PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hibridização

2 participantes

Ir para baixo

Hibridização Empty Hibridização

Mensagem por Beplosiu Ter 24 Abr 2012, 09:40

Dúvida rápida:

Na molécula SF4 o átomo central S sofre hibridização do tipo sp3d . Há um par de elétrons não ligante, então, a geometria molecular é em forma de gangorra...

1- Esse par de elétrons não ligantes está no subnível "p" . Certo?

2- Se a minha pergunta acima proceder, não seria teoricamente mais facil, em termos de energia, que simplesmente houvesse uma hibridização hipotética somente p3d e o par de elétrons não ligantes ficasse no subnível "s" ? A energia para excitar um elétron do subnível "s" para o "d" é maior do que simplesmente excitasse um elétron do subnível "p" para o "d" ! Basicamente, o que eu quero dizer é para manter o subnível "s" intocado.

Bônus:

Para reforçar minha dúvida aqui vai mais um exemplo ilustrativo:

Na molécula da amônia NH3 há, no nitrogênio a formação de híbridos sp3 . Não entendi a necessidade dessa hibridização! Já que o subnível "p" da camada de valência do nitrogênio já apresenta 3 elétrons desemparelhados!!!!

Grato.

Beplosiu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 30
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridização Empty Re: Hibridização

Mensagem por rihan Ter 24 Abr 2012, 11:24

Uma coisa é o que se pensa, outra é que vemos acontecer e outra é o que realmente acontece.

O gigante Linus Pauling pegou a Teoria da Ligação de Valência e deu uma guaribada para que as formas observadas das moléculas fossem explicadas.

A TLV é UMA teoria e não A teoria ...

O exemplo mais típico é o do metano, CH4, onde 4 átomos de hidrogênio ficam em cada vértice de um tetraedro regular e o á átomo de carbono em seu centro.

A genialidade de Pauling explicou o fato por uma fusão, uma mistura, uma formação de orbitais híbridos "s" e "p" , onde um elétron excitado (por quem ???!!??) de 2s² migra para o orbital vazio em 2p², formando 4 orbitais híbridos com um elétron desemparelhado, do "novo tipo" "sp3".

Isso explicava o "observado", a forma tetraédrica do metano.

Chama-se isso de "HEURÍSTICA". Um método que funciona mas não sabemos o porquê dele funcionar...

E assim é a vida, como um todo.

Usamos heurísticas o tempo todo. Funcionam na maioria das vezes. Deixa quieto.

Mas é sempre bom existir uma mente que nem a sua, que não se satisfaz com o dito mas não compreendido, que analisa criticamente as situações.

Graças a mentes que nem a sua que o conhecimento avança.

Quem sabe, num futuro próximo, não teremos A "Teoria de Ligações Químicas de Beplosiu" ?

Saudações híbridas !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridização Empty Re: Hibridização

Mensagem por Beplosiu Ter 24 Abr 2012, 13:36

É.. muito obrigado! Essa parte da química achei muito chata, decoreba puro. Já aprendi (eu acho) uma regrinha prática pra determinar a hibridização dos átomos. Basicamente analisa-se a geometria da molécula, determina-se o número de pares eletrônicos envolvidos tirando as ligações pi e terás a hibridação. Bom, bola pra frente que tem muita coisa por vir ainda até as provas do ITA e do IME rsrsrs . Tive que pesquisar em 4 livros da minha humilde biblioteca caseira: Atkins , Feltre , Livro peruano da Lumbreras e o livro russo do N Glinka . 2 dias de estudo e não encontrei nada satisfatório então o jeito é decorar !!!!

Beplosiu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 30
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridização Empty Re: Hibridização

Mensagem por rihan Ter 24 Abr 2012, 14:09

⭐

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridização Empty Re: Hibridização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos