PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida sobre a praticidade da minha resoluçao

3 participantes

Ir para baixo

duvida sobre a praticidade da minha resoluçao Empty duvida sobre a praticidade da minha resoluçao

Mensagem por jonatas morais de castilh Sáb 07 Abr 2012, 16:42

se da soma de todos os numeros ípares positivos de 2 algarismos subtrairmos a soma de todos pares positivos de 2 algarismos o resultado sera:
a 55
b 51
c 50
d 45
e 46
em minha resoluçao eeu somei todos os numeros impares e subtrai a soma dos pares,mas axei q foi muito demorado e em uma prova eu perderia muito tempo fasendo essa questao , qeria saber se teria uma forma mais rapida (e facil) de faser

jonatas morais de castilh
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 33
Localização : ipatinga,MG,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre a praticidade da minha resoluçao Empty Re: duvida sobre a praticidade da minha resoluçao

Mensagem por abelardo Sáb 07 Abr 2012, 18:28

É só usar o conceito de soma de uma PA.
abelardo
abelardo
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 777
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 31
Localização : Sertânia, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre a praticidade da minha resoluçao Empty Re: duvida sobre a praticidade da minha resoluçao

Mensagem por Medeiros Sáb 07 Abr 2012, 19:40

E se você não lembrar da fórmula para cálculo da soma da PA, como quebra-galho, pode fazer assim:

11 + 13 + 15 + ... + 99
10 + 12 + 14 + ... + 98
-------------------------
..1 + .1 + ..1 + ... + 1

quantos "1" tem? Tem a mesma quantidade das parcelas em cada linha. Lembrar que o ímpar anterior ao 11 é o 9 e, analogamente, o par anterior ao 10 é o 8; e também que, tanto pares quanto ímpares são contados de 2 em 2, portanto têm a metade dos elementos.
(99-9)/2 = 45
ou
(98-8)/2 = 45.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10368
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre a praticidade da minha resoluçao Empty Re: duvida sobre a praticidade da minha resoluçao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos