PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas mecânicas e eletromagnéticas

2 participantes

Ir para baixo

Ondas mecânicas e eletromagnéticas Empty Ondas mecânicas e eletromagnéticas

Mensagem por Lailiane Novaes Sex 11 maio 2012, 15:23

Quais as características comuns as ondas eletromagnéticas e mecânicas? exemplo: difração, interferência...

Lailiane Novaes
Jedi
Jedi

Mensagens : 200
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 31
Localização : Salvador - Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas mecânicas e eletromagnéticas Empty Re: Ondas mecânicas e eletromagnéticas

Mensagem por Al.Henrique Sex 11 maio 2012, 17:01

A principal diferença entre as duas ondas está na sua capacidade de se propagar em determinado meio.

Como assim?

Simples : A onda eletromagnética é composta por dois campos perpendiculares, como o nome ja diz, é uma onda eletro-magnética, ou seja, existem dois campos atuando nessa onda, um elétrico e outro magnético. Essas ondas podem se propagar no vácuo e também em meios materias.
O exemplo mais comum e simples de uma onda com essas características, é a luz.

A onda mecânica não possui campo algum. É ai que se dá a grande diferença entre elas. Por esse fato, a onda mecânica necessita de um meio material para se propagar, ela não se propaga no vácuo.
Um exemplo de facíl raciocínio, é o som. É evidente que se você gritar no espaço , ninguém vai te ouvir Laughing

As caracteristicas comuns são apenas as difrações. Tanto a onda eletromagnética quando a mecânica sofrem esse fenômeno ao passar de um meio para outro, de diferentes refringências.

Ondas mecânicas sofrem interferência, uma onda sonora coincidindo com outra , duas ondas em uma corda, deslocando-se em sentidos contrários, acabam se sobrepondo em algum momento, aumentando ou diminuindo a amplitude da mesma.

Agora, se eu pegar um feiche de luz, onda eletromagnética e fazer incidir um feiche perpendicular ao primeiro, ou até mesmo, com qualquer ângulo, ambos se propagam como se só um deles existissem, eles não desviam nem se juntam. Logo, não ocorre a interferência.
Al.Henrique
Al.Henrique
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1203
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=692208605

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas mecânicas e eletromagnéticas Empty Re: Ondas mecânicas e eletromagnéticas

Mensagem por Lailiane Novaes Sex 11 maio 2012, 21:33

Boa noitee Al. Henrique!! Eu acho que você se equivocou quando disse que as ondas eletromagneticas não sofrem interferência, não? Leia isso:

" Young, em 1801, mostra que a luz é uma onda, com experimentos de interferência. A
interferência acontece com qualquer tipo de onda. Quando temos mais de uma onda caminhando no
mesmo espaço, elas se somam e formam uma figura de interferência."

Eu coloquei a pergunta, porque acho que tem umas 4 ou 5 características em comum. Só não me lembro de todas!!

Obrigada por responder!!!

Lailiane Novaes
Jedi
Jedi

Mensagens : 200
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 31
Localização : Salvador - Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas mecânicas e eletromagnéticas Empty Re: Ondas mecânicas e eletromagnéticas

Mensagem por Al.Henrique Sáb 12 maio 2012, 06:27

Verdade, tinha me esquecido desse detalhe! 👅
Al.Henrique
Al.Henrique
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1203
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=692208605

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas mecânicas e eletromagnéticas Empty Re: Ondas mecânicas e eletromagnéticas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos