de seus estados e abrir um pouco a mente para a qualidade das outras instituições do país.

Nicholas L
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) Empty Re: O vestibular mais difícil do mundo - Instituto Indiano de Tecnologia (IIT)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos