PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilibrio Quimico 5

2 participantes

Ir para baixo

Equilibrio Quimico 5 Empty Equilibrio Quimico 5

Mensagem por EstudanteCiencias Ter 27 Set 2016, 17:58

Um recipiente aberto contém água em equilíbrio com o ar atmosférico e está na temperatura ambiente.Com um tubo, passa-se a borbulhar através dessa água uma mistura de N2 (g) e O2 (g), em que a fração molar de ambos componentes é 0,50. Se for atingido o regime estacionário, decorrente este borbulhamento, pode-se garantir que: 
a) A constante de equilíbrio, Kc, da reação N2 (g) → N2 (aq) ficará igual a 1. 
b) A concentração de O2 (aq) diminuirá. 
c) A concentração de N2 (aq) aumentará. 
d) A pressão de vapor da água aumentará. 
e) A concentração de CO2 (aq) diminuirá. 
EstudanteCiencias
EstudanteCiencias
Jedi
Jedi

Mensagens : 358
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 24
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio Quimico 5 Empty Re: Equilibrio Quimico 5

Mensagem por Bruno Mikami Sex 25 Ago 2017, 10:25

Essa questão é realmente difícil. Pelo que eu entendi e pesquisei, o regime estacionário é atingido quando a velocidade de difusão do gás na água é igual à velocidade de difusão do gás aquoso para a atmosfera. Nesse caso, a solubilidade dos gases, desconsiderando a sua reatividade no meio aquoso, é proporcional à fração molar do gás na atmosfera, [fração molar]intimamente relacionada à pressão total(1 bar), pela Lei de Dalton (Pressão parcial do gás= fração molar x pressão total). Agora, quero que vc imagine um sistema de vasos comunicantes que possui em uma das extremidades um ducto por onde entram os gases oxigênio e nitrogênio borbulhados na água e a outra, aberta para atmosfera(ambos os lados equilibrados com a pressão de 1 bar).

Obs1: Usarei a lei de Henry, que afirma que a solubilidade do gás é proporcional à pressão parcial do gás. Aquela propriedade depende dos fatores como a temperatura, a natureza do gás e a propriedade dos solventes

Obs2: a fração molar na atmosfera de N2 é 0.79, de O2, 0.20,  e de CO2, de 0,01. Outro ponto é que nem todo gás se dissolve no meio líquido, então afirmamos que a quantidade dissolvida é proporcional às pressões parciais de cada gás.

Posteriormente, vc deve reduzir a sua análise para os gases que estão entrando(desconsiderar a atmosfera). A pressão dos gases que entram será de apenas 1bar. Inicialmente, quando a água estava aberta para atmosfera sem esse docto, já estavam contidos os gases como N2(aq)(proporcional à 0,79 bar), O2(g)(proporcional à 0,20 bar) e CO2(aq)(proporcional à 0,01 bar). A partir do momento em que perturbamos o sistema com borbulhamento, não teremos mais o regime estacionário. Com o passar do tempo, o sistema atinge esse regime e passa a adotar como pressão 1 bar daquele ducto.
Começaremos a análise. Na água estava dissolvida uma quantidade de N2 proporcional à 0,79 bar e agora possui uma proporcional a 0,50 bar, o que dá a entender que o N2 foi expelido do meio aquoso. Essa  ideia também serve para o oxigênio. Inicialmente tínhamos uma proporcional a 0,20 bar e de repente se tornou proporcional a 0,50 bar, então aumentou a concentração de O2. Como o ducto não tem na sua composição o gás carbônico, então a quantidade de CO2 tende a zero e, portanto, diminui a sua concentração.
Portanto, é a letra E

Bruno Mikami
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 26
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos