PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cianeto

2 participantes

Ir para baixo

cianeto Empty cianeto

Mensagem por Elenice79 Qua 06 Jun 2012, 17:04

(UFMG) Uma mineradora de ouro, na Romênia, lançou 100000 M³ de água e lama contaminadas com cianeto, N¹‾(aq), nas águas de um afluente do segundo maior rio da Hungria. A concentração de cianeto na água atingiu, então, o valor de 0,0012 mol/l. Essa concentração é muito mais alta que a concentração máxima de cianeto que ainda permite o consumo doméstico da água, igual a 0,01 mg?l. Considerando-se essas informações, para que essa água pudesse servir para o consumo doméstico, ela deveria ser diluída aproximadamente:

a) 32 000 vezes
b) 3 200 vezes
c) 320 vezes
d) 32 vezes

Alguém me ajuda a resolver esse bicho de set cabeças? affraid

Elenice79
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 44
Localização : Goiania, goias, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cianeto Empty Re: cianeto

Mensagem por Flauar Qui 07 Jun 2012, 03:36

Bem, falta alguns dados, mas eu faria assim:
Cianeto é CN, a massa molecular é 26 g (C = 12g e N = 14g)
Ele dá a concentração molar (M = n/V) de cianeto no rio e a concentração comum ( C = m/V) que pode consumir, sugiro que coloque ou as duas em concentração molar, ou as duas em concentração comum.
Transformando a concentração molar em concentração comum, temos:

M = n/ V
n = m/ MM
MM = massa molecular
C = m/ V
Substituindo uma na outra:
M = C / MM

0,0012 = C / 26
C = 0,0312 g/ L, é a concentração que tem no rio. É a mesma coisa que 0,0012 mol/ L.

O máximo permitido é 0,01 mg/ L, transformando para g/ L fica C =10^-5 g/ L

Quantas vezes a concentração do rio é maior que a concentração máxima permitida? 0,0312 / 10^-5 = 3120.

Então eu deveria diluir essa água aproximadamente 3200 vezes para ela poder ser consumida, letra B.
Flauar
Flauar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 18/04/2012
Idade : 32
Localização : Salvador, Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos