PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

2 participantes

Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por DiegoCarvalho1 Qua 08 Ago 2012, 19:50

Boa noite, pessoal.
Gostaria de uma ajuda de vocês numa dúvida que tenho sobre a indicação que uma balança indica dentro de um elevador.
Já li em um livro e em alguns sites que a balança indica o valor da força normal que ela aplica ao corpo. Mas não explicam essa afirmação. Para mim, a balança vai indicar a força que "deforma" sua superfície.
Quando uma balança está colocada fixa em contato com a terra, se uma pessoa subir em cima ela, ela vai indicar uma massa de acordo com o peso total da pessoa, pois a força que "ela sente" (q faz ela se "contraitr) é exata e unicamente o peso da pessoa.
Mas dentro de um elevador em movimento, existem mais forças e eu não consigo enxergar COMO a balança vai medir "apenas" a força normal...
Alguém se habilita para me ajudar a sanar essa dúvida?
Afinal, o que faz a balança medir apenas a força normal e como saber esse valor no caso de um elevador em movimento?
Muito obrigado! Valeu!


Última edição por DiegoCarvalho1 em Sáb 11 Ago 2012, 00:11, editado 1 vez(es)

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por Euclides Qua 08 Ago 2012, 22:31

Olá Diego,

veja se estas nossas páginas ajudam a esclarecer suas dúvidas

https://pir2.forumeiros.com/h48-elevadores-ii

https://pir2.forumeiros.com/Elevadores-pag-2-h10.htm

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por DiegoCarvalho1 Qui 09 Ago 2012, 15:50

Olá, Euclides, acredito que entendi. Na realidade, acho então que a minha dificuldade foi em formar as forças.
Vou tentar tirar uma dúvida sobre "forças", pois acredito que assim conseguirei entender melhor essa relação elevador x forças...

Vamos lá... Para descobrir as forças que atuam nos corpos, aprendi a considerar sempre "ação primária, ação secundária, terciária, etc..." de uma determinada força...

Veja se estou correto em minhas imagens:

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/39/foras.jpg/

e

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/521/foras001.jpg/

E as forças Pb'; (-Pb'); Pb''; (-Pb''); Pb'''; (-Pb''') são as forças que chamamos de TRAÇÃO.

A análise está correta?

Se estiver correta, então pq no bloco B quando fazemos o diagrama do corpo isolado e vamos fazer os cálculos de uma determinada força, consideramos que existe apenas (-Pb') e Pb?

Se estiver errado, como fazer a real análise de TODAS as forças que existem no sistema?

Valeu!!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por Euclides Qui 09 Ago 2012, 20:16

As análises estão boas.

Uma técnica essencial é colocar apenas as forças que de fato têm interêsse na solução do problema. Excesso de informação resulta em confusão.

Nesse caso, a ação do peso do corpo sobre o piso e a reação do piso sobre o corpo, são o que interessa.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por DiegoCarvalho1 Qui 09 Ago 2012, 21:10

Euclides, concordo quando você fala que excesso de informação, muitas vezes, complica.
Porém gostaria de entender a análise da segunda imagem que postei.
Para calcularmos o valor da aceleração do sistema, poderíamos calculá-la simplesmente fazendo:
Pb - |-Pb'| = mb . a.

Porém, de acordo com a segunda imagem que postei, teríamos que a força resultante, de fato, seria:
Pb - |-Pb'| - |-Pb''| - |-Pb'''| = mb . a

Sendo assim, encontraríamos resultados diferentes para os valores de "a".
Então, você poderia, por gentiliza, informar o que está incorreto?

Muito obrigado!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por Euclides Qui 09 Ago 2012, 22:13

Euclides, concordo quando você fala que excesso de informação, muitas vezes, complica.
Então concorde mesmo. Há pelo menos 4 forças atuando na polia e você não as colocou (acertadamente, pois não interessam), todos os pesos têm uma reação no centro da Terra e também não interessam. Excesso desnecessário só dá "nó na cabêça".

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Struck

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Storm_xcf

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por DiegoCarvalho1 Sáb 11 Ago 2012, 22:16

Euclides, como falei, excesso atrapalha mesmo. Mas às vezes é preciso fazê-lo, nem que seja apenas uma vez, para tentar entender todo o processo e a partir daí exercitar e aprender a utilizar apenas o necessário, que no caso de nossa análise é basicamente o peso e a tração. Mas para enxergar que só interessam estas forças, é preciso entender de onde elas vem e não apenas aceitar. Foi por isso que "sujei" o diagrama de força mais que o comum...

Sendo assim, acho que entendi. Quando nos referimos à força de tração e a desenhamos no esquema de forças, já estamos considerando todas essas forças que agem no bloco o puxando para cima. No nosso caso, a força de tração NA SUA figura já é equivalente (o somatório ou melhor já estão inclusas) à todas as "trações" da MINHA segunda figura (ou seja, podemos dizer que T = |-Pb'| + |-Pb''| + |-Pb'''|).
Seria, a grosso modo isso mesmo?

Desculpe-me se estou complicando, mas como te falei, às vezes é preciso complicar no começo para depois se fazer a análise "mais compactada" da coisa.

Obrigado, camarada!!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por DiegoCarvalho1 Seg 13 Ago 2012, 00:52

Euclides, se não atrapalhar e se não for pedir demais, poderias analisar meu último post e ver se, a grosso modo, seria esse o pensamento? Assim concluiremos essa dúvida, rsrsrs. Muito obrigado mesmo, Euclides!

DiegoCarvalho1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 32
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador Empty Re: Dinâmica - Indicação da balança dentro de um elevador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos