PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

4 participantes

Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

Mensagem por Convidad Seg 19 Mar 2012, 18:39

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Image104

(FUVEST-SP) A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves, capazes de girar sem atrito, e um fio inextensível que possui dois suportes em suas extremidades. O suporte A possui um certo número de formigas idênticas, com 20 miligramas cada. O sistema está em equilíbrio. Todas as formigas migram então para o suporte B e o sistema movimenta-se de tal forma que o suporte B se apóia numa mesa, que exerce uma força de 40 milinewtons sobre ele, conforme ilustra a figura II.



Determine: (considere g=10m/s2).

a) o peso de cada formiga.

b) o número total de formigas.




Eu consegui resolver o exercício, mas na resolução do material que eu tenho ele não resolvia através de fórmulas e sim através de uma lógica, que eu não consegui entender ... Alguém me ajuda a entendê-la?


Eis a resposta:

A força de compressão entre o suporte B e o apoio (N=4.10-2N) equivale a duas vezes o peso total (Pf) das formiga, pois, ao mesmo tempo que A ficou Pf mais leve, B ficou Pf mais pesado.


Última edição por leosueiro123 em Seg 19 Mar 2012, 20:29, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty Re: A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

Mensagem por Elcioschin Seg 19 Mar 2012, 18:44

Você esqueceu de colocar as figuras
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty Re: A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

Mensagem por Convidad Seg 19 Mar 2012, 20:29

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Image104

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty Re: A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

Mensagem por Euclides Seg 19 Mar 2012, 22:29

A força de compressão entre o suporte B e o apoio (N=4.10-2N) equivale a duas vezes o peso total (Pf) das formiga, pois, ao mesmo tempo que A ficou Pf mais leve, B ficou Pf mais pesado.
algebrizando esse raciocínio:



____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty Algo errado

Mensagem por bailaceara Dom 03 Jan 2016, 23:42

De acordo com o PF calculado, chegamos a conclusão que o número de formigas é negativo, pois a massa de uma formiga é maior que a massa total das formigas. Considerando a gravidade = 10 m/s²

bailaceara
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/01/2016
Idade : 22
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty Re: A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

Mensagem por Elcioschin Seg 04 Jan 2016, 10:41

Bem observado

Isto significa que deve existir erro(s) no enunciado.
Infelizmente, quem postou a questão não informou de onde foi retirada (de algum livro/apostila, de alguma prova de vestibular ou de outro concurso, etc.). E também não mostrou sua solução nem informou o gabarito, que devia conhecer, já que afirmou que tinha resolvido a questão.

Veja como é importante seguir as Regras do fórum!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Thamylucena@protonmail.co gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty Re: A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

Mensagem por Arthur1448 Dom 03 Out 2021, 14:07

Por que Pa=Pb+Pf-4*10^-2?

Arthur1448
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 25/02/2021
Idade : 18
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves Empty Re: A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos