PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade o átomo de hidrogênio

2 participantes

Ir para baixo

Velocidade o átomo de hidrogênio Empty Velocidade o átomo de hidrogênio

Mensagem por joao_roldi Dom 08 Abr 2012, 14:30

Pessoal! Gostaria da ajuda de vocês para resolver o problema de física elétrica a seguir:

Determine a velocidade que o elétron de um átomo de hidrogênio precisa ter para não “cair” no núcleo.

Dados: k=9*10^9 (Nm^2/C^2); Carga Elementar: e=1,6*10^-19C; raio médio: d=0,53*10^-10m




O que eu consegui fazer foi o seguinte:

Aplicando a lei de Coulomb, achei o resultado F=8,2*10^-8C

Como eu quero achar a velocidade de um movimento circular, e dizendo que a massa do elétron é de m=9,1*10^-31 Kg posso dizer que:

F=m*ac
F=M*(v^2/r)
portando:
V^2= (F/m)*r
aplicando os dados achei:
v=2,16*10^7 m/s




Estou achando o resultado dos meus cálculos um tanto estranhos confused , por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês. Desde já, agradeço.


Última edição por joao_roldi em Dom 08 Abr 2012, 21:10, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Entrei em contato com o professor e ele disse que a massa do elétron é padrão, pesquisei e achei a massa (m=9,1*10^-31kg). Havia ignorado a massa pensando que era o peso molecular do hidrogênio (m=1u). Gostaria de saber se agora o cálculo está certo.)

joao_roldi
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 28
Localização : Vitória, Espirito Santo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade o átomo de hidrogênio Empty Re: Velocidade o átomo de hidrogênio

Mensagem por Elcioschin Dom 08 Abr 2012, 14:54

Você cometeu alguns erros:

1) Não digitou a unidade do raio médio d = 0,53*10^-10 m?

2) Errou no cálculo e na unidade da força elétrica F:

F = k*e²/d² ----> F = (9*10^9)*(1,6*10^-19)²/(0,53*10^-10)² ----> F = 8,2*10-8 N

3) Não informou no enunciado o valor da massa m do elétron

4) Faça novamente o cálculo da velocidade levando em conta o valor corrigido de F. Você deve também ter errado em contas pois o valor da velocidade está muito baixo. Além disso você esqueceu de extrair a raiz de V² e de colocar a unidade de V ----> m/s
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos