cinematica vetorial
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cinematica vetorial
considere o esquema a seguir em que o trecho curvo correspone a uma circunferencia de raio R
duas particulas ,x e y partem simultaneamente do ponto A rumo ao ponto Ba particula X percorre o trecho curvo enquanto a particula y segue pelo diametro ab.sabendo que as particulas atigem o ponto b no mesmo instante,calcule
A)a relaçao entre os modulos das velocidades escalares medias de x e y
B)a relaçao entre as intensidades das velocidades vetorias medias de x e y
duas particulas ,x e y partem simultaneamente do ponto A rumo ao ponto Ba particula X percorre o trecho curvo enquanto a particula y segue pelo diametro ab.sabendo que as particulas atigem o ponto b no mesmo instante,calcule
A)a relaçao entre os modulos das velocidades escalares medias de x e y
B)a relaçao entre as intensidades das velocidades vetorias medias de x e y
- Spoiler:
- A)pi/2 B)1
thiago ro- Estrela Dourada
- Mensagens : 1236
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 27
Localização : luís correia
Re: cinematica vetorial
Espaço percorrido por X -----> D = pi*R ----> D = Vx*t ----> pi*R = Vx*t ---- t = pi*R/Vx
Idem por Y -----> d = 2R -----> d = Vy*t -----> 2R = Vy*t ----> t = 2R/Vy
a) 2R/Vy = pi*R/Vx -----> Vx/Vy = pi/2
b) Para cada ponto do semicírculo existe um vetor velocidade (tangente à curva)
Esta velocidade pode ser decomposta em duas: uma componente vertical e outra horizontal
Para pontos simétricos as componentes verticais se anulam,
Restam apenas as componentes horizontais
A soma de dodos os trechos horizontais wquivale ao diâmetro
Logo, vetorialmete falando Xe Y percorrem o mesmo comprimento 2R no mesmo tempo t
Isto significa que as velocidade vetorias são guais
--->
Vx
------ = 1
--->
Vy
Idem por Y -----> d = 2R -----> d = Vy*t -----> 2R = Vy*t ----> t = 2R/Vy
a) 2R/Vy = pi*R/Vx -----> Vx/Vy = pi/2
b) Para cada ponto do semicírculo existe um vetor velocidade (tangente à curva)
Esta velocidade pode ser decomposta em duas: uma componente vertical e outra horizontal
Para pontos simétricos as componentes verticais se anulam,
Restam apenas as componentes horizontais
A soma de dodos os trechos horizontais wquivale ao diâmetro
Logo, vetorialmete falando Xe Y percorrem o mesmo comprimento 2R no mesmo tempo t
Isto significa que as velocidade vetorias são guais
--->
Vx
------ = 1
--->
Vy
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: cinematica vetorial
valeuuuuuuuuuuuuuuu!
thiago ro- Estrela Dourada
- Mensagens : 1236
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 27
Localização : luís correia
Re: cinematica vetorial
Bom dia!
Alguém poderia me explicar o porquê do "Pi*R" na letra A?
A distância percorrida por X ñ seria a msm q a de Y, 2*R?
Desde já, agradeço!
Alguém poderia me explicar o porquê do "Pi*R" na letra A?
A distância percorrida por X ñ seria a msm q a de Y, 2*R?
Desde já, agradeço!
Gabym- Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/03/2017
Idade : 29
Localização : Recife
Re: cinematica vetorial
Não.
Um deles percorre o diâmetro d = 2.R
O outro percorre o trecho curvo, correspondente ao perímetro de meia circunferência: D = pi.R
Um deles percorre o diâmetro d = 2.R
O outro percorre o trecho curvo, correspondente ao perímetro de meia circunferência: D = pi.R
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: cinematica vetorial
Aah. Mt obg, Elcioschin!
Gabym- Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/03/2017
Idade : 29
Localização : Recife
Re: cinematica vetorial
Boa Tarde!
Alguém poderia me explicar porque a velocidade tangente, na letra B, pode ser decomposta em duas componentes?
Alguém poderia me explicar porque a velocidade tangente, na letra B, pode ser decomposta em duas componentes?
Daniel_741- Iniciante
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/04/2017
Idade : 24
Localização : Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Re: cinematica vetorial
Pode-se, sempre, decompor uma velocidade em dois eixos quaisquer.
É mais fácil decompor em dois eixos perpendiculares entre si.
A partícula Y tem velocidade constante num eixo x horizontal.
Para podermos comparar devemos decompor a velocidade da partícula X num eixo x horizontal e num eixo y vertical.
É mais fácil decompor em dois eixos perpendiculares entre si.
A partícula Y tem velocidade constante num eixo x horizontal.
Para podermos comparar devemos decompor a velocidade da partícula X num eixo x horizontal e num eixo y vertical.
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: cinematica vetorial
Entendi. Muito obrigado !
Daniel_741- Iniciante
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/04/2017
Idade : 24
Localização : Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
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