PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UnB-DF Hidrostática

2 participantes

Ir para baixo

UnB-DF Hidrostática Empty UnB-DF Hidrostática

Mensagem por Ferrus Qua 28 Mar 2012, 15:52

Para medir as pressões sistólica e diastólica do coração de um paciente, os médicos seguem um procedimento-padrão. Um aparelho comum para essa medida, conhecido como esfigmomanômetro, consiste de uma braçadeira inflável cuja parte interna está conectada a uma pequena bomba manual e a um manômetro. Essa braçadeira é posta de modo a envolver o braço direito do paciente na altura do coração e, com o uso da bomba, é inflada. Bombeando-se ar para o interior da braçadeira, ela exerce uma pressão que bloqueia a circulação sangüínea em uma artéria, no braço. Na altura da parte interna do cotovelo do paciente, é colocado um estetoscópio que permite ouvir a pulsação sangüínea nessa artéria. Um pequeno vazamento é provocado na braçadeira, fazendo que o ar escape lentamente. A leitura do manômetro no instante em que a primeira pulsação é ouvida corresponde à pressão sistólica. Continuando o lento vazamento, uma segunda leitura, correspondente a pressão diastólica, é feita no momento em que as pulsações deixam de ser ouvidas no estetoscópio. Com o auxílio dessas informações, julgue os itens que se seguem.

( ) O ar, enquanto é bombeado para o interior da braçadeira, sofre aumento de sua temperatura.
( ) Para uma pessoa saudável, a pressão diastólica é sempre maior que a pressão sistólica.
( ) A pressão que se mede pelo manômetro é a pressão do ar no interior da braçadeira inflada, mas o procedimento permite igualar essa pressão com a pressão sangüínea no interior da artéria.
( ) Quando a pressão do ar no interior da braçadeira é maior que a pressão sangüínea na artéria, as pulsações não são ouvidas no estetoscópio.
( ) A “primeira pulsação” ouvida está relacionada à contração ventricular, e a “segunda leitura”, à contração atrial.

Spoiler:
Ferrus
Ferrus
Jedi
Jedi

Mensagens : 309
Data de inscrição : 03/01/2012
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UnB-DF Hidrostática Empty Re: UnB-DF Hidrostática

Mensagem por Euclides Qua 28 Mar 2012, 18:30

Só o primeiro ítem está relacionado exclusivamente com física. Para o resto é preciso conhecer as bases de funcionamento do esfignomanômetro (parcialmente explicado no texto) e lembrar de alguns prefixos gregos: sistole - diástole (para dentro/para fora)

"Há dois números na leitura de uma pressão sangüínea: sistólica e diastólica. Por exemplo, uma leitura comum pode ser 120/80. Quando o médico coloca o aparelho no seu braço e o bombeia, o que está fazendo é cortar o fluxo de sangue com a pressão exercida pelo aparelho. À medida que a pressão é liberada no aparelho, o sangue começa a fluir novamente e o médico pode ouvir o fluxo no estetoscópio. O número em que o sangue começa a fluir (120) é a medida da pressão máxima de saída do coração (leitura sistólica). O médico continua a liberar a pressão no aparelho e a ouvir, até que não haja mais nenhum som. Esse número (80) indica a pressão no sistema quando o coração está relaxado (leitura diastólica)."

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos