PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estática - definições e conceitos

4 participantes

Ir para baixo

Estática - definições e conceitos Empty Estática - definições e conceitos

Mensagem por jujubirerere Sáb 09 Jun 2012, 20:34

O pior problema para um estudante é receber instruções equivocadas, principalmente se ele estuda sozinho. Eu acabei de me deparar com 5 definições diferentes de binário. Mas essa aqui, de um site de internet me deixou confuso:
(para ficar fácil de entender, o texto que não é de minha autoria está em azul)

Binário – sistema formado por duas forças de mesma intensidade, mesma direção mas sentidos contrários separadas por uma distância d (braço do binário).
.Estática - definições e conceitos Image014


Momento do binário – corresponde à soma algébrica dos momentos das forças --- MF=+F.d --- M-F=-F.d --- Mbinário=+F.d – F.d --- Mbinário=0


Ora, isso está errado não está? O momento não é a soma dos momentos das duas forças? Aliás, ele também diz que momento positivo é o momento do sentido horário. Não é o do anti-horário?

Outra coisa(olhe o texto abaixo): a componente "x" da Normal atual como atrito? É isso? N=Fat=coeficiente.Ny?


Considere uma escada rígida e homogênea MN, apoiada numa parede --- para que ela não escorregue e caia, no ponto N tem que ter atrito, o que não precisa ocorrer no ponto M --- suponha que a parede é lisa, ou seja, no ponto M não existe atrito --- a figura abaixo mostra as três forças que agem sobre a escada que está em equilíbrio --- N1 - força

Estática - definições e conceitos Image029

de contato com a parede --- N2 - força que a escada troca com o chão --- P - força peso (ponto médio da escada) --- essas três forças obedecem ao teorema das três forças de enunciado: “ Se três forças agem sobre um corpo de modo a mantê-lo em equilíbrio, elas devem ser coplanares (mesmo plano) e concorrentes (seus prolongamentos devem se encontrar) num mesmo ponto (C)” --- a força N2 que o chão troca com a escada pode ser decomposta em duas

Estática - definições e conceitos Image032

parcelas, uma força normal N de intensidade N, de direção vertical e sentido para cima que deve anular a força peso (N=P) e uma força horizontal, força de atrito FAT que deve impedir que a escada escorregue --- observe que, para que a escada permaneça em equilíbrio, quanto maior for o ângulo β que a escada forma com o chão, maior deverá ser a intensidade da força de atrito FAT .

jujubirerere
Jedi
Jedi

Mensagens : 223
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 28
Localização : santos

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - definições e conceitos Empty Re: Estática - definições e conceitos

Mensagem por Matheus Bertolino Sáb 09 Jun 2012, 21:09

Ora, isso está errado não está? O momento não é a soma dos momentos das duas forças? Aliás, ele também diz que momento positivo é o momento do sentido horário. Não é o do anti-horário?

Sim, está errado. Dê uma lida aqui: http://www.infoescola.com/mecanica/momento-de-forca/

Outra coisa(olhe o texto abaixo): a componente "x" da Normal atual como atrito? É isso? N=Fat=coeficiente.Ny?

Como a escada está apoiada ao solo, que tem atrito, sobre ela há uma força de atrito, e uma força normal, separadas. A força N2, mostrada na figura, que foi obtida com o teorema, nada mais é do que a soma vetorial do atrito com a normal.
É como se na verdade fossem 4 forças, e não 3, porém como a normal e a força de atrito agem no mesmo ponto da escada, eu faço a soma vetorial delas para obter um vetor só naquele ponto. Assim, quando eu uso o teorema das três forças, com o vetor da força peso e da força da parede, para descobrir o vetor da 3ª força, que está agindo na base da escada, eu obtenho um vetor que pode ser decomposto em Fat e N.

Cara, se você estuda sozinho, recomendo procurar na internet livros de física para baixar. Muito melhor do que ficar estudando por sites.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - definições e conceitos Empty Re: Estática - definições e conceitos

Mensagem por Euclides Sáb 09 Jun 2012, 21:17

1) dizer que o momento do binário é nulo está mesmo errado.



2) A explicação não está boa. Na verdade há duas forças: reação normal e atrito, tais que:



Dê uma olhada nos nossos ebooks:

https://pir2.forumeiros.com/h31-e-books

ou nas nossas páginas auxiliares:

https://pir2.forumeiros.com/Index-h19.htm

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - definições e conceitos Empty Re: Estática - definições e conceitos

Mensagem por jujubirerere Sáb 09 Jun 2012, 22:52

valeu galera

jujubirerere
Jedi
Jedi

Mensagens : 223
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 28
Localização : santos

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - definições e conceitos Empty Re: Estática - definições e conceitos

Mensagem por KMK Ter 17 Nov 2015, 16:24

Física e Vestibular é confiável?

KMK
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 14/09/2015
Idade : 26
Localização : Ponta Grossa - PR - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - definições e conceitos Empty Re: Estática - definições e conceitos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos