PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polaridade das Moleculas

4 participantes

Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Polaridade das Moleculas

Mensagem por guilhermefisica Qui 05 Nov 2009, 17:59

A civilização moderna, com o seu consumo crescente de energia, que se utiliza de queima de carvão por usinas termoelétricas , de combustíveis fósseis derivados de petróleo, como gasolina querosene , está fazendo aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera , causando o efeito estufa.
Sobre o dioxido de carbono, pode se afirmar que é formado por ligações covalente polares e por isso é uma molecula polar.Você concorda com essa afirmação?

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por Eduardo Ramos Qui 05 Nov 2009, 20:53

Falso. O=C=O -----> ligações polares, mas a molécula é apolar pela sua geometria.

Eduardo Ramos
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 13/10/2009
Idade : 35
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por guilhermefisica Sex 06 Nov 2009, 18:44

Eduardo Ramos escreveu:Falso. O=C=O -----> ligações polares, mas a molécula é apolar pela sua geometria.

Mas eu não consigu entender o porquê da geometria molecular influir na polaridade dessa molécula..Vou tentar explicar...e me corrija se eu estiver errado por favor. Essa molécula é apolar, pois fazendo- se a distribuição de Lewis, eu vou verificar que não há nenhum par de e- não ligante que vai ''repelir'' os pares de e- ligantes.Outra explicação seria a de que os dois oxigênios estão puxando os pares eletrônicos que os mesmos compartilham com a mesma intensidade(pois as suas eletronegatividades são iguais).Se eu por exemplo, trocasse por um elemento da mesma família do Oxigênio que está ligando formando dois pares eletronicos com o Carbono, eu , mesmo tendo um mesmo número de pares eletronicos ligantes e átomos em volta do elemento central , teria uma molécula POLAR, devido a diferença de eletronegatividade dos mesmos.

Dúvida 1: Se feito isso em outra molécula, nas mesmas condições...se eu tivesse um par eletronico não ligante no composto, a molécula seria polar ou apolar?

Por favor alguem sana minhas dúvidas!! Preciso passar de ano!!! :}

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por tathy_b Dom 08 Nov 2009, 14:21

De forma bem simples, eu aprendi ver se uma molécula é polar e apolar da seguinte maneira.
1° pela geometria da molécula:
Com 2 átomos ao redor do central
-Geometria Linear (CO2)
-geometria Angular (H20)

Com 3 átomos ao redor do central:
- Trigonal Plana (BF3)
- Trigonal Piramidal ( NH3)

Com 4 átomos em torno do central
- Tetraédrica

Repare que as substancias polares irão apresentar par ou pares eletrônicos livres para formar ligações covalentes coordenadas com outros elementos e que seu momento dipolo é diferente de zero,devido a eletronegatividade dos seus ligantes (como você mesmo citou).
Enquantos as substância apolares apresentam momento dipolo igual a zero e a não existencia de eletrons a serem doados.

E posso também colocar uma observação que ligação polar e apolar é diferente da classificação da substancia quanto a polaridade. Para saber se uma ligação possui determinado carater, é necessário fazer a diferença de eletronegatividade entre os elementos da molécula, caso for diferente de zero é ligação polar e igual a zero se for apolar.
Além disso, substâncias ionicas são sempre polares pois sua variância será sempre maior ou igual a 1,7.

Espero ter ajudado.
Bjs

tathy_b
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por guilhermefisica Dom 08 Nov 2009, 14:49

tathy_b escreveu:De forma bem simples, eu aprendi ver se uma molécula é polar e apolar da seguinte maneira.
1° pela geometria da molécula:
Com 2 átomos ao redor do central
-Geometria Linear (CO2)
-geometria Angular (H20)

Com 3 átomos ao redor do central:
- Trigonal Plana (BF3)
- Trigonal Piramidal ( NH3)

Com 4 átomos em torno do central
- Tetraédrica

Repare que as substancias polares irão apresentar par ou pares eletrônicos livres para formar ligações covalentes coordenadas com outros elementos e que seu momento dipolo é diferente de zero,devido a eletronegatividade dos seus ligantes (como você mesmo citou).
Enquantos as substância apolares apresentam momento dipolo igual a zero e a não existencia de eletrons a serem doados.

E posso também colocar uma observação que ligação polar e apolar é diferente da classificação da substancia quanto a polaridade. Para saber se uma ligação possui determinado carater, é necessário fazer a diferença de eletronegatividade entre os elementos da molécula, caso for diferente de zero é ligação polar e igual a zero se for apolar.
Além disso, substâncias ionicas são sempre polares pois sua variância será sempre maior ou igual a 1,7.

Espero ter ajudado.
Bjs

Mas o que eu nnão entendo é por que há compostos moleculares que tem pares eletronicos(desemparelhados) livres em sua estrutura e isso não lhe da um caráter de molécula polar...ontem sobro um par e o livro disse com toda a certeza de que era uma molécula APOLAR..mesmo tendo um par de e- livre..

Não quero repeti em quimica!!! ahh

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por Rafael Ibatexano Dom 08 Nov 2009, 15:42

as vezes mesmo sendo ligações polares,torna-se apolares porque na determinação da geometria molecular seus vetores se cancelam!
porisso que as vezes vc tem ligações polares na molécula,mas,considera- se uma ligação apolar!
obs: corrigem-me se eu estiver errado!

Polaridade das Moleculas Imagem15c
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por guilhermefisica Dom 08 Nov 2009, 16:02

ibatexano escreveu:as vezes mesmo sendo ligações polares,torna-se apolares porque na determinação da geometria molecular seus vetores se cancelam!
porisso que as vezes vc tem ligações polares na molécula,mas,considera- se uma ligação apolar!
obs: corrigem-me se eu estiver errado!

Polaridade das Moleculas Imagem15c

Exatamente, mas esse caso que você mostrou da água eu terei eletrns desemparelhados, pares de e- livres...o que garantiram que minha molécula é apolar..e a geometria dela também será influeciada por esses pares de e-...que vão ''empurrar'' o eixo x..algo assim..to nerd :~0...

Eu tava fazendo de uma molécula..que tinha 3 ligações e tinha um par de e- sobrando..e mesmo assim foi chamada de apolar..molecula apolar..to confuso!

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por Rafael Ibatexano Dom 08 Nov 2009, 16:15

vc conta os eletrons os pares de eletrons livres e não livres apenas para determinar a geometria da molécula!
esses pares livres só terão influencia se tiver algum outra molécula em volta dele, podendo originar um dipolo induzido,permanente ou ponte de hidrogenio (se tiver H),ou um atomo na propria molécula!Polaridade das Moleculas Imagem16o
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por guilhermefisica Sáb 14 Nov 2009, 13:58

Basicamente é o seguinte...a molécula será polar quando tiver dois pólos...de valores identifcos..e a apolar será quando não tiver dois pólos...por exemplo a molécula de CH4 é apolar..pq eu tenho 4 'pólos' na molécula..(hidrogenios)...e não dois
,porém se eu mudar..por um atomo de Cl ,supomos, eu vou ter dois polos..o Cl vai ser mais eletronegativo e no C vai ser mais positivo...

Essa afirmativa ta certa?

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Polaridade das Moleculas Empty Re: Polaridade das Moleculas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos